Cemitério automóvel na Bélgica
Esta história é muito interessante!
Junto a uma pequena cidade na Bélgica, chamada Chantillon, mesmo à beira da estrada N84, existe um cemitério de automóveis com características muito especiais. Aparentemente, o local, propriedade de um antigo piloto de automóveis, começou a receber carros abandonados em 1933 e chegou a ter 2000 unidades. Em 1975 as autoridades locais forçaram os proprietários a remover parte do parque automóvel, mas ainda assim ficaram cerca de 500 carros (Porsche, Jaguar, Alfa Romeo, Lancia, Chrysler, Packard, Citroën, Mercedes, etc), junto aos quais foram plantadas árvores para "esconder" o local. Trinta e dois anos depois, o sítio foi reaberto aos visitantes.
Encaixado no meio de uma vegetação densa, o amontoado de "velhas carcaças" tem passado mais ou menos discreto e tem características de iluminação muito próprias. Rezam as crónicas que a luz só entra no "cemitério" pela manhãzinha e ao final do dia, quando entra por debaixo das copas das árvores. Não sei se isto é verdade ou não porque nunca visitei o local, mas as fotos que se podem ver na internet (há várias de vários fotógrafos amadores que se interessaram pelo local) parecem confirmá-lo.
Por todas essas razões - a vegetação densa e húmida e a luz indirecta - o local gera imagens de rara beleza. Um dos melhores sets que encontrei na internet foi este aqui em baixo, da autoria de X-it. Aqui fica o slideshow. Vale a pena ver com atenção! E em ecrã total!
Um senão: também segundo informações não confirmadas a autarquia local pretende obrigar os donos a limparem o local por completo até Março deste ano. Ou seja, para quem quiser visitar, este pode ser a última oportunidade.