24.11.09

Automagazine: o fim!

Caros leitores,

Como certamente já devem ter percebido pelas notícias vindas a público, a Motorpress, pressionada pela quebra de vendas e de facturação publicitária, decidiu encerrar duas revistas – entre as quais a Automagazine – e fazer o despedimento de 28 pessoas, das quais 11 jornalistas – entre os quais eu.

Naturalmente, esta não é uma decisão que eu tomaria enquanto director da revista e não concordo com ela. A Automagazine é uma boa revista e, resistindo durante esta fase de crise que atravessamos, tinha condições de continuar a ser a revista de sucesso que sempre foi. Havia alternativas a esta decisão, que passavam nomeadamente por um reforço da revista de forma a que fosse ao encontro do que os seus leitores esperavam dela. Mas a Motorpress, num processo iniciado em Estugarda, decidiu diferentemente. Lamento-o e penso que a Motorpress também o virá a lamentar um dia. Como director empenhado no trabalho que vínhamos a realizar, não poderia ter um entendimento diferente.

Pela minha parte, levo a mágoa que não ter conseguido conduzir a Automagazine a bom porto. Lamento-o pelos muitos leitores fiéis que nos acompanharam ao longo destes anos, pelos excelentes jornalistas que passaram por esta casa e, sobretudo, pela revista, que, após 17 anos de publicação, merecia um futuro melhor.

Mas, olhando para trás, fico orgulhoso do percurso que fizemos. Creio que fizemos uma boa revista, da qual nos podemos orgulhar e que muitas vezes inovou e desbravou caminhos na maneira de produzir informação automóvel em Portugal. O que a derrubou foram as contingências do mercado e os efeitos devastadores da crise que atravessamos. Não foi a falta de qualidades próprias!

O nº211 da Automagazine, cuja capa reproduzimos acima, será o último a ir para as bancas. Gostaria de agradecer a todos os leitores que ao longo deste tempo estiveram connosco e aos visitantes habituais deste blogue o apoio que nos deram.

O nosso muito obrigado!

José Moreno

Director