28.9.07

Engarrafamento!

Só mesmo na Califórnia...

O Autoblog fez referência este video do Socalspeedzone. São 4.44min que parecem nunca mais acabar. Juro que tentei contar todos os supercarros à medida que eles passavam, mas rapidamente perdi a conta...

Vale a pena ver!



Exotic Cars Getting On The Freeway-3 Camera Angles - For more funny movies, click here

O Nissan GT-R está de volta

A Nissan criou um site específico para ir dando informações sobre o novo GT-R antes de ser desvendado no salão de Tóquio, a partir de 26 de Outubro. Entre imagens dos diversos GT-R ao longo da história há um relógio que assinala a contagem decrescente para o seu "renascimento". Só para fanáticos!




Double Chevron em forma de arquitectura



A Citroën inaugurou em Paris, em plenos Champs Elyssés, um edifício modernista chamado C42 (C de Citroën e 42 do nº da porta), da autoria da arquitecta Manuelle Gautrand. Com uma fachada integralmente feita em vidro, cuja superfície complexa reproduz o conhecido "double chevron" (só a fachada pesa 86 toneladas), este edifício tem 30m de altura e no seu interior corre um elevador peanorâmico que permite uma vista privilegiada sobre a Torre Eiffel e a Praça de Concórdia.

BMW confirma Concept CS e X1

Em conferência de imprensa realizada na Alemanha, Norbert Reithofer, director-geral da marca, anunciou oficialmente o lançamento do concept CS mostrado no salão de Xangai e de um novo X1 para a família X.

Na íntegra, os planos futuros da BMW são os seguintes:

"Queremos confirmar o anúncio do BMW X1. Este modelo vai complementar a nossa bem sucedida família de modelos X juntamente com o BMW X6 apresentado no salão de Frankfurt.

Além disso, decidimos produzir um Gran Turismo de quatro portas baseado no Concept Study apresentado em Xangai.

Outro resultado na nossa revisão estratégica é que não vamos produzir um conceito de espaço funcional, o qual será substituído por um conceito totalmente distinto. Estou a falar de um novo segmento. Nós chamamos a esse conceito Progressive Activity Sedan, ou PAS. Este conceito suporá uma nova interpretação do sedan e surpreenderá pelas suas características inteligentes.

Quanto à Rolls-Royce, queremos confirmar os nossos planos para a terceira variante do Phantom: um coupé. Além disso, avaliámos e confirmámos um modelo da Rolls-Royce adicional que se situará abaixo do Rolls-Royce Phantom em tamanho e preço."

São bastantes novidades, duas delas aguardadas (RR e CS), uma mais ou menos (o X1) e outra inesperada (o fim do MPV desportivo e a sua substituição por um Sedan).

27.9.07

Ao volante do VW Tiguan

Os jornalistas portugueses estão em Budapeste para conhecer o novo Volkswagen Tiguan. A AUTOMAGAZINE já teve oportunidade de o guiar, mas se ficou impressionada pela forma como se comporta em estrada, mais impressionada ficou ao perceber que o mais barato dos pequenos SUV da marca alemã (equipado com um motor 1.4 TSI de 150 cavalos) poderá custar abaixo dos 30 mil euros.

Aqui fica um pequeno clip só para aguçar o apetite...

24.9.07

Porque andam estas marcas às turras?

É conhecida a rivalidade que existe entre as marcas alemãs quando o tema é a competição automóvel. A questão é que, por maior competição que exista, o teor é, habitualmente, cordial nas relações políticas entre elas. Basta lembrar a forma como a Mercedes-Benz saudou o regresso da BMW às grandes competições em campanhas publicitárias e por aí fora.

O que raramente se tem visto é uma forma tão declarada de «guerra»: Audi e Mercedes-Benz, envolvidas num aceso despique esta temporada no Campeonato Alemão de Turismo (vulgo DTM), atingiram o auge vulcânico da sua rivalidade na última prova, no Circuito da Catalunha: depois de três pilotos da marca da estrela terem colocado fora de corrida outros tantos pilotos da marca dos anéis - dois deles candidatos ao título - Rupert Sadler (presidente da Audi AG) e Wolfgang Ullrich (responsável pela competição da Audi) tomaram a decisão de mandar retirar todos os seus carros da corrida, abandonando em forma de protesto.

No final da prova, Ullrich e Norbert Haug (o «senhor-motorsport» da Mercedes) foram vistos a conversar sobre o assunto e, pelo menos em público, portaram-se com juízo. Mas a Audi continua a dizer que o que aconteceu em Barcelona não é competição, porque a competição é, segundo Ullrich, «uma forma leal de competir e sem exageros, falta de desportivismo e utilização forçada de excesso de agressividade».

Agora o DTM vai decidir-se na última prova do calendário, em Hockenheim, e ainda que seja um piloto dos quatro anéis a liderar (Mattias Ekström), há a possibilidade do título ir parar, de novo, ao colo da Mercedes-Benz, porque Bruno Spengler está a apenas dois pontos. A Audi dá a entender que não vai abandonar o DTM, mas o simples facto de falar nisso e de sugerir que sejam revistas as regras para comportamentos idênticos, já deixa antever uma reunião de emergência no final da temporada.

Para mim, começavam tudo do zero: no próximo ano faziam um verdadeiro campeonato com carros de turismo (e não super-protótipos mascarados de carros de série) e, já agora, iam todos corridos a motores Diesel. O que acham?

"Conduz ao futuro" (ou "Driving the future")

"Conduz ao futuro" é o lema do salão internacional do automóvel de Portugal, que terá lugar na FIL, em Lisboa, entre 24 de Abril e 4 de Maio.

Sobre o evento em si ir-se-ão sabendo mais detalhes à medida que nos aproximarmos dessa data, mas por agora quero apenas registar a originalidade do lema escolhido...

21.9.07

De gosto duvidoso

No mínimo, politicamente incorrecto.
Não havia necessidade.




20.9.07

O «polvo» chinês

Há quem diga (sem que alguém tenha coragem para os contrariar) que as marcas chinesas copiam tudo o que vêem. Acreditamos que seja apenas o início de uma majestosa influência comercial desse gigante adormecido e que, daqui a uns anos, a China terá os seus tentáculos bem espalhados por todo o Globo.

O «China Car Times» promove uma eleição para se decidir qual o melhor citadino chinês. Sem conhecimento de causa e apenas pelo aspecto, eu escolho este Smart... perdão, este ShuangHuan.

Até onde irá esta conduta dos chineses? Mais importante ainda: quem terá autoridade para os impedir - a todos - de andar a utilizar a imagem de outros construtores e de outros modelos?

19.9.07

Automagazine nº185


Já está nas bancas a edição de Outubro da Automagazine.

Há muito tempo que uma edição não era tão difícil de fechar. Para além de os alemães terem marcado do salão de Frakfurt para as datas de fecho da revista, os senhores da FIA ainda decidiram tomar decisões sobre o caso McLaren verdadeiramente "à boca da máquina". Até parece que estão combinados...

Em destaque está naturalmente o Salão de Frankfurt, com todas as novidades em desfile num especial de 23 páginas. BMW X6, Audi A4, Ford Kuga, Mercedes F700, Renault Laguna Coupé, Seat Tribu, Lamborghini Reventón, VW Up!, Honda Accord Tourer e Aston Martin DBS são alguns dos modelos aprofundados.
O BMW M3 chegou a Portugal e o Pedro Silva pegou no volante para fazer um ensaio detalhado e um comparativo histórico com as gerações anteriores. Ou seja, mais uma vez divertiu-se a trabalhar!
O Citroën C-Crosser enfrenta em comparativo o Land Rover Freelander e Opel Antara e o novo Renault Twingo submete-se ao primeiro teste, num texto emotivo do Flávio Serra.
Num trabalho de actualidade, a Rosa foi conhecer por dentro o maravilhoso mundo do detalhe automóvel: como fazer o velho parecer novo! O Golf Cabriolet de primeira geração do Marcos entrou no processo velho e gasto e saiu como novo!

A não perder, numa banca perto de si.

17.9.07

Um americano em Paris

Enfim, não é Paris, mas é quase. A AUTOMAGAZINE está em Lyon, França, não para acompanhar a selecção nacional de Rugby (infelizmente), mas para conhecer o primeiro Chevrolet criado nos Estados Unidos e lançado na Europa.

Trata-se do HHR. O estilo, muito a la Al Capone (no que a carroçaria em laranja-fogo não lhe faz inteira justiça, ao contrário do negro metalizado), é tipicamente yankee, a lembrar o que a Chrysler fez, a seu tempo, com o PT Cruiser, o qual, de resto, acaba por ser um dos grandes rivais do HHR na sua chegada ao mercado europeu.


Depois dos primeiros 95 quilómetros ao volante, fica a sensação de que o maior rival do HHR no mercado europeu será ele próprio: os padrões de qualidade interior não são geniais e, ainda que exista espaço em fartura, faltam detalhes práticos, falta uma decoração mais alegre e original, no fundo, falta muito do que os construtores europeus (e os asiáticos, também) já conseguem fazer num monovolume de dimensões médias. Este estilo jovial, que não deixa de ser original e capaz de conquistar os que procuram o direito à diferença, acaba por mostrar um pouco aquilo que deverá ser o futuro dos segmentos C e D: fusões e mais fusões de conceitos, familiares com «alma» de desportivo e «cara» de SUV ou vice-versa, enfim, crossovers para todos os gostos.

O HHR tem um desempenho dinâmico tipicamente americano: macio para ser confortável em calmos passeios por auto-estrada, não contem com ele para tempos rápidos em troços sinuosos e condução desportiva. Parece um pouco perdido nesta chegada à Europa, mas é preciso ver que é o primeiro modelo que vem «de lá para cá», em vez de ser uma herança antiga do espólio que a Chevrolet entretanto comprou. Desafio difícil, o do HHR, especialmente quando tenta entrar pela porta grande munido apenas de um motor 2.4 a gasolina.

BMW processa marca chinesa por plágio

A BMW vai processar judicialmente a marca chinesa Shuanghuan sob a acusação de plágio de forma a evitar a comercialização na Alemanha do CEO, uma cópia do BMW X5, lançado na última edição do salão de Frankfurt - noticia a Automobilwoche. A mesma publicação adianta que o importador alemão dos carros chineses pretende combater esse processo pelas vias judiciais. Desta vez o tema nem sequer é a segurança deste modelo, cujos resultados em crash-test são ilustrados neste video.

Automóvil mexicana em versão digital

Os nossos colegas da Automóvil do México lançaram a sua nova iniciativa online, uma revista que podemos folhear como se estivéssemos a folhear uma edição em papel. Vale a pena ver como funciona. Para além de que a revista é de qualidade.

14.9.07

O que esconde, afinal, o «caso» Stepney?

Por que razão tem a Ferrari feito uma campanha tão grande, movendo influências para provar a culpa da McLaren-Mercedes no chamado «Stepneygate»? Será porque espera que essa seja a única forma de serem campeões do mundo esta temporada? Ou o caso esconde muito mais do que a revelação de dados técnicos confidenciais, que afinal até podem vir a mostrar que a Ferrari, ao longo dos anos, andou a quebrar os regulamentos técnicos sistematicamente sem ninguém dar por isso?

Muita água irá ainda correr debaixo da ponte. Mas nós só queremos saber a verdade.

O "outro lado" do salão de Frankfurt


Frankfurt não é o melhor salão da Europa neste aspecto (que saudades de Turim!), mas é claro que não faltam as caras bonitas para chamar à atenção para os automóveis. Entre uma novidade e outra, o Luis Duarte fez estas fotos que agora partilhamos. Desfrute!

Onde estão as legendas quando são precisas?


Land Rover anuncia SUV desportivo

Não esteve fisicamente presente no salão de Frankfurt, mas esta primeira imagem oficial divulgada na Alemanha pela Land Rover serve para estimular a curiosidade acerca do modelo que a marca irá lançar, ao lado do actual Freelander, mas com um posicionamento mais desportivo e um design mais ao estilo coupé. Uma estratégia semelhante à seguida pela BMW com o par X5-X6.

13.9.07

BMW X6 Concept





O BMW X6 Concept é obviamente a novidade mais importante do salão de Frankfurt (e será capa da próxima Automagazine).

Depois de ter sido tanto e tantas vezes falado, a "real thing" poderia ficar aquém das expectativas. Mas não é isso que acontece. Visto nas fotos (o Flávio e o Francisco viram-no ao vivo e podem ter outra opinião) parece ainda mais arrojado do que eu esperava.

Claro que se pode questionar qual o sentido que faz ter mais um SUV deste tamanho para quem já tem o X5. Mas a verdade é que o desenho me convence, sobretudo o "traseiro arrebitado". Parece um coupé e provavelmente a intenção era mesmo essa.

Os marketeers da BMW têm certamente dados quantitativos sobre a matéria, mas não custa adivinhar que, postos perante um X5 ou uma varinate do X5 mais dinâmica e desportiva, a maioria dos clientes vão preferir esta última.

No fundo o X6 está para o X5 como o CLS está para o Classe E. São tecnicamente a mesma coisa, mas com um design que lhes dá duas personalidades bem distintas. O sucesso do CLS mostrou como os clientes das berlinas convencionais estavam ansiosos por uma alternativa mais dinâmica e esteticamente mais evoluída. Provavelmente os clientes dos SUV de luxo também o estão.

Mercedes F700


O Mercedes F700 é certamente uma da novidades mai bizarras do salão de Frankfurt. Tão bizarra que, embora apresentado como a antevisão do futuro Classe S, dificilmente será mais do que uma remota fonte de inspiração.

Neste concept, o mais importante é o que está debaixo da carroçaria, nomeadamente a motorização Diesotto que combina o contido nível de emissões da gasolina com o baixo consumo do Diesel. Com um bloco 1.8 de quatro cilindros sobrealimentado e um motor eléctrico de 20 cv, a Mercedes propõe 258 cv, com um consumo médio de 5,3 l/100 km e 127 g/km de CO2.

É a configuração e o carácter compacto do motor Diesotto que permite gerar o habitáculo espaçoso e luxuoso que se vê nas fotos.

11.9.07

Lamborghini Reventón



Um dos segredos mais bem guardados até à abertura do salão de Frankfurt: a Lamborghini mostrou no certame alemão este exclusivíssimo Reventón, uma série especial do Murciélago criada pelo Centro Stile da marca, limitada a 2o unidades (!!!), vendidas mediante encomenda especial ao preço de... um milhão de euros!!!



O nome evoca um touro, como não podia deixar de ser - neste caso o animal que tirou a vida ao matador mexicano Felix Guzman em 1943 - mas usa a mecânica do Murciélago, com um V12 de 6,5 litros e 650 cv que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos e atingir uma velocidade máxima de acima dos 340 km/h.



O Revantón inspira-se na aeronáutica e até tem um medidor de forças G para interpretar as acelerações longitudinais em aceleração e travagem e transversais em curva.

Uma verdadeira pérola italiana!

Salão de Frankfurt

Hoje e amanhã (sobretudo hoje) as novidades vão ser divulgadas em catadupa no salão de Frankfurt. Obviamente serão aprofundadas na próxima edição da Automagazine, mas quem quiser seguir em directo as imagens do que se vai passando no IAA, pode seguir este link para ter acesso ao stream dos nossos colegas da Auto Motor und Sport.

10.9.07

Um Laguna desportivo

A nova geração Laguna representa um marco importante para a Renault. Daí que esteja prestes a ser apresentado, em Frankfurt, o protótipo do próximo coupé. Aqui ficam as primeiras imagens.

7.9.07

Aí está o Mini menos... «mini»

O Mini Clubman será estrado em Frankfurt e, em breve, a Automagazine vai mostrá-lo nas suas páginas e explicar melhor do que se trata. Como teaser, aqui ficam algumas imagens. Sem som.

6.9.07

Surpresa para Frankfurt!

Ora aí está a grande surpresa para Frankfurt!


O regresso do Trabant num design Retro. Uma proposta do fabricante alemão de miniaturas Herpa que estará no Salão de Frankfurt à escala 1/10.



A brincar, a brincar...

Compactar um 911!

Os apaixonados pela Porsche e mais especificamente pelo 911 já são mais que muitos e até já há quem ache que este modelo fica tão bem no meio de uma sala de exposições como qualquer outra obra de arte. A sala é que podia ser um pouco maior, para que não fosse necessário fazer isto ao carro. É caso para dizer que "a arte tem destas coisas", mas também "espero que ninguém se tenha esquecido de nada no porta-luvas"...

Gumball está de volta

A última edição do Gumball não acabou bem, envolta em polémica devido a um acidente provocado por um dos participantes. Mas, ao que parece, a prova não acabou e a edição de 2008 (a 10ª), está em preparação. O Autoblog, o Jalopnik e o Team Polizei 144 todos citam um e-mail enviado por Max Cooper aos potenciais interessados em participar e reproduzido nalguns fóruns.

Parece que a edição de 2008 se vai realizar em Agosto, entre San Diego, nos Estados Unidos, e Xangai, na China, com uma inédita passagem por Pyongyang, capital da Coreia do Norte, onde os participantes serão convidados VIP de Kim Jong Il para assitir a coisas como esta:

BMW X6 em video (parte 2)

Eis a segunda parte do video-teaser sobre o BMW X6 antes do seu lançamento. Agora o entrevistado é Pierre Leclercq, responsável pelo desenho exterior. Neste video (da BMW Web TV) já se vê um pouco mais do carro (eles continua a dizer "carros"...) e há vários detalhes interessantes para quem se interessa por design.


(via Worldcarfans)

Eis o HHR!

Esta é a nova «aventura» da Chevrolet no mercado europeu! É o HHR e tem o aspecto que podem observar no vídeo. A grande questão é... o que pretendem com ele?




Nota de rodapé: não há qualquer conteúdo, explícito ou implícito, com orientações sexistas neste vídeo. A ideia é olhar para o carro...

O futuro do estilo Seat

Para a Seat, o futuro começa agora. Luc Donkerwolke, responsávei de design da marca espanhola, mostra em Frankfurt o seu primeiro trabalho de raíz, logo aquele que abre a porta para o estilo dos futuros automóveis da marca espanhola. Chama-se Tribu.

(Des)tapem os vossos ouvidos...

(Des)tapem os vossos ouvidos... se conseguirem. E oiçam com atenção este BMW M5 de 560 cv preparado pela Evosport. Descobri o vídeo no Carscoop, onde há mais filmes do carro em andamento.

5.9.07

Chris Bangle sobre o X6

Outros dos modelos com apresentação agendada para o próximo Salão de Frankfurt é o BMW Concept X6, sobre o qual Chris Bangle exprime algumas opiniões nesta curta entrevista informal. É explicado o conceito deste novo "formato" e o porquê de algumas soluções existentes neste novo modelo, tais como a posição de condução mais desportiva e a elevada atenção ao centro de gravidade. O palco da entrevista é uma das salas mais escondidas da marca bávara e os carros atrás de Chris Bangle serão apresentados em breve.

Então... Kuga lá!

A proliferação dos SUV continua e, aparentemente, são os mais compactos que têm «rodas para andar». O Kuga é o protótipo que a Ford irá mostrar no próximo Salão de Frankfurt e que, salvo os pontuais exageros naturais de um concept, revela quase na totalidade a imagem que terá este Sports-Utility Vehicle, que partilha componentes com o C-Max.

Não há grande «segredo»: a ideia é pegar num produto com provas dadas, como o C-Max, dar-lhe um ar mais moderno, uma suspensão mais alta, pára-choques robustos, jantes de 19 polegadas e está feito um SUV que pode muito bem conquistar adeptos junto de uma clientela mais jovem, ciente da importância de ter um automóvel prático e dinâmico, que se comporte bem em estrada e permita uma ou outra aventura fora dela.

Revelado com motor Diesel de 136 cavalos e caixa manual de seis velocidades, é seguro que essa será uma das soluções para o grupo moto-propulsor do Kuga. Mas também é seguro que haverá um outro Diesel e uma versão a gasolina, assim como possibilidades de escolha entre duas e quatro rodas motrizes, como faz, por exemplo, a Nissan com o seu Qashqai... o qual será, hipoteticamente, um dos rivais a «abater» pelo modelo da Ford.

4.9.07

Hondamentalismo

Esta área do site inglês da Honda - adequadamente chamada Hondamentalism - merece uma visita. Tem alguns passatempos online, um quizz sobre a marca, uma área sobre os Type R e vários videos interessantes.