29.3.09

Opel Insignia... coupé

"Ganda máquina! Que Opel é esse? É o novo Calibra?"

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A pergunta, de um transeunte anónimo, surgiu a propósito do Insignia e suscita-me 3 reflexões.
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1. É verdade que o Insignia "dá ares" de Calibra. Ou, melhor dito, dá ares de coupé. Foi isso que despoletou a observação. O que leva a perguntar: o que é feito do Calibra? É significativo que, tantos anos depois, o Calibra ainda seja um nome com tanto peso no imaginário das pessoas e esteja tão associado à Opel. O que torna ainda mais incompreensível que, neste momento, a Opel não tenha nenhum carro para rentabilizar esse legado. É um desperdício.
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2. A maior parte das pessoas admiram os carros bonitos, mas acabam por comprar os carros que cabem no seu orçamento. Ao que parece - suponho que este traseunte era um exemplo - raramente eles coincidem. E isso - não me venham com histórias - é uma falha da indústria. É óbvio que a maior parte das pessoas querem carros que respondam àquilo de que precisam e - além disso - sejam excitantes do ponto de vista estético. É impressionante que em muitos casos não o possam ter.
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3. Esta moda dos "coupés de quatro portas" está ao contrário. O segredo provavelmente não está em fazer berlinas que parecem coupés, como todas as marcas têm feito. O que as pessoas querem é carros bonitos e excitantes como os coupés que não tenham concessões práticas por o serem. A primeira coisa que querem, provavelmente, é um carro excitante. Ou seja, o certo provavelmente seria fazer um coupé emocionante... mas tão racional como uma berlina. E não o contrário. O resultado seria o mesmo? Talvez sim... ou talvez não. Saberemos quando alguma marca pegar num carro como o Calibra e decidir fazer ao contrário.