15.9.09

Automagazine nº209

Já está nas bancas a edição de Outubro da Automagazine.

Este mês damos destaque de capa ao Audi A1. A versão de três portas está pronta a desvendar e o cabrio está a um passo de se tornar realidade. Esta será naturalmente uma gama muito interessante, por corporizar a primeira resposta séria de uma marca alemã ao sucesso do Mini da BMW. Aquilo que já se conhece do A1 permite antecipar que este será um modelo capaz de dar luta ao Mini, tanto do ponto de vista do desenho, como do ponto de vista do marketing e da engenharia. É certamente um dos carros que vamos acompanhar com muita atenção, aqui e na revista.

No momento em que a imprensa portuguesa estiver a guiar o novo Porsche Panamera, em Madrid, na próxima semana, os leitores da Automagazine já terão nas mãos o ensaio completo, realizado pelos nossos colegas alemães. O Panamera estará à altura dos pergaminhos Porsche? Esta é a grande questão, a que o teste procura responder. E a resposta é complexa. Por um lado porque o Panamera não deixa de ser uma berlina de luxo pesada e volumosa; e, por outro, porque, apesar disso, é tão dinâmica - e "Porsche" - quanto pode ser uma berlina pesada e volumosa. Este é sem dúvida um ensaio a não perder.

Depois, damos também relevo na edição às novidades do Salão de Frankfurt que eram conhecidas à data de fecho da edição, com destaque para o BMW Vision EfficientDynamics, O Mini Coupé, o Audi R8 Spyder e e-tron, o Bentley Mulsanne, o Rolls-Royce Ghost, o Peugeot RCZ, o Maserati GranCabrio, o Porsche 911 GT3 RS e o Citroën DS3. O certame está a decorrer neste momento e na próxima edição, os carros mais importantes revelados no IAA (é Internationale Automobil-Ausstellung, já agora...) serão aprofundados na próxima Automagazine.

O Flávio Serra foi um dos primeiros portugueses a conduzir - em Portugal - o BMW Série 5 GT e escreve sobre as primeiras impressões de condução a bordo de um dos carros mais aguardados do ano. O Ruben Pedro foi conhecer a linha do Douro, e a arqueologia industrial luso-germânica que lhe está subjacente, a bordo de um Mini Cooper Cabrio. E o João Matos compara o BMW 120d Coupé com o VW Scirocco 2.0 TDI.

Nesta edição voltamos também a nossa atenção para o Prémio de Design SEAT/Automagazine. Olhamos para os quatro premiados que já passaram pelo Centro de Design da Seat e concluímos que o estágio é um poderoso acelerador da carreira profissional de um designer. A edição deste ano ainda está a decorrer e os trabalhos a concurso devem ser enviados até 15 de Novembro. Para ver quem será o próximo designer português a iniciar uma carreira internacional com a Automagazine. Os prazos e informações sobre o concurso podem ser acompanhado no blogues respectivo, em premiodesign.automagazine.pt.