24.1.08

Automagazine nº189

Na edição deste mês da Automagazine, o destaque é o Salão de Detroit, um certame que evoluiu muito desde os tempos em que só tinha carros estranhos e grandes pick-ups para o mercado americano. Agora as marcas europeias estão cada vez mais bem representadas e estreiam todos os anos no NAIAS (North American International Auto Show) modelos que vão ser importantes também no Velho Continente. VW Passat CC, Mercedes-Benz Vision GLK, Audi R8 V12 TDI Concept, Land Rover LRX e BMW X6 são as principais novidades da edição de 2008. Aliás, até é curioso notar que mesmo na imprensa norte-americana é difícil encontrar mais destaque aos modelos locais do que àqueles que vêm da Europa, sejam eles produzidos lá ou cá. Europe rules!


O segundo destaque da edição é um face-a-face muito especial que os nossos colegas da Auto Motor und Sport tiveram o privilégio de realizar e nós temos o prazer de levar até si. E que, basicamente, responde a esta pergunta muito singela: "o que fazer com um Lamborghini Reventón que chega ao nosso parque de testes?". O director da AMS deu precisamente a resposta que eu daria (se pudesse...): "Comparamo-lo com o Pagani Zonda F!". O resultado, só visto!

O Francisco Mota foi a Inglaterra guiar o actual carro de James Bond - o Aston Martin DBS - e nós complementamos esse momento com uma olhadela retrospectiva ao primeiro Aston de James Bond: um DB5 cheio de gadgets e artimanhas que Sean Connery guiou no grande ecrã. Uma viagem ao passado com retorno ao presente.

O teste principal não podia deixar de ser com o VW Tiguan 2.0 TDI, o carro de que toda a gente estava à espera, e o comparativo avalia a nova carrinha Mercedes Classe C face às suas rivais. O BMW 120d Coupé ("Herdeiro do 2002"), o Seat Leon 1.4 TSI, o Nissan Tiida e o Porsche 911 Turbo Cabrio são outros dos testes da edição.

No desporto analisamos as transferências no "plantel" da Fórmula 1 para 2008 e olhamos os "possíveis futuros" do Dakar, com uma olhadela de Carlos Alberto Matos ao "Dakar dos pobres", ao qual não há ameaça terrorista que assuste. Vale a pena ler!