21.8.07

A arte de derrapar

Em 1907 Brooklands tornou-se o primeiro complexo construído especificamente para a prática do desporto automóvel. Hoje, passados cem anos, foi o investimento da Mercedes-Benz UK que permitiu salvar este valioso património das garras da especulação imobiliária.
Inaugurado em 26 de Outubro de 2006, o Mercedes-Benz World possui vários motivos de interesse, quer para visitantes particulares quer para empresas, estando disponíveis uma série de programas e actividades.



Entres estes, sem dúvida a mais cativante está na possibilidade de descobrir as capacidades da actual gama Mercedes, com as versões AMG incluídas, num complexo de pistas desenhado para recriar as situações do dia a dia, sem esquecer uma pista todo o terreno e um enorme círculo de aderência.



De facto, um dos pontos altos da nossa experiência foram os divertidos minutos passados no círculo de aderência a tentar manter o Mercedes CLK 63 AMG numa derrapagem controlada interminável. Que gozo… brooaamm, brooaaammm, broam, brooaamm




Texto de Pedro Silva
Fotos de Gonçalo Martins


Brooklands Museum, visita obrigatória

Brooklands é um verdadeiro templo à velocidade, à coragem e ao engenho criativo do homem. A um par de minutos a pé encontramos as portas de acesso ao Brooklands Museum. Entre 1907 e 1939 o circuito exterior, com as suas rectas de mais de trinta metros de largura ligadas por duas curvas inclinadas com mais de 10 metros de diferença de altura entre a zona mais baixa e a mais alta (uma inclinação de 3:1), nas quais é difícil permanecer de pé, foi palco de algumas das proezas automobilísticas mais relevantes dos primeiros 30 anos do século passado. O poderoso Napier Railton, detentor do recorde de velocidade da pista, é a sua jóia da coroa. Mas a dimensão de Brooklands não se esgota nos automóveis. Também foi o berço da aviação em inglesa, onde foram produzidos aviões como o Camel, o Hurricane, o Hunter e até o Concorde. Tudo isto, e muito mais, pode ser visto no museu. Por fim, não deixe de visitar este endereço.