Novo Laguna está pronto e tem este aspecto
O novo Renault Laguna está pronto e as primeiras imagens estão aqui. Em breve, a AUTOMAGAZINE irá conhecê-lo «pessoalmente» e, na sua edição em papel, terá muito mais para contar sobre um modelo que ocupa uma posição de base importante para a carreira da Renault nos próximos quatro anos. Mas antes de haver impressões dinâmicas, por enquanto ficam aqui as primeiras impressões... estilísticas.
À primeira vista, custa a acreditar que a marca do losango tenha feito um grande esforço para se aproximar das referências alemãs, porque, a avaliar pelo design, mais parece que a Renault tentou tornar o Laguna mais igual aos seus principais rivais franceses do que propriamente precavê-lo da ofensiva germânica.
Mas pode, perfeitamente, dar-se o caso do Laguna ter outros argumentos «escondidos», a nível do espaço, da funcionalidade, da dinâmica e da segurança - capítulo em que, de resto, tem uma grande responsabilidade a defender.
Sabe-se que é um modelo totalmente novo e não uma «evolução» do anterior, sabe-se também que, a partir de Novembro, estará à venda na Europa. Para a carreira do Laguna em Portugal há uma excelente notícia: vai estar à venda com o 1.5 dCi em versão de 110 cavalos. Terá também três anos de garantia ou 150 mil quilómetros.
Para além disso, terá outro quatro cilindros Diesel (o 2.0 dCi) em versões de 130, 150 e 175 cv. Os motores a gasolina serão um 2.0 atmosférico com 140 cv e um 2.0 turbo com 170 cv, sabendo-se que alguns mercados (como, provavelmente, o nosso) poderão ter também um 1.6 atmosférico.