3.4.08

Um Lexus IS-F e um velho amigo...

Conheci o Gonçalo Gomes vai para 14 anos, era ele um orgulhoso piloto português - acabadinho de ganhar a Fórmula Ford sem ainda ter carta de condução e igualmente acabadinho de se estrear nas Euroseries de Fórmula Opel - e era eu um verdinho jornalista estagiário.

O que mais me impressionou nesse momento foi a facilidade de comunicação que ele demonstrou, o trato fácil, educado, a forma de me explicar o que queria dizer sem falsas modéstias e a vontade que tinha de ser um grande piloto, representar Portugal no estrangeiro e levantar muitas vezes a nossa bandeira no pódio.



Perdi-lhe o rasto no início do novo século, depois das aventuras que ele teve em Le Mans, em corridas nacionais e em outras competições. Reencontrei-o há dias, no Autódromo do Estoril. Foi ele que me explicou como se guia no limite um Lexus IS-F, com motor V8 de 423 cv e tracção atrás. E apesar de lhe ter visto nascer uns cabelos brancos, notei como ele está igual, com a mesma gentileza no trato e a mesma facilidade de comunicação.

É por isso que trabalha por toda a Europa fazendo isto mesmo: é instrutor de condução avançada e fá-lo ao serviço das várias marcas que requerem os seus serviços. Fá-lo bem, como de resto sempre o vi fazer. E hoje tem uma carreira sólida que o distancia muito, mesmo muito, dos tempos em que tinha que andar a bater às portas para pedir patrocínios para a carreira desportiva. Sei, porque mo disse, que tem muitas saudades do «cheiro» muito próprio das corridas de automóveis, mas conforta-o poder trabalhar com automóveis e poder ter um futuro para ele e para a família.

Obrigado ao Gonçalo Gomes, mas também ao Pedro Salvador e ao Alexandre Camacho, que estiveram connosco numa manhã dificilmente repetível. Por umas quantas horas, aquelas curvas onde passaram Ayrton Senna, Alain Prost, Nelson Piquet e Michael Schumacher foram nossas. E vai poder saber mais sobre este assunto na próxima edição da Automagazine.

PS - desculpa, Gonçalo. Mesmo depois de 10 voltas não consigo fazer a curva VIP como deve ser...