1.4.09

Kia estreia dispositivo revolucionário



A Kia vai revelar em breve um futurista concept-car chamado Aero-Soul que é capaz de reduzir o consumo de combustível e as emissões poluentes com recurso a um sistema simples e barato chamado Air Propulsion and Retardation Instalation Line.

Estreado no Soul, este novo sistema poderá ser extensível a todos os modelos da marca, incluindo os que já se encontram em circulação. Este dispositivo usa pequenos sensores integrados nos pára-choques dianteiro e traseiro que detectam a direcção e intensidade do vento e accionam os painéis de carroçaria que podem, em cada situação, ajudar o automóvel a progredir. Se, por exemplo, o vento traseiro em relação ao sentido de marcha é acentuado, um painel traseiro abre-se para impulsionar o andamento. Em travagem, o sistema também ajuda com uma força aerodinâmica adicional.

Avril Babo, responsável pelo Eco-Technology Research Institute, em Mabuk, nos arredores de Seoul, considera que "o grande problema da maior parte dos sistemas de redução de emissões é que são muito dispendiosos. Queríamos desenvolver um sistema que não fosse dispendioso e pudessse ser montado nos automóveis já em circulação. Os testes que levámos a cabo nas nossas instalações de Nong Dam demonstraram que durante o tempo ventoso o consumo de combustível pode ser reduzido até 25 por cento e as emissões descem cerca de 40 por cento. Mesmo com bom tempo, a simples utilização do apoio à travagem pode reduzir o consumo e as emissões em 10 e 15 por cento, respectivamente."

O novo sistema APRIL começará a ser instalado nos veículos produzidos a partir de 31 de Março e a sua instalação como acessório começará a ficar progressivamente disponível a partir dessa data. Os preços deste dispositivo ainda estão por definir.