27.10.08

Um estudo interessante...

É interessante, este estudo da Capgemini sobre o comportamento dos consumidores de automóveis nos mercados maduros e emergentes. Eis algumas conclusões:

- Há diferenças muito grandes entre os consumidores dos mercados maduros e os dos mercados emergentes relativamente ao que esperam de um automóvel;

- A internet é cada vez mais importante na recolha de informação e muitos consumidores já gostariam de comprar carro online hoje em dia;

- Os meios "peer-to-peer" como os fóruns, os blogues, etc, são cada vez mais procurados como fonte de informação. E, neste aspecto, essa procura é muito maior nos mercados emergentes (Brasil, Índia, China, Rússia) do que nos mercados maduros (Alemanha, EUA, França, Reino Unido). Neste aspecto, eles estão claramente à frente...

Depois, ainda há algumas frases interessantes de consumidores ouvidos no estudo acerca do que eles esperam do automóvel dentro de 10 anos

"Dentro de 10 anos não haverá concessionários. Sentado ao computador, eu poderei encomendar um automóvel directamente do fabricante, fazendo alterações de design ao meu futuro carro. Que depois entrará na linha de montagem. Então eu terei um carro que é único. Talvez pareça engraçado... mas se nós hoje em dia já podemos fazer isso com o nosso mobiliário, porque não fazê-lo com os automóveis dentro de 10 anos?"

Consumidor russo

"Gostaria de comprar um carro que funciona a baterias recarregáveis (como um telemóvel) e que podem ser recarregadas com energia solar. Um carro assim pode custar mais de início mas sai mais económico a longo prazo"
Consumidor indiano

"Gostaria de conseguir fazer a configuração do meu novo carro online e depois enviar esta configuração para uma extensa rede de pontos de venda, que fariam as suas ofertas para corresponder a ela"
Consumidor alemão

Humm... interessante...