14.11.08

Automagazine nº 199: nunca viu nada assim!

Há dias da nossa vida que deviam ser marcados num calendário como se de um feriado se tratasse. Reunir seis superdesportivos na mesma pista, num total de 3566 cavalos, apenas para medir a... velocidade (!), não é algo que aconteça todos os dias! Os resultados obtidos espelham, tão simplesmente, o fascínio que representa ter nas mãos um desportivo de semelhante calibre: velocidade, no limite dos limites, no extremo do conta-rotações - no limite do que é fisicamente possível! A não perder!

Esta é, por si só, uma edição de ocasiões especiais. O Sandro Mêda ficou encarregue de nos explicar por que razão o Ferrari California, que não é o mais barato nem o mais potente dos cavallinos, tem uma mística tão grande... mesmo tendo poucos meses de mercado. E explica na perfeição o que é um «espírito Ferrari» que se pode conduzir no dia-a-dia. Pelas mãos do André Mendes já passaram cinco gerações de Volkswagen Golf e ele era, por isso, a escolha certa para um desafio diferente: passar 24 Horas com o primeiro exemplar da sexta geração e fazer como se fosse dele. Dos rituais matutinos às compras do final do dia, da saída com os colegas para almoçar ao entardecer decorado pelo pôr-do-sol. E assim ficámos a saber o que vale, na realidade, o novo Golf.

Marcelo Aguiar é o vencedor do Prémio de Design Automagazine/Seat e é, portanto, o escolhido para ir estagiar para Martorell, sob a orientação de Luc Donckerwolke. O seu Seat W emergiu de um grupo de bons trabalhos que pode ser visto nas páginas da revista - certamente já se terá cruzado com alguns deles aqui mesmo, neste blogue.

O Pedro Silva e o Flávio Serra não se entendem: um quer escolher o desportivo mais «responsável» para um pai de família, o outro procura a vertente mais «egocêntrica» que um automóvel de elevadas performances deve ter. Resultou num diálogo interessante, numa saudável discussão que se tornou tão «sumarenta» que resolvemos reproduzi-la praticamente na íntegra nas páginas desta revista. E resultou, outra vez, num dia diferente, que não se repete com facilidade.

Lewis Hamilton é o namorado da menina das Pussycat Dolls, a cara preferida das revistas ingleas, uma estrela de televisão, o rosto de algumas campanhas publicitárias, o orgulho dos afro-descendentes espalhados pelo mundo e o novo ícone pop do Reino Unido. Ah!, e é também o novo campeão do mundo de Fórmula 1! Sabe quem ele é - realmente? Pois nós dizemos-lhe quem é o homem por detrás do piloto.

Em suma, mais uma edição para coleccionador. Daquelas que se guarda na estante - junto de todas as Automagazine que já lá estão e das quais nunca se vai desfazer. Boa leitura!