28.7.09

Novo Ferrari 458 Italia



Ela aí está: o novo Ferrari V8 para Frankfurt!

Chama-se 458 Italia, 45 pela cilindrada, 8 pelo número de cilindros e Itália... por razões óbvias!

Trata-se do primeiro bloco central traseiro com injecção directa, da Ferrari. Este debita 570 cv de potência às 9000 rpm e conta com um binário máximo de 540 Nm às 6000 rpm. Associado a uma caixa de dupla embraiagem com sete velocidades, permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 3,4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 325 km/h. Apesar do novo bloco ser consideravelmente mais potente do que o anterior V8, o Ferrari 458 Italia emite 320 g/km de CO2 e apresenta um consumo médio de 13,7l/100km.



O 458 Italia mede 4,52 metros de comprimento, por 1,93 de largura e apenas 1.21 de altura. A distância entre eixos é de 2650mm. Com carroçaria em alumínio desenhada pela Pininfarina, o novo Ferrari pesa 1380 kg, que correspondem a uma relação peso-potência de 2,42 cavalos por litros, com uma repartição de 42% à frente e 58 por cento atrás. Os pneus têm a medida 235/35 à frente e 295/35 atrás, ambos em jante 20.




O 458 será construído na nova fábrica de Maranello, juntamente com o California. A sua apresentação oficial está marcada para o Salão de Frankfurt, em Setembro.

Como primeiro comentário, parece-me obviamente um carro arrojado, até para os padrões Ferrari. As tomadas de ar dianteiras com as pequenas asas estilo F1 são deliciosas. Ainda não comparei, mas o carro parece muito baixo e agarrado ao chão. Nalgumas perspectivas, o montante dianteiro quase parece começar mais baixo que a cava da roda, o que - psicologicamente - lha dá um aspecto muito agressivo. As jantes parecem ter raios de bicicleta - finíssimos - e a traseira é extremamente agressiva, com três (!!!) saídas de escape centrais e amplas saídas de ar.

Numa palavra: Impressionante!



FICHA TÉCNICA
Dimensões
Comprimento 4527 mm
Largura 1937 mm
Altura 1213 mm
Distância entre eixos 2650 mm
Peso 1380 kg
Relação peso/potência 2,42 kg/CV
Distribuição de peso frente/trás 42%/58%

Motor
Tipo V8 a 90°
Cilindrada 4499 cc
Potência máxima 570 CV @ 9000 rpm
Binário máximo 540 Nm @ 6000 rpm
Potência específica 127 CV/l
Relação de compressão 12.5:1

Pneus
Frente 235/35 ZR20 8.5”
Traseira 295/35 ZR20 10.5”

Performances
Velocidades máxima >325 km/h
0-100 km/h <3.4 s Consumo + emissões Consumo médio 13.7 l/100 km Emissões 320 g CO2/km Caixa de velogidades Dupla embraiagem, 7 vel. F1 Electrónica Diferencial E-Diff3, F1-Trac, ABS de alta performance.
---
[adenda]
---
... E também já tem som!
---

---
e mais som...
---