Audi A1
Quando a BMW decidiu desfazer-se da Rover e Land Rover mantendo os direitos de utilização do nome Mini e construindo uma nova fábrica em Cowley, em 2001, a Mini era uma coisa pequena, muito pequena, ao pé da Rover ou até da Land Rover.
Agora, apenas alguns anos depois, chegou a hora de tirar o chapéu a essa decisão que à época pareceu um pouco estranha: a Mini tornou-se num case study, não só de como recuperar uma marca com sólidas raízes históricas (ao contrário do que é habitual, até os coleccionadores Mini gostam do novo Mini…), mas sobretudo de como a posicionar no mercado para ser altamente rentável. A engenharia e o marketing da BMW são os responsáveis por esse “milagre”. Aliás, são os próprios ingleses a dizê-lo e, de resto, basta olhar para o que são hoje a Rover e a Land Rover para perceber as diferenças...
Claro que é muito curioso verificar – até por razões históricas que transcendem o automóvel - como o “milagre” Mini resultou da combinação entre os atributos de uma marca genuinamente britânica e os de uma empresa que não podia ser mais alemã. Provavelmente os dois países com maior peso na indústria automóvel europeia.
Por isso, torna-se pertinente perguntar: será que a tradição histórica em que o Mini já era rico antes da BMW teve algum peso relevante no caso de sucesso em que depois ele se tornou? Esta é uma pergunta que certamente os responsáveis da Audi já se colocaram internamente. Porque, num momento em estão a desenvolver um modelo para competir com o Mini e disputar o seu sucesso – o Audi A1 – isto é provavelmente a única coisa que lhes falta.
Que o sucesso da BMW no segmento dos minis premium atraiu a atenção dos competidores, isso parece óbvio; mas que não basta fazer um automóvel compacto para aí vingar também parece igualmente óbvio. A Audi acha que tem condições para ser bem sucedida e por isso aposta forte no seu Audi A1. Resta saber se o pedigree faz ou não parte da receita para o sucesso…
É por isso que nós acompanhamos o A1 com tanto interesse aqui na Automagazine.
(imagem: Schulte Design)