22.5.07

Automagazine: edição dos 15 anos

Já está nas bancas a edição 6/2007 da Automagazine, que tem como tema principal de capa a renovação que as marcas europeias estão a fazer dos seus modelos de gama média: VW Golf, Opel Astra, Ford Focus e Peugeot 308 estão todos em processo de renovação, aos quais se junta o Fiat Bravo.

O "exótico" deste mês é o Artega GT, o primeiro modelo de uma nova marca alemã de desportivos que tem atrás de si o "peso" de Karl-Heinz Kalbfell, antigo responsável de marketing da BMW, e de Henrik Fisker, ex-designer da... Aston Martin. A Porsche é a principal visada por este coupé com motor V6 de 300 cv.

O Audi Cross Coupé e o Mercedes Concept CS, mesmo mostrados na longínqua Xangai, não nos passaram despercebidos (cada um tem duas páginas para se mostrar aos leitores) e quanto a novidades, destacam-se também as primeiras impressões ao volante do Audi S6 (V8, 354cv... humm, humm..) e do novo Ford Mondeo.

Nos ensaios, a estrela continua a ser o Mercedes C220 CDI, agora comparado com o A4 2.0 TDI de 170cv, o BMW 320d e o Lexus IS220d. É um comparativo óbvio, mas inevitável, entre alguns dos "pesos-pesados" do nosso mercado. Nesta edição complementamos o comparativo com uma simulação de renting para cada um deles.

O Nissan Qashqai foi fotografado na Buraca, em frente a uns típicos graffitis suburbanos e isso deu ao Rui Reis a ideia para o título: "Buraco no Sistema", um trocadilho com Buraka Som Sistema que diz muito sobre o que realmente é este Qashqai, uma proposta inovadora que parace ter encontrado uma nesga livre num segmento de meracdo demasiado "cinzento".

Mas este mês o trabalho mais divertido de fazer foi a escolha dos "30 Melhores Roadsters de sempre". O Pedro Nascimento pediu ao pessoal da redacção para escolher aqueles que cada um considerava os seus 10 roadsters de eleição e, entre alguns que gostam mais dos clássicos e outros que veneram os modernos, o resultado não podia ser mais diversificado, com carros exóticos como o Morgan Three Wheeler e ícones como o Jaguar E-Type, o Mercedes 300 SL ou o Porsche 550 Spyder (escolha minha! escolha minha!). Vale a pena ver.


Noutro registo, visitámos a Motorclássico, mas não foi para ver os carros. Foi para conhecer melhor as pessoas. O que motiva quem se dedica com tanta paixão aos automóveis? O que leva as pessoas à procura de tantos pequenos pedaços de memória? Uma miniatura, um emblema velho, um livro quase em farrapos? Porque razão tanta gente - novos e velhos - dedica tanto do seu tempo aos automóveis que não têm ar condicionado, nem airbags, nem auto-rádio com RDS? Perguntas que têm sempre várias respostas.


Por fim, chamo a atenção para a crónica de Carlos Alberto Matos sobre o vigésimo quinto aniversário da marte de Gilles Villeneuve, um pedaço de prosa só ao alcance de quem viveu por dentro, durante muitos anos, o mundo fantástico da Fórmula 1. Leitura altamente recomendável.


Tudo isto é "a" Automagazine. Numa banca perto de si, e a comemorar 15 anos de existência. Parabéns!