8.7.08

Ferrari vai ter um híbrido

Agora é oficial, Luca de Montezemolo, presidente da Ferrari, confirmou em entrevista ao jornal alemão Welt am Sonntag que a Ferrari está a desenvolver a tecnologia híbrida para utilizar nos seus automóveis. Com a pressão crescente sobre os construtores de carros desportivos, vai ser interessante ver como é que estes dão a volta a esta questão.

Eis alguns excertos interessantes da entrevista ao Welt am Sonntag:

- Senhor Montezemolo, faz sentido um produto que ninguém realmente precisa - como um Ferrari?
- Um Ferrari é como um sonho. Vou contar-vos uma história: Quando há dez anos tive oprotunidade de conhecer o primeiro cliente chinês da Ferrari, perguntei-lhe por que razão tinha escolhido um Ferrari. Ele disse-me que, quando era criança, o seu pai tinha um livro sobre automóveis onde estava este belo carro vermelho. E, acalentou este seu sonho até ficar ricoe poder comprá-lo. A Ferrari é uma mistura de alegria, de prazer físico, de sensação e de exclusividade. As pessoas vêem nossos carros desportivos com admiração. E, no final, um Ferrari é muito mais um sonho do que apenas um automóvel.

- Mas os sonhos também devem satisfazer os requisitos ambientais ...
- ... por favor! Como é óbvio, a questão da ecologia é extremamente importante. Economizar energia, proteger o ambiente e os recursos são coisas que estamos a considerar na Ferrari. Senão como poderia a Ferrari continuar a ser nº1 do seu segmento nos EUA, que é mercado com as mais estritas restrições ambientais e limites de velocidade. Quando se fala de Ferrari, deve-se ter sempre em conta o elemento irracional. Por que razão se compra uma bela pintura? Porque se gasta dinheiro num cavalo de corrida? Porque sim; não existe uma vantagem.

- No entanto, - especialmente se aplica a política estrita das exigências ambientais - pode-se pôr em causa os sonhos... O que vai fazer a Ferrari?
- Queremos que em 2012 as nossas emissões de dióxido de carbono estejam reduzidas em 40 por cento. Mas isso é um enorme desafio para nós. Por outro lado, haverá sempre a alegria, a beleza, a paixão pela natureza especial de um automóvel e o desejo de lidar com um carro de uma forma lúdica. A Ferrari, em comparação com as marcas de carros alemãs, significa sobretudo uma brilhante e quente paixão.

- Quando é que esse carro desportivo com anrgias alternativas estará no mercado?
- Talvez por volta do ano 2015. A Ferrari estrará sempre na vanguarda do desenvolvimento tecnológico.

- Acha que os clientes aceitariam um carro desportivo Ferrari com propulsão híbrida ou eléctrica?
- Se esse carro contionuar a ser um dos mais desportivos do mundo, sem dúvida. Tem de ser substancialmente um Ferrari.