18.2.09

"Xô Guarda", já não há respeito?

O José Moreno que me perdoe este post, talvez este não seja o espaço mais apropriado, mas fiquei a matutar neste episódio presenciado na semana passada. Inicio a subida da Infante Santo e, quando estou quase a chegar ao primeiro semáforo, que está vermelho, reparo que há um carro-patrulha da PSP parado à espera que o sinal abra para virar à esquerda. Nesse preciso momento, surge um outro condutor pela direita que, mesmo nas barbas da polícia, decide passar o vermelho como se não fosse nada com ele. Paro ao lado Skoda Octavia azul e branco, olho para os agentes e reparo que permanecem impávidos e serenos. Numa breve sessão de mímica, aponto o dedo ao infractor, como que a perguntar “viram isto” e a resposta da autoridade é um encolher de ombros com o desalento de quem deve presenciar cenas destas todos os dias… Rio-me da situação, mas isso é porque o meu sentido de humor foi desregulado à nascença. A cena não tem piada nenhuma. Que falte o civismo para respeitar a sinalização já é grave, mas o “quero lá saber” com que se infringe a lei à vista de quem a defende reforça a ideia de que o respeito já se perdeu há muito tempo. E, já agora, por que raio não perseguiram o condutor infractor?