4.7.09

Design do novo Astra



Estive ontem na primeira apresentação estática do novo Opel Astra, onde tive a oportunidade de conversar um pouco com Marc Ven Der Haegen, o designer responsável por este carro, trabalhando sob a liderança de Mark Adams, vice-presidente para o design na GM Europe.

O novo Opel Astra terá estreia no próximo salão de Frankfurt, em Setembro e chegará aos vários mercados europeus logo a seguir. Terá todas as variações de carroçaria do modelo actual, incluindo um coupé e um cabriolet. A grande fonte de inspiração é naturalmente o Insignia, que inaugurou a nova linha estética da marca e foi eleito Carro do Ano na Europa.

Eis a curta conversa com Marc Ven Der Haegen em Paris, à volta do novo Opel Astra:

P. De um ponto de vista do design, a “lâmina” lateral é o elemento mais marcante do novo Astra. No entanto, a sua configuração é a oposta daquela que aparece no Insignia, que é a grande inspiração do novo Astra. Porquê?

R. Nós não quisemos “copiar” o Insignia. Apenas pretendemos usar os seus elementos de desgin de uma forma que pudessem valer individualmente para o novo Astra. O facto de termos invertido a forma da “lâmina” lateral no Astra permitiu-nos sublinhar a linha de ombros e ajudou-nos a controlar as linhas da porta traseira. A linha de ombros é bastante elevada atrás, o que gera uma superfície bastante grande. Através da inversão da “lâmina” podemos dividir essa superfície, tornando-a visualmente menor. Se não tivéssemos feito isto teríamos que baixar a linha de ombros e teríamos perdido o ângulo de carroçaria que dá ao Astra o seu dinamismo.


P. E isso não confere ao carro uma personalidade diferente da do Insignia?

R. Sim, isso dá ao carro uma personalidade visual diferente. Portanto só temos a ganhar. Confere-lhe uma personalidade única. Não se pode confundi-lo com um Insignia e, em termos de desenho, ajudou-nos a equilibras as proporções.


P. Para o novo Astra referem como objectivo combinar elegância e desportividade de um coupé com a funcionalidade e versatilidade de um hatchback. Foi difícil consegui-lo?

R. Esse foi de longe o desafio mais complicado. Mas temos a certeza que o conseguimos. Se olharmos para as medidas, vemos que nos lugares traseiros oferecemos mais espaço em altura e mais espaço para as pernas dos ocupantes, mesmo tendo conseguido esse ar de coupé. Para isso, tivemos que usar todos os truques visuais que conhecemos.


P. Dê-me alguns exemplos.

R. Por exemplo, a ligação da janela traseira à janela lateral é tão forte do ponto de vista do desenho que nos leva a acreditar que o volume da traseira é muito baixo. Mas quando olhamos para a linha central do tejadilho, vemos que na realidade é muito mais alto. O efeito nas janelas lateral e traseira é tão dominante que nos leva a percepcionar que o volume global é muito mais contido do que na realidade é. Isto é um truque visual.

Na traseira, por exemplo, voltamos a ter uma linha de ombros central muito marcada que “corta” o volume traseiro em dois. Isso faz com que ele pareça mais largo do que se não tivesse essa linha separadora a meio. Depois o desenho dos grupos ópticos – esguios e largos – colocados na zona lateral, ajuda a esse efeito. Usamos portanto todos os elementos gráficos para criar “largura” e com isso reforçar o tom desportivo do carro sem termos que mexer no volume real do mesmo.


P. Assumidamente, com o Astra, a Opel quis desenhar um hatchback que parecesse um coupé. Mas a gama terá um coupé no futuro. Como irão desenhar um coupé a partir de um hatchback que… parece um coupé?

R. Bom, nós estamos aqui para falar do cinco portas. Foi a Opel que iniciou a estratégia de diferenciar bastante as versões de três portas das de cinco portas, algo em que fomos imitados pela concorrência. Isso, claro, deixa-nos satisfeitos, porque foi uma tendência que nós iniciámos e é uma tendência que faz sentido. Mas para conhecer as restantes variações de carroçaria do novo Astra ainda teremos que esperar algum tempo.


P. Mas, como esta geração Astra já tem um ar de coupé, o futuro coupé terá que ser ainda mais agressivo que o anterior para se diferenciar do hatchback. Não será assim?

R. Como disse, é ainda muito cedo para falar do coupé. Realmente não posso comentar sobre isso nesta fase.