16.10.09

Música com Carros #1: Queen - "I'm in love with my car"

(Hoje em dia todos os carros trazem música lá dentro, na forma de rádios, CD, DVD, etc. Mas também há músicas com "carros" lá dentro. Esta série de posts trata disso: o automóvel na cultura popular, visto através da música!)



"I'm in love with may car". Dificilmente a paixão que muita gente tem pelos automóveis pode ir mais longe do que esta frase, que serve de título a uma música dos Queen: "Estou apaixonado pelo meu carro". O que faz os automóveis estarem tão presentes na cultura automóvel é esta relação emocional que as pessoas estabelecem com eles. Há quem pinte carros, há quem escreva sobre eles e há quem componha músicas onde eles estão presentes, como é a presente. Por isso mesmo, é a música ideal para inaugurar esta série de posts.

"I'm in love with may car" é uma canção composta por Roger Taylor, o baterista dos Queen (apesar de Freddie Mercury ser a"personalidade dominante", todos compunham...) e foi publicada no álbum "A Night at de Opera", lançado em 1975, ao lado de canções tão famosas como "Death on two legs", "Bohemian Rhapsody"ou a versão tão peculiar dos Queen para "God Save the Queen", o hino inglês. Até consta que Taylor fez pressão para que esta canção fosse o labo B de "Bohemian Rhapsody", o primeiro single do álbum e um dos mais bem sucedidos discos de sempre da história da música.

A letra fala de pistões, de volantes e de carburadores, mas é afinal uma canção de amor! Uma canção de amor pelo automóvel!

I'm In Love With My Car

(Roger Taylor; Dedicated to Jonathan Harris, boy racer to the end)


The machine of a dream
Such a clean machine
With the pistons a pumping
And the hub caps all gleam

When I'm holding your wheel
All I hear is your gear
When my hand's on your grease gun
Oh it's like a disease son

I'm in love with my car
Gotta feel for my automobile
Get a grip on my boy racer rollbar
Such a thrill when your radials squeal

Told my girl I'll have to forget her
Rather buy me a new carburetor
So she made tracks saying
This is the end now
Cars don't talk back
They're just four wheeled friends now

When I'm holding your wheel
All I hear is your gear
When I'm cruising in overdrive
Don't have to listen to no run of the mill talk jive

I'm in love with my car
Gotta feel for my automobile
I'm in love with my car
String back gloves in my automolove



Não consta que os membros dos Queen fossem todos grandes fanáticos de automóveis, mas Roger Taylor era. O baterista louro dos Queen inspirou-se num groupie/técnico de som que costumava acompanhar a banda na época - Johnathan Harris - verdadeiramente apaixonado pelo seu Triumph TR4. O verdadeiro "boy racer" a quem a canção é dedicada. Mas Brian May insinua que por detrás desta composição está o "amor" do próprio Roger Taylor pelo seu Alfa Romeo da época. Roger Taylor conta a história na primeira pessoa neste video da BBC:



De certa maneira, era de esperar que o primeiro desta série de posts (há muitos mais num caderninho preto que trago comigo...) fosse passado em Inglaterra: nenhum povo tem uma relação tão apaixonada pelos automóveis como os ingleses e em nenhum país (excepto talvez nos EUA), o automóvel está mais impregnado na cultura popular. Mas imagino que haja por aí muitas canções com "carros lá dentro", uma famosas outras completamente desconhecidas. Se tiverem nomes ou links, enviem-me...