28.5.09

Ariel Atom V8



são conhecidos os primeiros detalhes do Ariel Atom V8.

São 500 cv para um carro com 500 kg de peso, tornando-o um dos carros de produção em série com a mais baixa relação peso-potência.

Usando um motor V8 turbo internamente desenvolvido por Russel Savory, com 2,4 litros, acoplado a uma caixa sequencial de seis velocidades, o Ariel Atom V8 debita mais de 500 cv às 10.000 rpm e promete uma aceleração dos 0 aos 96 km/h em menos de 2,5 segundos. A caixa tem patilhas de comando no volante, assim como controlo de arranque e de tracção.

Expressão máxima da performance na estrada, o Ariel Atom V8 será produzido, numa série muito limitada de 25 exemplares, na fábrica de Somerset, a partir de meados de 2010. Ainda não há certezas sobre o preço, mas limitado será também certamente o grupo de pessoas que poderão dar os 100 a 135 mil libras (115 a 155 mil euros) que se estima venha a custar.

ADENDA: Estava incorrecta a informação acerca do motor: afinal não se trata de um V8 turbo (como indicava o primeiro press release disponível no site da marca, que me induziu em erro), mas sim um V8 normalmente aspirado, informação dada pelo fundador à revista Car e que a Evo confirma. Obrigado ao blogue Motor Machines pelo alerta. É bom saber que há por aí gente muito bem informada!