26.2.09

Lotus Omnivore

Num momento em que se comemoram os 200 anos de Charles Darwin e os 150 anos da sua Origem das Espécias, é impossivel não olhar com um interesse redobrado este Omnivore que a Lotus vai mostrar no próximo salão de Genebra.

Trata-se de um novo tipo de motor, com dois cilindros, injecção directa e taxa de compressão variável que promete poder usar qualquer tipo de combustível de uma forma eficiente, tornando-se por isso o passaporte para passar dos combustíveis fósseis para os combustíveis baseados no álcool, renováveis e amigos do ambiente. O nome - omnívoro - é deste ponto de vista particularmente feliz. Mas, sobretudo, há quem ache que estamos perante um marco que pode vir a revolucionar os motores de combustão interna.

Não sei se será tanto, mas uma coisa é certa: a Lotus está a despertar curiosidade com este assunto e pode estar a recuperar algum do seu prestígio como emblema de engenharia. Um assunto a acompanhar nos próximos tempos.

O press-release referente ao motor Omnivore - ainda escasso em muitos detalhes técnicos (temos que esperar pelo salão...) - é reproduzido a seguir.


Lotus Omnivore