27.3.08

Tata compra Jaguar e Land Rover

Agora é oficial! A Tata assinou o acordo com a Ford para a compra das marcas Jaguar e Land Rover, conjuntamente com as suas unidades produtivas e os seus direitos. O negócio envolve um montante de 2,3 biliões de dólares, aos quais há a descontar 600 milhões que a Ford se compromete a pagar como contributo para o fundo de pensões das companhias.

A Ford vai continuar a fornecer à Tata motores transnmissões e outras tecnologias por um período posterior à venda não especificado e variável em função do componente. Além disso a merca norte-americana fornecerá serviços de apoio em termos de engenharia e de pesquisa & desvenvolvimento. Os concessionários Jaguar e Land Rover também continuarão a contar com os serviços financeiros Ford durante o período de transição.

Ratan Tata, presidente da Tata, afirmou "nós temos um grande respeito pelas marcas Jaguar e Land Rover e esforçar-nos-emos por preservar a sua herança e competitividade, no respetio pela sua identidade."

Este é portanto o primeiro dia do resto da vida da Jaguar e da Land Rover. O que a Tata vai fazer com estas duas marcas será interessante de ver. Primeiro, porque são duas marcas com um lastro histórico não negligenciável. Segundo, porque são duas marcas que, apesar de tudo têm uma imagem ainda razoavelmente forte na Europa e não só (mais a Land Rover que a Jaguar). E, terceiro, porque se trata da primeira aquisição importante de um património automóvel ocidental por um dos chamados "países emergentes" (a Rover não deu em nada...).

A ver vamos.