Volkswagen Passat Coupé
O VW Passat CC é, muito justamente, uma das estrelas do salão de Detroit deste ano.
As semelhanças com o Mercedes CLS são por demais evidentes na vista lateral. Aliás são tão evidentes que não me admirava nada que os responsáveis de Estugarda viessem a fazer algum comentário público sobre o tema.
Curiosamente, nem a Mercedes nem a VW chamaram "coupé" aos seus modelos.: o primeiro é o CLS, o segundo é oficialmente o CC. Mas toda a gente acha que é isso que eles são: coupés de quatro portas. De quatro portas por razões óbvias, coupés porque têm um "appeal" que uma berlina não consegue oferecer. Seja um coupé que realmente é uma berlina ou uma berlina que realmente é um coupé, o melhor é irmo-nos habituando ao conceito e pondo desde já para trás das costas as discussões terminológicas. Este é um conceito que veio para ficar e que ainda vai dar muito que falar.
A diferença principal entre o CC e o CLS é o preço. Embora ainda não haja preço oficial nem estimativa credível para o Passat CC (será divulgada aqui assim que houver), não é de estranhar que ele seja bastante mais barato. Ou seja: a marca "do povo" vai democratizar o conceito tanto quanto ele pode (ou deve) ser democratizado.
Resta-nos esperar por Junho para o ver mais de perto e estar atentos às informações que entretanto irão saindo sobre ele. Para já, será naturalmente um dos carros em destaque na Automagazine que dia 22 estará nas bancas.