29.7.09

Portimão by bike



Já passou uma semana e ainda estou a pensar na melhor forma de abordar cada curva do circuito de Portimão. De moto. Sempre fui um tipo dos carros, mas a vontade de conhecer a pista algarvia era tanta que até de duas rodas lá iria. E fui!

O curso de condução promovido pelo Autódromo Internacional do Algarve – é esta a designação oficial – e dirigido pelo único piloto nacional inscrito no Mundial de Supersport, Miguel Praia, foi a oportunidade que agarrei com unhas e dentes para passar um dia pleno de adrenalina.

A BMW F800 R foi a minha companheira de fim-de-semana e permitiu-me desfrutar da pilotagem em circuito de forma divertida e segura, sem sustos nem quedas. O poder de aceleração à saída das curvas, a montanha-russa do traçado e, já no final, a inexplicável emoção de curvar com o joelho no chão fizeram deste curso uma das experiências motorizadas mais intensas destes meus nove anos de jornalismo… automóvel.

“Então, já começas a perceber que costumas andar com duas rodas a mais?” foi a provocação do Mário Sobral, o instrutor que teve a paciência de me acompanhar e filmar em pista, ao ver o meu entusiasmo no final da sessão livre. Fugindo à questão – até para não chegar a uma conclusão embaraçosa – só posso dizer que, com guiador ou volante*, o circuito de Portimão é uma loucura!

* no final do dia, ainda deu para rodar com o Z4 30i automático e andar “à pendura” com Paulo Pinheiro, o homem por trás deste projecto e que conhece o circuito de olhos fechados…