26.4.07

No início era o jogo...

Consta que «Need for Speed Carbon» terá sido o mote para o nascimento do fenómeno «Canyon Racing» nos Estados Unidos: nos subúrbios de Los Angeles, grupos de anónimos apaixonados pela velocidade e, na maior parte dos casos, por carros modificados, fazem corridas ilegais uns contra os outros.

O jogo de vídeo introduziu a vontade de fazer corridas de rua, quanto mais depressa melhor e com muitas derrapagens à mistura. Os «drift racers» fizeram fama no Japão e agora chegaram à Calfórnia, através de corridas que são feitas em estradas com muitas curvas, asfalto aceitável e - condição obrigatória - isoladas. Por «isoladas» entende-se sem outros automobilistas e sem polícias. As forças da ordem até aparecem nessas estradas de vez em quando, mas apenas para saber se está tudo bem - sabem que não podem fazer nada, são detectados a quilómetros de distância e, quando chegam, nunca apanham ninguém a pisar o risco.

Os «Canyon racers» fazem corridas a par, a subir e a descer os desfiladeiros. Andam na cola uns dos outros e fazem drifts como o melhor piloto de exibição. E o curioso é perceber que eles não gostam da «publicidade»: os encontros são combinados pela internet e nunca com mais de 48 horas de antecedência; sempre que se apercebem que anda alguém nas proximidades com vontade de levar as corridas para os jornais e para as televisões, desaparecem num ápice; quando os criadores do jogo «Need For Speed» os tentaram associar ao fenómeno, demarcaram-se e disseram que não queriam ser responsabilizados por maus exemplos, extinguindo o website, que à data era público.

São cidadãos normais, com bons empregos, há mecânicos, engenheiros, advogados e até médicos. Gostam apenas de acelerar e andar depressa e não querem badalar aos quatro ventos quem são e o que fazem. Nem porque fazem o que fazem.

Qualquer jovem que goste de automóveis, qualquer adolescente, qualquer criança, pode sentir-se influenciado por um jogo de computador. Mas só os adultos (com dinheiro) podem concretizá-lo. Mesmo no meio de tudo o que é ilegal e perigoso, têm a consciência de fazer as suas corridas em cenários quase desertos, dificlmente acessíveis e num regime de auto-controlo muito interessante.