10.5.07

Campanha a favor do ESP

Foi lançada no passado dia 8 de Maio, em Itália, uma campanha de âmbito europeu, chamada "Choose ESC", para a promoção do ESP (a quel eles chamam ESC - Electorinic Stability Control). Segundo os promotores da iniciativa, 4000 vidas e 100.000 feridos poderiam ser poupados se todos os carros a circular na Europa tivessem ESP instalado.

O "Choose ESC" tem um site - www.chooseesc.eu - onde podemos encontrar as notícias da campanha assim como vários estudos detalhados sobre o tema (em PDF) e numerosos links para quem quiser aprofundar o assunto. Imagens e videos também estão disponíveis. Obviamente, a iniciativa tem o apoio da União Europeia e da FIA.

A questão não é nova, mas esta iniciativa contribui para colocar definitivamente na agenda a proposta de tornar obrigatório o ESP como equipamento de série de todos os veículos novos vendidos na Europa. As catástrofes naturais não imprevisíveis, as guerras são uma estupidez, mas isto está para além disso. Não há justificação racional possível para a quantidade de vidas humanas que se perdem nas estradas. Tornar o ESP obrigatório - tal como o ABS há uns anos - é uma medida de mero bom senso que já devia ter sido tomada há muito tempo.