25.6.09

Projecto-piloto para "electrificar" Portugal

O jornal i noticia que a EDP está a desenvolver um projecto que permitirá combinar o carregamento de carros eléctricos na rede da empresa com a compra e venda de electricidade ao melhor preço através de sistemas automáticos de comunicação.

A ideia é engenhosa, mas parece demasiado futurista. É como falar de como serão os frutos antes de conseguir plantar a árvore. Tal como o jornal também diz, Lisboa já tem vários postos de carregamento de carros eléctricos e terá mais no futuro próximo. O que ainda não tem é... carros eléctricos. Talvez se esteja a constituir a massa crítica que permitirá que eles tenham viabilidade. Mas de momento essa massa crítica ainda não existe. O que quer dizer que de momento esta história de bidireccionaliade na rede de electricidade para comprar e vender ao melhor preço de mercado é um devaneio. Não mais do que isso.

Na próxima segunda-feira, o governo anuncia os mais recentes desenvolvimentos no seu projecto de electrificação do parque automóvel nacional. Nós lá estaremos para ver do que se trata...