13.9.07

BMW X6 Concept





O BMW X6 Concept é obviamente a novidade mais importante do salão de Frankfurt (e será capa da próxima Automagazine).

Depois de ter sido tanto e tantas vezes falado, a "real thing" poderia ficar aquém das expectativas. Mas não é isso que acontece. Visto nas fotos (o Flávio e o Francisco viram-no ao vivo e podem ter outra opinião) parece ainda mais arrojado do que eu esperava.

Claro que se pode questionar qual o sentido que faz ter mais um SUV deste tamanho para quem já tem o X5. Mas a verdade é que o desenho me convence, sobretudo o "traseiro arrebitado". Parece um coupé e provavelmente a intenção era mesmo essa.

Os marketeers da BMW têm certamente dados quantitativos sobre a matéria, mas não custa adivinhar que, postos perante um X5 ou uma varinate do X5 mais dinâmica e desportiva, a maioria dos clientes vão preferir esta última.

No fundo o X6 está para o X5 como o CLS está para o Classe E. São tecnicamente a mesma coisa, mas com um design que lhes dá duas personalidades bem distintas. O sucesso do CLS mostrou como os clientes das berlinas convencionais estavam ansiosos por uma alternativa mais dinâmica e esteticamente mais evoluída. Provavelmente os clientes dos SUV de luxo também o estão.