Bravo pela contingência
Ouvir o director-geral da marca Fiat dizer que «um dos motivos pelo qual decidimos usar este motor no Bravo foi por causa de mercados como o português» podia, assim de repente, ser coisa para me fazer sentir orgulhoso. Mas de quê? De viver num país onde a distorcida fiscalidade leva a que os industriais tomem decisões «de contingência»?
Lorenzo Sistino não o disse por mal - pelo contrário, até se preocupou em elogiar o trabalho que estava a ser feito «num mercado terrivelmente difícil como o português». Mas custa encaixar que uma marca tenha tomado uma decisão de downsizing para se encaixar melhor num mercado que já está, por si, muito nivelado por baixo, para não perder a corrida ao pequeno Diesel. E a verdade é que o Grupo Fiat não vai ficar por aqui, porque este motor 1.6 Multijet (de 105 ou 120 cv) também vai ser usado no Alfa Romeo 159.
Ou seja, até hoje ainda nenhum administrador de uma marca veio ter comigo para me dizer «mercados como o teu obrigaram-nos a fazer este V8 fora-de-série, o mais potente que alguma vez fizemos». Mas, hoje, Sistino disse-me: «fizemos este 1.6 Multijet porque há mercados, como o teu, que obrigam a adaptar-nos às dificuldades».
Este Bravo 1.6 Multijet já está em Portugal, mas a versão de 120 cv e uma outra versão «ecológica» só devem chegar em Junho.