4.5.07

Gumball 3000 cancelado após acidente fatal

O Gumball 3000 foi suspenso depois de um acidente fatal ocorrido na Macedónia, perto da fronteira com a Albânia.


Segundo as informações disponíveis, que são muito dispersas, uma equipa composta por dois britânicos, ao volante de um Porsche 911 Turbo, embateu num VW Golf conduzido por um automobilista local, de 67 anos de idade, que viria a falecer em consequência do acidente. Embora sem confirmação, parece que os dois ingleses tentaram fugir a bordo de um outro carro do rali, mas acabaram por ser apanhados pela polícia e presos com base nas acusações de condução perigosa e abandono do local do acidente.

A Auto Motor und Sport tem uma imagem do acidente, esta aqui ao lado, retirada de um video (que o Jalopnik reproduz).
Numa primeira fase, Maximiliam Cooper, responsável máximo do Gumball 3000, emitiu um comunicado em que tentou evitar responsabilidades sobre o acidente, mas num segundo press release lamentou o ocorrido e determinou o cancelamento do que restava da prova.


A edição deste ano do Gumball já tinha levantado polémica aquando da passagem, no início da semana, pelo território alemão, durante a qual alguns carros foram parados pela polícia e impedidos de continuar a competir nas estradas germânicas.
.
Caso não tivesse acontecido o fatídico acidente, os carros do Gumball 3000 deviam estar a chegar a Berlim nesta sexta-feira, onde, pelas reacções que o rali estava a ter nos media germânicos, iriam ter uma recepção intransigente por parte das autoridades de trânsito.
.
Acaba assim sem glória e envolta em polémica, a nona edição do Gumball 3000, segundo a organização a primeira com acidentes fatais a lamentar.