Finalmente... o Panamera!
A Porsche acaba de divulgar as primeiras fotos oficiais do novo Porsche Panamera.
Nunca saberemos se a marca alemã acelerou ou não a fase final de lançamento do Panamera por causa da pressão da Lamborghini, mas o que é certo é que ele aí está: vários anos depois (!!!), com desenhos, nomes, anúncios oficiais e partes da frente pelo meio, eis o Panamera inteiro. Finalmente.
A proposta da Porsche para o segmento dos desportivos de quatro portas e quatro lugares (com "amplo compartimento de bagagens e o conceito funcional de rebatimento dos lugares traseiros", reza o comunicado oficial...), tem quase cinco metros de comprimento por 1,93 de largura e 1,42 de altura. Teré motores de seis e oito cilindros em V (sem Diesel para já...), com potências entre os 300 e os 500 cv, com caixas manuais de seis ou PDK de sete. Na Primavera haverá um Panamera híbrido.
O Panamera será produzido em Leipzig a uma cadência de 20 mil unidfades ano. Os motores vêm de Zuffenhausen e as carroçarias chegam já pintadas da fábrica da Volkswagen em Hannover.
O slideshow e o video revelam
as primeiras imagens do carro (ainda estou a formar opinião...) e o press release integral a seguir transmite todas as informações disponíveis.
Lançamento no Verão de 2009
A Porsche apresenta as Primeiras Fotografias do seu Panamera Gran Turismo
Estugarda. A Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, apresenta as primeiras fotografias oficiais do Panamera na sua versão final. No seu design, perfil e silhueta, o novo modelo de quatro lugares distingue-se claramente por ter todo o ADN da família de Estugarda. Concebido e desenhado como um turismo de quatro portas desportivo, o Panamera combina todas as suas virtudes no estilo típicoda Porsche: dinâmica de condução desportiva, um interior generoso e funcional e o impressionante conforto de um Gran Turismo. Depois dos desportivos 911, Boxster e Cayman e do SUV Cayenne, a Porsche apresenta o Panamera, a sua quarta gama de modelos.
Os designers do Panamera conseguiram posicionar este automóvel único como algo completamente novo e diferenciador mas ao mesmo tempo capturaram a essência da aparência Porsche. Pelas suas dimensões, o Panamera destaca-se no seu segmento: de largura tem 1931mm, e com 1418 mm é mais baixo que todos os seus concorrentes.A inconfundível silhueta GT tem a sua base nos 4970 mm de comprimento, com frente e traseira marcadamente desportivas. No seu estilo e elementos visuais, o Panamera segue a filosofia de desenho refinada ao longo de décadas no 911 e implementada com reconhecido êxito no Boxster, Cayman e Cayenne.
Pelo seu design, o Panamera vai estabelecer um novo patamar neste segmento. A simbiose dos princípios de um coupé, a interpretação única de uma carroçaria GT e os benefícios do conceito funcional do espaço interior, determinam ao novo Porsche a sua aparência tão exclusiva. Como exemplo, o Panamera apresenta entradas de ar com contornos muito característicos em vez de uma convencional grelha. Jantes com arcos denunciados e o longo capot na frente recriam o aspecto típico 911 que o cliente Porsche aprecia há mais de 45 anos. O formato V ao longo do compartimento do motor e no vidro traseiro até à cauda, dão lhe todo o carácter desportivo e
exclusivo. Os imponentes e musculados ombros sobre as rodas traseiras, a dinâmica linha do tecto bem como os estilizados tubos de escape conferem a este novo modelo todo ADN de um puro sangue Porsche.
O elegante arco do tecto extende-se sobre o generoso interior, quase convidando a entrar. Como
todos os Porsches, o Panamera é orientado para as necessidades e desejos do seu condutor. Mas agora, graças ao novo conceito de espaço e arquitectura interior, os ocupantes do habitáculo são também convidados a experimentar a sensação típica de “pilotar” o veículo. Todos os passageiros podem usufruir do supremo conforto ergonómico tanto à frente como atrás. O amplo compartimento de bagagens e o conceito funcional de rebatimento dos lugares traseiros oferecem ao condutor a possibilidade de ajustar o espaço de acordo com as suas necessidades pessoais.E finalmente, a porta na traseira desportiva deste coupé combina com grande elegância, a utilização cómoda e funcional para o uso diário.
A Porsche desenvolveu potentes motores de vanguarda para o Panamera, reflectindo uma vez mais as qualidades típicas da marca – os motores em V com seis e oito cilindros e potências dos 300 aos 500 cvs. Alguns dos motores utilizam tecnologia turbocompressor, Injecção Directa de Combustível tornando os ao mesmo tempo potentes e eficientes. A entrega de potência aos eixos é feita através de uma caixa manual de seis velocidades ou pela PDK, a caixa de dupla embraiagem Porsche de sete velocidades. Para além da desportiva tracção traseira, a versão de topo do Panamera apresentará uma sofisticada tracção total que estará também disponível opcionalmente. Também como opção, a Porsche está a preparar uma versão particularmente eficiente em termos de consumo com a introdução de um Panamera híbrido. Mais pormenores sobre os motores, transmissões, performances, preços e equipamento serão divulgados na Primavera.
O Porsche Panamera vai ser construído na fábrica da Porsche em Leipzig, onde a nave de produção medindo mais de 22.000 m2 e centro de logística estão actualmente a ser construídos . Enquanto os motores que equipam o Panamera vão ser construídos na fábrica da Porsche em Zuffenhausen, as carroçarias já pintadas vão ser fornecidas pela fábrica da Volkswagen em Hannover. A fábrica de Leipzig vai fazer a assemblagem do Panamera para entrega final com um objectivo anual de cerca de 20.000 unidades. A Porsche está uma vez mais apostada no seus forncedores nacionais na produção do Panamera, com cerca de 70% de todo o valor do modelo a ser gerado neste país. Assim, o Panamera é claramente um automóvel “Made in Germany”.
O Panamera vai fazer a sua primeira aparição na Primavera de 2009 e os primeiros modelos estarão nos Centros Porsche de todo o mundo no final do Verão.