31.8.07

Audi A4: mais tecnológico

Sem romper decididamente com a imagem tradicional do A4, a Audi não deixou de criar uma nova geração mais sofisticada. O desenho, a partir do qual se captam algumas semelhanças com a linha recente criada com o A5, abre a porta para uma série de novidades técnicas, parte delas com base no que foi concebido para o novo coupé A5, com o qual, de resto, o novo A4 partilha algumas soluções.

Sabendo-se que só terá motores com injecção directa, fica a saber-se também que o novo A4 trará algumas novidades interessantes. A Audi pretende criar com a sua berlina mais representativa uma tradição muito ligada à experiência de condução, daí que o A4 apareça com um comando «Audi Drive Select», um selector de afinações de suspensão, acelerador e direcção (entre outros) que serve para, consoante a disposição do condutor para explorar as aptidões do automóvel, o deixar predisposto entre o conforto e o aprumo dinâmico, ou seja, entre parâmetros que variam de um estado de espírito mais descontraído para um objectivo de condução mais desportiva.

Há mais detalhes novos, como a direcção activa que varia automaticamente a desmultiplicação para adaptar às condições em que se guia, sistema de secagem dos travões, iluminação adaptativa com faróis bi-xénon, arranque sem chave com memória de regulações, alertas de presença de obstáculos em ângulo morto e desvio de trajectória, cruise control com desaceleração automática em caso de obstáculo e três tipos de bancos, que vão do mais simples ao desportivo, passando pelo «Confort», que tem a particularidade de ser ventilado, algo que até aqui não havia nem no A6 nem em praticamente nenhum automóvel deste segmento.

O novo Audi A4 estará à venda a partir do mês de Dezembro. Sabe-se que vai ter uma carrinha, mas desconhece-se ainda a partir de quando.