1.7.09

Lamborghini Gallardo LP 550-2 Valentino Balboni

Já vi algumas homenagens aos homens que desenvolvem, nas pistas de testes, os automóveis que os amantes de desportivos depois veneram nas estradas.

Mas nunca tinha visto uma homenagem como esta.

A Lamborghini lançou uma série especial limitada (250 unidades) do Gallardo com o nome de Valentino Balboni.

Valentino Balboni é uma espécie de lenda entre os pilotos de teste da Lamborghini. Foi contratado em 1967 pelo próprio Ferruccio Lamborghini e desde então participou no processo de desenvolvimento de quase todos os modelos da marca, desde o Miura dos anos 60 até aos modernos Gallardo e Murciélago. Claro que isso não é quantificável, mas muita da "personalidade dinâmica" dos Lamborghini resulta da sua sensibilidade para sugerir afinações dinâmicas aos engenheiros e verificá-las na prática.

Valentino Balboni diz que "um Lamborghini tem sempre que combinar a precisão de um carro de competição com a fidelidade de um bom amigo".

Às vezes esquecemos a importância que estes homens têm numa marca como a Lamborghini. A maneira característica como cada marca se comporta na estrada (e que às vezes perdura por anos e anos) não é apenas obra dos engenheiros. Também é resultado da "sensibilidade no rabo" dos pilotos de testes. O seu saber é também um saber acumulado e faz parte da cultura das empresas onde trabalham. Valentino Balboni é um bom exemplo.

Além disso, é uma profissão bastante invejável...

Mas há outro detalhe muito importante acerca desta versão especial: é que este é o único Lamborghini actual com tracção traseira!

Para o conceberem, os engenheiros da Lamborghini combinaram a transmissão para o eixo traseiro com extensas modificações nas molas, amortecedores, barras estabilizadoras e até pneus. O diferencial traseiro a 45% também foi revisto, assim como a calibragem da caixa e-gear.

Com, uma potência de 550 cv e um peso de 1380 kg, o Gallardo 550-2 acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundo (menos duas décimas que o 4)
e atinge uma velocidade de ponta de 320 km/h.

Tornando-se na versão de acesso à gama Lamborghini, este Gallardo custará na Europa cerca de 162 mil euros, antes de impostos.

Vou ali buscar o livro de cheques e já venho...