28.8.07

Jaguar XF rompe com a tradição

A Jaguar vai substituir o S-Type no início de 2008. O novo modelo chama-se XF, uma berlina de quatro portas com motor dianteiro longitudinal e tracção traseira. Distingue-se radicalmente de todos os outros Jaguar pelo estilo da carroçaria (muito mais «Aston» e na linha dos últimos XK, ainda que com uma dianteira controversa, tudo em resultado da inspiração trazida pelo protótipo C-XF), mas também é maior e mais pesado que concorrentes como o Audi A6 ou o BMW Série 5.

Mede 4,961 metros, mais do que um S-Type e menos 129 mm que um XJ. No interior, a marca procurou manter a simplicidade clássica da Jaguar, com mais superfícies limpas e comandos tácteis do que botões profusamente espalhados, com o detalhe dos ventiladores se manterem fechados até ao momento de entrarem em funcionamento.

No campo da electrónica, o XF terá um avisador de presença de obstáculo no ângulo morto (por radar e não por câmara), cruise control adaptativo, ajuda ao estacionamento com câmaras e limtador de velocidade, mas não terá iluminação adaptativa nem avisador de mudança involuntária de faixa.

O Jaguar XF irá chegar aos principais mercados europeus equipado com três motores a gasolina e um Diesel, todos eles já conhecidos de outros modelos da marca do felino e todos eles com caixa automática de seis velocidades. Compreende-se o esforço que foi feito no sentido de romper um pouco com o conservadorismo das tradições de estilo da marca. Mas será que esta adaptação trará o sucesso pretendido?