Nissan Leaf: o eléctrico que vamos conduzir em 2011
A Nissan acaba de apresentar no Japão o Leaf, o carro eléctrico destinado a todo o mundo que Portugal vai começar a conduzir em 2011 e cujas baterias serão fabricadas no nosso país.
Com pompa e circunstância, a marca japonesa dá assim um passo decisivo depois de sucessivos anúncios de intenções. Mediante o acordo estabelecido com o governo português, o nosso deverá ser um dos primeiros a receber e testar em condições reais este novo modelo, uma berlina de cinco portas com características familiares, com 4,45 metros de comprimento e 2,70m de distância entre eixos.
Nissan Leaf ("folha", em inglês) tem uma autonomia estimada de 160 km e demora oito horas a ser completamente carregado numa vulgar tomada de 220v ou cerca de 30 minutos numa estação de carga rápida.
Este modelo integra igualmente novas tecnologias de informação, entre as quais um processador que calcula a autonomia restante, identifica num para as estações de recarga mais próximas e aconselha ao condutor o melhor percurso para lá chegar.
O Nissan Leaf será comercializado ao abrigo de várias parecerias estabelecidas entre a marca e várias autoridades regionais e nacionais, entre as quais os estados português e inglês. No âmbito dessas parcerias estão previstos: o desenvolvimento de uma infraestrutura pública de postos de recarga; incentivos à compra de veículos eléctricos; a sensibilização das populações para a sua utilização.
O Nissan Leaf começará por ser fabricado em Oppama, no Japão, a que se juntará à fábrica de Smyrna, no Tenesse. As baterias, por seu lado, serão fabricadas em Zama, no Japão, assim como em vários outros locais, entre os quais Portugal.