30.4.07

De volta ao velho «ring»

Nick Heidfeld foi o protagonista de um momento marcante: 31 anos depois, voltou a passar com o um Fórmula 1 no mítico Nordschleife, o antigo circuito grande de Nurburgring, um traçado com 22,810 km.

«Nem queria acreditar no que estava a acontecer», disse o piloto alemão, que pilotou um F1.06 da BMW no circuito, perante milhares de curiosos que acorreram a presenciar o momento ao vivo. O carro estava quase totalmente em configuração de Grande Prémio, com excepção da altura ao solo (mais elevada que o normal) e dos pneus, uma vez que foram usadas borrachas de misturas muito duras.


«Implorámos-lhe que tivesse cuidado», disse Mario Theissen, director da BMW F1. «Isto era uma celebração de um circuito fantástico, uma homenagem ao Nurburgring. Não interessava tirar tempos», disse, justificando o facto de Heidfeld não ter feito nenhuma volta rápida, porque abrandou várias vezes para que pudesse ser fotografado.

«Mesmo assim foi espectacular. É o circuito mais fantástico de todo o mundo. Se pudesse, tinha ficado aqui o dia todo a esvaziar o depósito de combustível», acrescentou Nick Heidfeld: «as forças 'g' em Bergwerk e em Dottinger Hohe são incríveis», disse ainda: «isto fez-me recordar imensas memórias de infância, fiquei emocionado». Foi na recta de Dottinger Hohe que o alemão atingiu a velocidade máxima, 275 km/h.