19.12.08

Automagazine nº200

Já está nas bancas a edição nº200 da Automagazine.

Como não podia deixar de ser, quando vimos que se estava aproximar o número 200, pensámos logo em fazer algo especial para a ocasião. E, mais a mais, sendo a edição de Janeiro, queríamos "entrar o ano a 200". Claro que não nos iamos pôr a dar 200 km/h das estradas públicas. Seria demasiado irresponsável. Por isso, decidimos "dar 200"... mas a brincar! Demos 200 passos, 200 euros, 200 segundos, 200 revistas, etc, etc, etc. Divertimo-nos muito a fazê-lo e esperamos que os leitores também se divirtam a lê-lo. Depois, um pouco mais a sério (mas sem que nos divertíssemos menos...), decidimos levar seis pequenos desportivos, daqueles mais baratinhos, para conhecerem intimamente as curvas da região de Bucelas. O Fiat 500 Abarth foi a nossa escolha, mas para lá chegarmos trocámos muitos volantes e muitas impressões. Por fim, damos uma olhadela ao futuro do automóvel (200 semanas são quase quatro anos...) e divulgamos 200 prémios que temos para oferecer aos nossos leitores. É um fartote!

Mas nem só de "200" vive a edição. O Francisco Mota foi a Paris ver de perto o espectacular GTbyCitroën, mas só o deixaram andar ao lado. Vai daí, vingou-num simulador do GT5 Prologue e tirou do superdesportivo da marca francesa tudo o que ele tinha para dar. Acho que é a primeira vez que publicamos um ensaio... virtual.

A chegada do Audi Q5, claro, impunha um dos comparativos mais importantes do ano. Quando montámos o trabalho, a ideia era ver se o novo SUV da Audi conseguia destronar o BMW X3 como referência da classe. Mas a pontuação final trocou-nos as voltas: afinal foi o "outsider" Volvo XC60 que ganhou a competição. Correr por fora pode ter as suas vantagens...

Para apimentar ainda mais o nº200 da Automagazine, o Flávio Serra levou o novo Subaru Impreza STI para a Lagoa Azul com o 2.0 GT AWS Prodrive de 2000 (gentilmente cedido por um dos membros do Clube Scooby PT, Rodrigo Sardinha, e pela sua esposa Patrícia - o nosso obrigado). O Francisco Mota ensaiou o novo BMW 730d e o Rui Reis "espremeu" o Abarth Grande Punto essseesse (não, não é galha....).

Depois, claro, há as novidades Porsche Panamera, Mini Cabrio e Audi A5 Cabriolet, entre outras.

Chega?

26.11.08

Ferrari Scuderia Spider 16M: sente-se ao volante!

E você, já alguma vez se sentou ao volante de um Ferrari?



(clique aqui para iniciar)

Bentley... on ice!


.
Depois do Disney on Ice, chega o... Bentley on ice!

A Bentley vai realizar em Fevereiro e Março do próximo ano um evento especial destinado a proprietários de automóveis da marca que consiste numa sessão de testes de condução no gelo, algures no centro da Finlândia. Num lago gelado por temperaturas de perto de 30 graus negativos, os participantes terão oportunidade de explorar os 560 cv do Bentley Continental em condições absolutamente únicas.

O "Power on Ice", assim se chama o evento, terá participação de Juha Kankkunen como "monitor" e terá a duração de três dias para cada grupo. Os participantes ficam instalados num empreendimento turístico especialmente preparado para o evento e poderão desfrutar de outros desportos "radicais" na neve, como o snowmobile ou os passeios com cães de neve.

Só falta a dolorosa: pensado para proprietários Bentley, mas aberto a todos os participantes, cada entrada custa entre 5600 e 25 mil euros....


25.11.08

Calendário Pirelli 2009

Há calendários de automóveis, calendários de tuning, calendários de motas, calendários de óleos, calendários de pneus, etc, etc...

E depois há o calendário Pirelli...



Aston Martin One-77: episódio 2


.


A "saga" Aston Martin One-77 - um superdesportivo fabricado numa limitadíssima série de 77 exemplares que já se encontram encomendados, com um motor V12 de 7,0 litros - continua, agora com o episódio 2, em que Ulrich Bez e o director de design Marek Reichman.
.
Quem não viu o primeiro episódio, pode recuperá-lo aqui. Estão prometidas mais novidades para Janeiro de 2009.


24.11.08

Finalmente... o Panamera!

A Porsche acaba de divulgar as primeiras fotos oficiais do novo Porsche Panamera.

Nunca saberemos se a marca alemã acelerou ou não a fase final de lançamento do Panamera por causa da pressão da Lamborghini, mas o que é certo é que ele aí está: vários anos depois (!!!), com desenhos, nomes, anúncios oficiais e partes da frente pelo meio, eis o Panamera inteiro. Finalmente.

A proposta da Porsche para o segmento dos desportivos de quatro portas e quatro lugares (com "amplo compartimento de bagagens e o conceito funcional de rebatimento dos lugares traseiros", reza o comunicado oficial...), tem quase cinco metros de comprimento por 1,93 de largura e 1,42 de altura. Teré motores de seis e oito cilindros em V (sem Diesel para já...), com potências entre os 300 e os 500 cv, com caixas manuais de seis ou PDK de sete. Na Primavera haverá um Panamera híbrido.

O Panamera será produzido em Leipzig a uma cadência de 20 mil unidfades ano. Os motores vêm de Zuffenhausen e as carroçarias chegam já pintadas da fábrica da Volkswagen em Hannover.

O slideshow e o video revelam
as primeiras imagens do carro (ainda estou a formar opinião...) e o press release integral a seguir transmite todas as informações disponíveis.











Lançamento no Verão de 2009

A Porsche apresenta as Primeiras Fotografias do seu Panamera Gran Turismo

Estugarda. A Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, apresenta as primeiras fotografias oficiais do Panamera na sua versão final. No seu design, perfil e silhueta, o novo modelo de quatro lugares distingue-se claramente por ter todo o ADN da família de Estugarda. Concebido e desenhado como um turismo de quatro portas desportivo, o Panamera combina todas as suas virtudes no estilo típicoda Porsche: dinâmica de condução desportiva, um interior generoso e funcional e o impressionante conforto de um Gran Turismo. Depois dos desportivos 911, Boxster e Cayman e do SUV Cayenne, a Porsche apresenta o Panamera, a sua quarta gama de modelos.

Os designers do Panamera conseguiram posicionar este automóvel único como algo completamente novo e diferenciador mas ao mesmo tempo capturaram a essência da aparência Porsche. Pelas suas dimensões, o Panamera destaca-se no seu segmento: de largura tem 1931mm, e com 1418 mm é mais baixo que todos os seus concorrentes.A inconfundível silhueta GT tem a sua base nos 4970 mm de comprimento, com frente e traseira marcadamente desportivas. No seu estilo e elementos visuais, o Panamera segue a filosofia de desenho refinada ao longo de décadas no 911 e implementada com reconhecido êxito no Boxster, Cayman e Cayenne.

Pelo seu design, o Panamera vai estabelecer um novo patamar neste segmento. A simbiose dos princípios de um coupé, a interpretação única de uma carroçaria GT e os benefícios do conceito funcional do espaço interior, determinam ao novo Porsche a sua aparência tão exclusiva. Como exemplo, o Panamera apresenta entradas de ar com contornos muito característicos em vez de uma convencional grelha. Jantes com arcos denunciados e o longo capot na frente recriam o aspecto típico 911 que o cliente Porsche aprecia há mais de 45 anos. O formato V ao longo do compartimento do motor e no vidro traseiro até à cauda, dão lhe todo o carácter desportivo e
exclusivo. Os imponentes e musculados ombros sobre as rodas traseiras, a dinâmica linha do tecto bem como os estilizados tubos de escape conferem a este novo modelo todo ADN de um puro sangue Porsche.

O elegante arco do tecto extende-se sobre o generoso interior, quase convidando a entrar. Como
todos os Porsches, o Panamera é orientado para as necessidades e desejos do seu condutor. Mas agora, graças ao novo conceito de espaço e arquitectura interior, os ocupantes do habitáculo são também convidados a experimentar a sensação típica de “pilotar” o veículo. Todos os passageiros podem usufruir do supremo conforto ergonómico tanto à frente como atrás. O amplo compartimento de bagagens e o conceito funcional de rebatimento dos lugares traseiros oferecem ao condutor a possibilidade de ajustar o espaço de acordo com as suas necessidades pessoais.E finalmente, a porta na traseira desportiva deste coupé combina com grande elegância, a utilização cómoda e funcional para o uso diário.

A Porsche desenvolveu potentes motores de vanguarda para o Panamera, reflectindo uma vez mais as qualidades típicas da marca – os motores em V com seis e oito cilindros e potências dos 300 aos 500 cvs. Alguns dos motores utilizam tecnologia turbocompressor, Injecção Directa de Combustível tornando os ao mesmo tempo potentes e eficientes. A entrega de potência aos eixos é feita através de uma caixa manual de seis velocidades ou pela PDK, a caixa de dupla embraiagem Porsche de sete velocidades. Para além da desportiva tracção traseira, a versão de topo do Panamera apresentará uma sofisticada tracção total que estará também disponível opcionalmente. Também como opção, a Porsche está a preparar uma versão particularmente eficiente em termos de consumo com a introdução de um Panamera híbrido. Mais pormenores sobre os motores, transmissões, performances, preços e equipamento serão divulgados na Primavera.

O Porsche Panamera vai ser construído na fábrica da Porsche em Leipzig, onde a nave de produção medindo mais de 22.000 m2 e centro de logística estão actualmente a ser construídos . Enquanto os motores que equipam o Panamera vão ser construídos na fábrica da Porsche em Zuffenhausen, as carroçarias já pintadas vão ser fornecidas pela fábrica da Volkswagen em Hannover. A fábrica de Leipzig vai fazer a assemblagem do Panamera para entrega final com um objectivo anual de cerca de 20.000 unidades. A Porsche está uma vez mais apostada no seus forncedores nacionais na produção do Panamera, com cerca de 70% de todo o valor do modelo a ser gerado neste país. Assim, o Panamera é claramente um automóvel “Made in Germany”.

O
Panamera vai fazer a sua primeira aparição na Primavera de 2009 e os primeiros modelos estarão nos Centros Porsche de todo o mundo no final do Verão.

21.11.08

Clac, clac, clac, clac, clac, clac, clac, clac, clac, clac, clac, clac, clac, clac, clac !!!



Agora é oficial: em Fevereiro do próximo ano estará no mercado o primeiro Porsche com motor a gasóleo. Será um Cayenne e terá sob o capot um 3.0 V6 de 240 cv fornecido pela Audi. O Porsche Cayenne Diesel terá um consumo médio de 9,3 litros aos 100 e emite 244 gramas de CO2 por quilómetro. A marca é omissa quanto a prestações, mas adianta um preço de venda ao público: 78,297 euros. Entretanto continua o desenvolvimento de uma variante híbrida do Cayenne, que deverá ter um consumo médio inferior a nove litros.

Como a questão é polémica, a justificação da marca para o lançamento de um Porsche Diesel, pode ser conferida no press release integral, disponível aqui.

Como acontecia dantes nos clubes de futebol, já deve haver gente a pensar rasgar os títulos de registo de propriedade...

20.11.08

Já não há mais...

Quem se atrasou, perdeu a sua oportunidade...

A Lamborghini entregou em Inglaterra o último dos 20 Reventón que foram produzidos. Um concessionário de Birmingham acompanhou o comprador, que pagou um milhão de euros mais impostos, até Sant'Agata, onde o carro foi entregue "em mão" pelo próprio Stephan Winkelmann, presidente da Lamborghini. Este é o único Reventón "inglês" e, embora o proprietário queira permanecer anónimo, já anunciou que deverá comparecer a alguns eventos socias e automobilisticos da Lamborghini.

O Reventón passou assim a ser, oficialmente, um objecto de colecção.

14.11.08

Automagazine nº 199: nunca viu nada assim!

Há dias da nossa vida que deviam ser marcados num calendário como se de um feriado se tratasse. Reunir seis superdesportivos na mesma pista, num total de 3566 cavalos, apenas para medir a... velocidade (!), não é algo que aconteça todos os dias! Os resultados obtidos espelham, tão simplesmente, o fascínio que representa ter nas mãos um desportivo de semelhante calibre: velocidade, no limite dos limites, no extremo do conta-rotações - no limite do que é fisicamente possível! A não perder!

Esta é, por si só, uma edição de ocasiões especiais. O Sandro Mêda ficou encarregue de nos explicar por que razão o Ferrari California, que não é o mais barato nem o mais potente dos cavallinos, tem uma mística tão grande... mesmo tendo poucos meses de mercado. E explica na perfeição o que é um «espírito Ferrari» que se pode conduzir no dia-a-dia. Pelas mãos do André Mendes já passaram cinco gerações de Volkswagen Golf e ele era, por isso, a escolha certa para um desafio diferente: passar 24 Horas com o primeiro exemplar da sexta geração e fazer como se fosse dele. Dos rituais matutinos às compras do final do dia, da saída com os colegas para almoçar ao entardecer decorado pelo pôr-do-sol. E assim ficámos a saber o que vale, na realidade, o novo Golf.

Marcelo Aguiar é o vencedor do Prémio de Design Automagazine/Seat e é, portanto, o escolhido para ir estagiar para Martorell, sob a orientação de Luc Donckerwolke. O seu Seat W emergiu de um grupo de bons trabalhos que pode ser visto nas páginas da revista - certamente já se terá cruzado com alguns deles aqui mesmo, neste blogue.

O Pedro Silva e o Flávio Serra não se entendem: um quer escolher o desportivo mais «responsável» para um pai de família, o outro procura a vertente mais «egocêntrica» que um automóvel de elevadas performances deve ter. Resultou num diálogo interessante, numa saudável discussão que se tornou tão «sumarenta» que resolvemos reproduzi-la praticamente na íntegra nas páginas desta revista. E resultou, outra vez, num dia diferente, que não se repete com facilidade.

Lewis Hamilton é o namorado da menina das Pussycat Dolls, a cara preferida das revistas ingleas, uma estrela de televisão, o rosto de algumas campanhas publicitárias, o orgulho dos afro-descendentes espalhados pelo mundo e o novo ícone pop do Reino Unido. Ah!, e é também o novo campeão do mundo de Fórmula 1! Sabe quem ele é - realmente? Pois nós dizemos-lhe quem é o homem por detrás do piloto.

Em suma, mais uma edição para coleccionador. Daquelas que se guarda na estante - junto de todas as Automagazine que já lá estão e das quais nunca se vai desfazer. Boa leitura!

5.11.08

Caterham: designed by you!

O próximo modelo da Caterham será desenhado por aquele tipo que a revista Time pôs na capa aqui há uns tempos: YOU!

A marca britânica associou-se ao site splitwheel.com para iniciar um projecto em Janeiro de 2009 no qual todos os participantes do mundo inteiro, especialistas ou não, podem colaborar na definição do conceito, estética e mecânica do novo modelo. O site vai aceitar contributos, debatê-los e votá-los online. No final, a Caterham vai construir o automóvel que o maior número de pessoas escolherem

Este video explica como tudo vai funcionar:

30.10.08

Prémio de Design SEAT/Automagazine: vencedor



Marcelo Aguiar
, com o projecto SEAT W, foi o vencedor da quarta edição do Prémio de Design SEAT/Automagazine. O SEAT W - "W" de "Woman" - é um modelo compacto, mas espaçoso e com várias soluções de versatilidade, como os compartimentos de arrumação no interior, a abertura parcial da bagageira, a ampla abertura das portas e grande superfície vidrada, que se estende do tejadilho às portas. O acesso ao depósito de limpa-vidros, óleo e líquido de refrigeração é feito sem ter que abrir o capot e o pneu suplente stá alojado num compartimento próprio. "Simples, versátil, feminino", é assim que Marcelo Aguiar apresenta a sua proposta de um SEAT para a mulher moderna.

Marcelo Aguiar é arquitecto, tem 32 anos, estudou na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e, com esta, foi a terceira vez que participou no Prémio de Design SEAT/Automagazine, no qual obteve o 3º lugar na primeira edição, com o projecto SEAT Muxía. Um exemplo de persistência que deu os seus frutos com o primeiro lugar agora obtido.


Embora tenha salientado a elevada qualidade de muitos dos trabalhos apresentados, o júri deciciu este ano atribuir apenas o primeiro lugar, uma vez que considerou que, de todos os 64 trabalhos apresentados a concurso, apenas este respondia integralmente ao exigido: "Um SEAT para a mulher moderna". Luc Donckerwolke, presidente do júri, considera que um elemento essencial do Design é a capacidade de projectar um conceito global. Vários particpantes reveleram muito talento nos trabalhos apresentados, mas em todos os caso menos o vencedor, ficaram aquém um conceito global que se pretende no Prémio de Design SEAT/Automagazine.

Mais algumas imagens do trabalho vencedor, assim como uma selecção das melhores propostas não premiadas, poderão ser vistos na animação video acima. E as mesmas serão publicadas na próxima edição em papel da Automagazine, que estará nas bancas em meados do proximo mês. Uma seleção ainda mais alargada de alguns dos trabalhos a concurso pode também ser vista na área da Automagazine no Flickr. O slideshow pode ser visto aqui.

29.10.08

Nissan 370Z: primeiras imagens oficiais

Estas são as primeiras imagens oficiais do Nissan 370Z.
Parace-me que gostava mais do 350...



Se o Audi voasse...

Se algum Audi voasse, seria qualquer coisa deste género.

Obviamente, o Audi Calamaro não passa de um exercício de estilo, da autoria de Tibor Juhasz Pecoraio, para um concurso de design organizado pela Audi Hungria. Como o próprio diz, não ganhou o concurso, mas permitiu-lhe ter acesso a um estágio em Itália.



(via worldcarfans, jalopnik, automotto)

27.10.08

Um estudo interessante...

É interessante, este estudo da Capgemini sobre o comportamento dos consumidores de automóveis nos mercados maduros e emergentes. Eis algumas conclusões:

- Há diferenças muito grandes entre os consumidores dos mercados maduros e os dos mercados emergentes relativamente ao que esperam de um automóvel;

- A internet é cada vez mais importante na recolha de informação e muitos consumidores já gostariam de comprar carro online hoje em dia;

- Os meios "peer-to-peer" como os fóruns, os blogues, etc, são cada vez mais procurados como fonte de informação. E, neste aspecto, essa procura é muito maior nos mercados emergentes (Brasil, Índia, China, Rússia) do que nos mercados maduros (Alemanha, EUA, França, Reino Unido). Neste aspecto, eles estão claramente à frente...

Depois, ainda há algumas frases interessantes de consumidores ouvidos no estudo acerca do que eles esperam do automóvel dentro de 10 anos

"Dentro de 10 anos não haverá concessionários. Sentado ao computador, eu poderei encomendar um automóvel directamente do fabricante, fazendo alterações de design ao meu futuro carro. Que depois entrará na linha de montagem. Então eu terei um carro que é único. Talvez pareça engraçado... mas se nós hoje em dia já podemos fazer isso com o nosso mobiliário, porque não fazê-lo com os automóveis dentro de 10 anos?"

Consumidor russo

"Gostaria de comprar um carro que funciona a baterias recarregáveis (como um telemóvel) e que podem ser recarregadas com energia solar. Um carro assim pode custar mais de início mas sai mais económico a longo prazo"
Consumidor indiano

"Gostaria de conseguir fazer a configuração do meu novo carro online e depois enviar esta configuração para uma extensa rede de pontos de venda, que fariam as suas ofertas para corresponder a ela"
Consumidor alemão

Humm... interessante...

Lamborghini azul

Se estiver a conduzir em Itália e vir este carro azul no seu retrovisor, não acelere! A não ser que vá de Ferrari! E nesse caso não se esqueça de pelo menos convidar as pessoas para assistir à corrida!!!

A Lamborghini acaba de doar à polícia italiana um Gallardo LP-560, que substitui o anterior Gallardo ao serviço desde 2004. Trina agentes da polícia italiana foram treinados para poderem conduzir o novo automóvel da frota.


Renault Roadshow F1

Segundo a organização, mais de 115 mil pessoas estiveram presentes no Renaul Roadshow F1.

Estou curioso: como terá sido feita a contagem?

Através dos satlélites da NASA?
Com sensores em todas as esquinas?
Por inquérito de rua?

Como? Como?

24.10.08

Spada TS Codatronca



Spada TS Codatronca.

A origem é italiana, a mecânica é americana e o lema é em latim: "Fortia facta sempiterna et invicta sunt", que significa quelquer coisa como "o verdadeiro valor é sempre invencível".




Fundada por Ercole Spada, durante muitos anos director de estilo da Zagato e criador de carros tão emblemáticos como o Alfa Rome4o Giulietta SZ, o Lancia Fulvia Sport, o Alfa Romeo Junior Z, o Ford GT70 e o Fiat Tipo, a marca renasceu das cinzas no ano passado e este é o seu primeiro modelo: o TS Codatronca.




"TS" significa "Turismo Sportivo" e "Codatronca" traduz-se literalmente como "traseria curta". A série terá apenas 20 exemplares e os três primeiros já foram vendidos, a um preço de 320 mil euros.
Debaixo do capot está o V8 do Corvette Z06 que lhe fornece a plataforma, mas aqui com uma potência de 630 cv e um binário de 668 Nm ligados às trodas traseiras por uma caixa manual de seis velocidades também derivada do Corvette, mas com relações mais curtas.


Construído com couro e alcantara por dentro e alumínio e fibra de vidro por fora, o Codatronca atinje os 344 km/h de velocidade máxima e completa os primeiros 100 km em menos de 3,4 segundos. Uma versão especial para competição, com mais potência e menos peso, está também em preparação.


Não sei de presta para alguma coisa, mas lá que tem carisma, não há dúvida!

23.10.08

Bloodhound SSC vai bater recorde de velocidade terrestre



Apresentado hoje em Inglaterra, o Bloodhopund SSC (nas imagens) é o mais recente projecto destinado a bater o recorde de velocidade terrestre, que está na posse do Thrust SSC desde há 11 anos. Na altura, sob a supervisão técnica de Richard Noble e com Andy Green ao volante, o Thrust SSC registou uma velocudade máxima de 1.223 km/h. Agora, de novo com Noble no comando do projecto e outra vez com Andy Green no lugar do piloto, o Brooldhound SSC pretende chegar às 1000 milhas por hora, o que equivale a 1609 km/h!!!

Financiado, entre outros, pelo fabricante de aditivos STP, o Bloodhound pretende bater o recorde em três fases: em 2009 quer chegar às 800 mph (1287 km/h), em 2010 está previsto chegar às 900 milhas (1,448 km/h) e em 2011 devem ser batidas as mil milhas.

Com um comprimento de 12,8 metros e um peso de 6,5 toneladas (apesar dos materiais leves usados na sua construção), o Bloodhound SSC deverá atingir a sua velocidade máxima em menos de 40 segundos.

Este video descreve em imagens o fundamento da aventura Bloodhound SSC:

22.10.08

Motociclista preso por causa de video no YouTube

Segundo noticia o jornal Sol, um motorciclista britânico de 28 anos foi condenado a 12 semanas de prisão devido ao facto de ter colocado no YouTube um video, filmado por um amigo, em que aparecia a fazer diversas manobras arriscadas nas ruas de Banbury, em Oxfordshire.


(via Loucuras na estrada)

Nissan GT-R: o video



Para quem não viu, este documentário de 47 minutos do National Geographic Channel vale a pena ver. Para quem já viu, vale a pena rever. Cobre todo o processo de desenvolvimento do carro, desde os primórdios até à volta ao Nurburgring Nordshleife. Tem vários motivos de interesse, mas eu não consegui deixar de sorrir com as caretas de Carlos Ghosn ao minuto 23!

(via Worldcarfans, NAGTROC e GTRblog)

Ferrari NSX ou Honda 360 Modena?



Os tipos do Autoblog (graças ao Emanuel...) descobriram no eBay este objecto estranho à venda. Por fora parece claramente um Ferrari 360 Modena, mas por baixo é um Honda NSX.
.
Porque é que alguém haveria que querer transformar um Honda NSX num Ferrari 360 Modena não é fácil de perceber (embora os ferraristas consigam imaginar mil e uma razões...). Mas, de facto, o inverso seria ainda mais estranho...
.
Seja como for, este "Ferraronda" está à venda com uma licitação acual de 31.100 euros.

Toshiba anuncia baterias para automóvel

A Toshiba juntou-se à Sanyo e à Panasonic no anúncio de que vai iniciar a produção de baterias de iões de lítio para utilização em automóveis eléctricos. Com cada vez mais projectos deste tipo por parte dos vários fabricantes, o sector automóvel torna-se um mercado potencial interessante para as empresas há muitos anos habituadas a explorar as máximas capacidades das baterias utilizadas nos seus aparelhos electrónicos.

eRuf concept - primeiras impressões ao volante

Aparentemente, a revista norte-americana Road and Track teve o privilégio de ser a primeira a testar o automóvel desportivo eléctrico que a Ruf está a desenvolver na base do Porsche 997. Ao que parece a experiência de condução não foi muito aprofundada, mas deu para perceber que a aposta de Alois Ruf é compatibilizar a defesa do ambiente e o prazer de condução. O fundador da Ruf espera que a versão de produção do seu modelo eléctrico faça 0-100 em menos de sete segundos e atinja os 260 km/h.

21.10.08

Steve McQueen - King of Cool

No próximo dia 25 de Outubro, no Peterson Automotive Museum, em San Francsico, a Bonhams leva a efeito um leilão de vários objectos e documentos de Steve McQueen - o King of Cool - que estavam na posse na sua ex-mulher, Niele McQueen Toffel.





Há items dos mais variados, mas, tendo Steve McQueen sido um apaixonado por automóveis, existem também vários objectos alusivos (posters, livros, a carta de condução do actor, etc), assim como alguns veículos, nomeadamente a sua primeira Indian e um dos quatro Mustang da primeira série Bullit especialmente reservados para a família McQueen. Na mesma ocasião irão igualmente a hasta pública outros veiculos interessantes, como o Shelby GT-500 de Bruce Willis ou a moto Vincent Series B que em '49 bateu o recorde de velocidade. Aqui pode-se pesquisar a lista completa.
.
Numa altura em que o sistema financeiro está em pré-colapso, uma "colecçãozinha" destas era capaz de ser boa ideia...

Lexus anuncia que vei ter concorrente para o Audi A3 e BMW Série 1

Tadashi Arashima, presidente da Toyota Europe, confirmou, em entrevista ao jornal alemão WirtschaftsWoche que a Lexus vai ter um modelo compacto, abaixo do IS, para concorrer com o Audi A3 e o BMW Série 1. O mesmo responsável da Toyota anunciou também que a marca vai continuar a apostar nos híbridos, cujas vendas espera duplicar até 2010.

Ruf "converte-se" aos eléctricos

A notícia não podia ser mais simbólica: a Ruf, preparador alemão conhecido pelos seus desportivos absolutamente radicais baseados em modelos da Porsche (com vários recordes de velocidade no palmarés), anunciou oficialmente que está a desenvolver o seu primeiro carro movido a energia eléctrica. Só faltava mesmo uma "casa" tão purista como a Ruf...

(press-release abaixo)




eRUF Concept Model A 2008
“ Emotion without Emission”


Ruf Automobile GmbH, internationally well known manufacturer for high performance
automobiles and the producer of the famous CTR-series is now introducing the first
electrically powered sports car from Germany.
The fundamental ideas that lead to the development of the eRUF concept vehicle came from
Alois Ruf. The car maker from the Bavarian town of Pfaffenhausen had a vision of a simple
energy transfer concept: his hydroelectric power plants, which feed 35 million kW hours of
electricity annually into the German electrical network, could also more or less directly power
modern autos. 35 million kWh is enough energy to power one of the prototypes eRUF as
described below for 3500 journeys around the globe – or 3500 of the cars one time around the
world each.
The idea seemed even more inspiring, as it would be possible for him to connect cars directly
to the emission-free power plants for charging and drive away on the water-generated power.
The eRUF Model A concept car is the first prototype to lead the technical development away
from the combustion engine.
Actually, for the first time an electric motor is being used which comes to fitting into the Ruf
model range.
The three-phase AC motor’s performance easily puts many conventional conbustion engines
to shame. It produces its maximum 650 Nm torque output from 0 rpm onwards. This power
rips into the drive shafts so impressively during acceleration, that one is immediately
reminded of the extremely powerful Ruf Rt 12
It is actually enough simply to put the car in 6th gear and press down the accelerator pedal (an
“amp pedal”, not a “gas pedal” in this car!), and drive off.
The eRUF Model A has such impressive acceleration that the project goal of 0-100 km/h in
under 7 seconds was achieved.
The maximum power output is around 204 hp if you translate it into combustion engine terms.
In direct connection to Volt and Ampere the maximum output level of 150 kW is a useful
figure.
A short discourse regarding efficiency might be helpful at this point: a highly-developed,
modern petrol engine uses around 75 percent of the energy in its tank to heat the engine
coolant and exhaust gas and only 25 to 30 per cent for actual propulsion. A diesel manages to
convert a respectable 35 to 40 percent of its fuel energy into motion. The permanent magnet
electric motor, on the other hand, is a model of high efficiency: it offers over 80 percent
efficiency over the majority of its power range, extending 90 per cent in the upper end of its
power range.
Ruf engaged CALMOTORS in Camarillo, California, specialized in the implementation of
hybrid electric and electric only power train designed to combine the latest generation of
lithium-ion batteries with its motor.
Since the 150 kW electric motor unit is very compact, there is a lot of room for batteries in the
Ruf’s bodywork.
The Axeon iron-phosphate, lithium-ion batteries currently in use weight 5.6 kg and deliver
160 Ah each. This means each one could theoretically deliver 160 amperes of electricity for
one hour under normal temperatures or 1 ampere for 160 hours.
The generation of batteries available from Axeon represents by no means the end of the
developmental curve. Current performance improvements in battery technology indicate that
end of this improvement spiral is nowhere near.
The driving current in the eRUF is regulated by an electric “drive-by-wire” accelerator pedal.
It is not the first electrical accelerator in a Ruf model. Other Ruf models also provided load
control via potentiometer-pedals, nicely dosed for their powerful engines.
The power and torque produced by the 3-phase motor can be used to recover just as much
power as it can put out. When coasting, the motor becomes a generator producing electricity
to charge the batteries. The torque and electrical amperage ratings below are therefore to be
understood as theoretical absolute maximums and minimums.
The 96-cell battery system is constantly monitored by an intelligent bus system from Axeon.
Each individual cell is coupled with a sensor that sends critical information on cell
temperature and voltage to the central control system. If irregularities appear during
operation, the system can react within milliseconds to bring the values back in line,
effectively preventing critical lithium-ion overheating behaviour during charging.

17.10.08

Honda... Prius? Ou Toyota... Insight?



É impressão minha ou o novo Toyota Prius (à esquerda) parece-se muito - talvez... demasiado! - com o Honda Insight (à direita) ?

Que por sua vez já se parecia muito com o Prius original (em baixo)...

Que grande confusão!!!