28.7.09

sms ao volante

O primeiro estudo sobre condutores que escrevem sms ou e-mails enquanto conduzem mostrou que os riscos não só são substancialmente superiores às estimativas baseadas em pesquisas de laboratório como ultrapassam largamente os perigos de outras distracções ao volante.
O novo estudo, baseado em câmaras que acompanharam mais de 100 condutores durante 18 meses, mostra que o risco de sofrer um acidente de viação quando se escreve ao volante é 23 vezes superior do que quando não se escreve. E o mesmo estudo mediu também o tempo que os condutores tiram os olhos da estrada para enviar ou receber mensagens de texto: nos momentos antes de uma colisão, os condutores estiveram, em média, cinco segundos a olhar para os seus telemóveis. Ora cinco segundos, a uma velocidade dentro dos limites legais de uma auto-estrada, são suficientes para percorrer a distância equivalente a um campo de futebol.
Se ainda não está convencido do perigo, fica aqui um termo de comparação: estudos anteriores provaram que falar ao telemóvel enquanto se conduz multiplica por quatro o risco de se ter um acidente. No caso das mensagens de texto, há que multiplicar por 23

Notícia publicada no The New York Times.