12.2.09

Porsche Panamera: o interior

A Porsche revelou as primeira fotos do interior do Panamera, que estará no próximo salão de Genebra, em Março. Press release integral (com todos os detalhes técnicos) a seguir às fotos.








"O Gran Turismo estreia-se com potentes V8 - Lançamento no mercado a 12 de Setembro

Porsche apresenta o conceito de espaço do Novo Panamera

Estugarda. A Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, apresenta pela primeira vez o inovador conceito interior da sua quarta gama de modelos.

O Panamera vai estrear-se no mercado a partir do dia 12 de Setembro e contará logo na sua introdução no mercado com potentes unidades V8 e requintes únicos no seu equipamento.

Com uma consola central que percorre o painel de instrumentos até aos bancos traseiros, o novo Gran Turismo de quatro portas oferece uma nova redefinição do conceito de espaço e conforto nos seus quatro lugares. O interior apresenta óptimas condições ergonómicas para o condutor e, ao mesmo tempo, acentua a privacidade para cada passageiro através dos quatro bancos individuais. A baixa e desportiva posição de condução está alinhada com o volante de forma a que o condutor sinta todo o prazer de condução tão típico de um Porsche.

Além dos conceitos clássicos Porsche, o Panamera oferece ao cliente inúmeras possibilidades e opções de forma a que possa personalizar o interior ao seu gosto pessoal. Por exemplo, estão disponíveis 13 cores de pele natural bem como quatro combinações bicolor que podem ter sete acabamentos distintos em materiais tão exclusivos como Carbono ou madeira de Oliveira natural.
Como opção está disponível um sistema de ar condicionado automático para quatro zonas, oferecendo um ajustamento individual de temperatura, intensidade e distribuição de ar para cada lugar.

No novo Panamera, o condutor e os passageiros estão protegidos por airbags frontais e de cortina. Ainda nos bancos dianteiros, os passageiros estão protegidos por airbags laterais e de joelho que garantem a máxima segurança e que equipam de série este modelo. Airbags laterais para os bancos traseiros estão disponíveis como opção.

Os confortáveis bancos dianteiros do Panamera S e 4S são de estilo desportivo e ajustam-se electricamente em oito diferentes direcções para proporcionar um excelente conforto em qualquer percurso. Os dois lugares traseiros são separados por um apoio de braço retráctil e asseguram um generoso e amplo espaço.

O Panamera Turbo combina um ajustamento eléctrico do banco com um Pacote Memória de Conforto que oferece uma extensão da base do assento, bem como apoios lombares e ajustamento eléctrico da coluna de direcção. Outras opções estão também disponíveis, como bancos desportivos adaptativos ou bancos "Confort" para a fila traseira ajustáveis electricamente em diferentes posições.

O novo Panamera é o primeiro Porsche a oferecer de série o mais avançado equipamento aúdio de última geração. O High-End Surround Sound System da Burmester uma das mais reconhecidas e prestigiadas empresas do mundo em soluções aúdio de gama alta. Nunca antes foi implementado um conceito desta dimensão de uma superfície tão grande de membranas acústicas, directamente no ínicio da produção de um veículo. Mais de 2.400 centímetros quadrados de membranas de som oferecem uma experiência muito similar a de um concerto ao vivo. No total, são 16 altifalantes em sintonia com 16 canais de amplificação com mais 1.000 W de saída que oferecem um som único ,potenciados por um subwoofer activo combinado com um amplificador de 300 W.

As superiores qualidades para condução diária do novo Panamera destacam se também pela capacidade do porta-bagagens e do seu conceito de arrumação. Depois de abrir a porta traseira, o condutor e os passageiros podem convenientemente arrumar quatro malas que se dispõem atrás dos bancos traseiros numa posição vertical, graças à amplitude de altura existente nesta zona.

A capacidade do porta-bagagens no Panamera S e 4S é de 445 litros e no Panamera Turbo é de 432 litros. Com a possibilidade de reclinar a fila traseira de bancos, o espaço disponível aumenta para uns amplos 1.250 litros.

O Panamera estreia-se no mercado com motores V8, em versões com tracção traseira e total. O modelo de entrada na gama, o Panamera S, é alimentado por um motor V8 de 4.8 litros, que debita uma potência máxima de 400 Cv (294 kW). Esta potência é transmitida às rodas traseiras e pode, como opção, ser conduzida pela transmissão automática de 7 velocidades e de dupla embraiagem Porsche Doppelkupplung (PDK).

A aceleração até aos 100 km/h sucede-se em 5.4 segundos e a velocidade máxima é de 283 km/h. O consumo de combustível, em ciclo combinado e de acordo com a norma EU5, é de 10.8 l/100 km, produzindo um nível de emissões de CO2 de 253 g/km.

O Panamera S, já com a transmissão PDK e impostos, será comercializado em Portugal por um preço base de 132.101,00 euros.

Equipado com a caixa manual de seis velocidades, de série, o Panamera S terá um preço de comercialização a partir dos 134.561,00 euros.

O Panamera 4S possui um V8 de 4.8 litros, também com uma potência máxima de 400 Cv (294 kW), mas com uma distribuição da tracção às quatro rodas, através da caixa PDK, de série. Isto permite que a aceleração dos 0 aos 100 km/h aconteça em apenas 5.0 segundos. A velocidade máxima é de 282 km/h. O consumo combinado de combustível, de acordo com a EU5, é de 11.1 l/100 km e as emissões CO2 são de 260 g/km. O preço de venda ao público, já com impostos, começa nos 137.351,00 euros.

Já a versão topo de gama, o Panamera Turbo, apresenta um motor V8 de 4.8 litros biturbo, que debita uma potência máxima de 500 Cv (368 kW), com toda esta força motriz também a ser transmitida às quatro rodas pela caixa de sete velocidades Porsche Doppelkupplung (PDK), de série. Este modelo de tracção total alcança os 100 km/h em 4.2 segundos e atinge os 303 km/h de velocidade máxima. O seu consumo combinado é de 12.2 l/100 km, produzindo 286 g/km de emissões de CO2. O preço de comercialização do Panamera Turbo, em Portugal, será de 174.431,00 euros.

Todos os modelos estão equipados com injecção directa de gasolina (DFI), sistemas de condução de baixa fricção e carroçaria de construção de peso reduzido. Também todos os modelos equipados com a transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK) possuem a nova função "Auto Start Stop", que permite o desligar automático do motor aquando da imobilização do veículo, pressionando o pedal do travão – por exemplo em semáforos ou congestionamentos de trânsito. "