27.3.09

Tesla Model S



Bem à americana, recebi um e-mail pessoal de Elon Musk, fundador e presidente da Tesla, com o anúncio do lançamento oficial do Model S, o anunciado sedan de quatro portas que se vem juntar ao Roadster de que já aqui falámos várias vezes (aqui e na revista).

O Model S deverá começar a ser comercializado em 2011 e poderá transportar até sete passageiros com uma autonomia que lhe permite fazer um máximo de 300 milhas (480 km). Haverá três alternativas de baterias, com autonomias de 160, 230 ou 300 milhas, que podem ser carregadas em tomadas de 120, 240 ou 480 volts, sendo que nestas última a bateria mais potente demora somente 45 minutos a receber uma carga completa. Para além disso, o pack de baterias pode facilmente ser trocado por outro sempre que necessário.



O Tesla Model S aproveita o facto de ter toda a mecânica sob o piso para oferecer um novo compartimento de bagagens sob o capot dianteiro, o que permite dar nova versatilidade à secção traseira, que tanto pode conter dois bancos rebatíveis para crianças como um amplo espaço de carga que chega para levar simultaneamente um televisor de 50 polegadas, um bicicleta e uma prancha de surf. O sonho de qualquer família americana...

Este automóvel eléctrico completa o 0 a 100 km/h em menos de seis segundos e tem a velocidade máxima electronicamente limitada nas 130 mph (209 km/h).

O Tesla Model S custará nos Estados Unidos 49.900 dólares (com um benefício fiscal de 7500 dólares). O carro pode ser encomendado online ou directamente nos pontos de venda da marca na Califórnia. Em breve a Tesla abrirá um novo ponto de venda em Chicago e até ao final do ano conta ter "lojas" em vários pontos do EUA, assim como em Londres e em Munique.