À porta... da Líbia
No passado sábado, enquanto passeava confortavelmente no centro comercial, recebi uma chamada de Renny Moniz, o português que tinha embarcado na aventura de ligar Lisboa ao Cairo num Mazda 818 de 1976. Estavam na fronteira da Líbia e tinham sido impedidos de entrar por não terem visto válido. Aparentemente a carta que levavam da embaixada da Líbia em Portugal não era considerada válida pelas próprias autoridades líbias...
Acabou assim, a apenas 2.000 km do objectivo, uma aventura que tinha corrido impecavelmente até então. A mecânica do Primefix 76 tinha estado à altura das exigências, a resistência e orientação dos piltos também; e só as burocracias alfandegárias impediram o cumprimento do objectivo. As pirâmides de Gizé continuarão sem conhecer o sabor doce do espumante da Bairrada.
Mas, voltando ao início, enquanto eu passeava confortavelmente no centro comercial, estes dois aventureiros partiam à descoberta de mundos para eles desconhecidos. Só por isso, obviamente, já merecem o nosso elogio. E certamente voltam com muitas histórias para contar. Missão cumprida!