29.5.08

Prémio de Design SEAT/Automagazine


.
Já está a decorrer a quarta edição do Prémio de Design SEAT/Automagazine. Este ano, o desafio lançado aos participantes é o mais arrojado de sempre: desenhar um SEAT para a mulher moderna. Chega de carros cor de rosa, interiores com pompons ou aplicações a imitar bijuteria barata. Nem sequer a florzinha no tablier vale pontos... A mulher moderna é sofisticada, independente, inteligente e cheia de iniciativa. O que ela quer de um automóvel é... é... bom, na verdade é precisamente isso que perguntamos aos designers e candidatos a designers!

O concurso é aberto à participações de todos os criadores portugueses - do sexo masculino ou feminino - mas os projectos são dirigidos à mulheres. Como sempre, o primeiro prémio é aliciante para quem quer iniciar uma carreira internacional da área do design: seis meses de estágio (com 2500 euros de bolsa) no Centro de Design da Seat em Barcelona, dirigido por Luc Donckerwolke. Aliás, a ideia do tema foi do próprio Luc, num almoço de trabalho que tivémos no Bica do Sapato há uns meses atrás. Limadas as arestas do concurso, preparada a respectiva "mecânica" o desafio aí está para quem estiver à altura dele: desenhar um automóvel que as mulheres adorem. Ou seja, há aqui também um desafio à capacidade de sedução de cada um...

A página do Prémio de Design fornece mais informações sobre o tema e integra a versão integral do regulamento, para que os interessados possam trirar todas as dúvidas sobre como participar. Os trabalhos terão que ser enviados para a Automagazine até 26 de Setembro e depois serão avaliados por um juri presidido por Luc Donckerwolke. Os resultos serão anunciados na Automagazine de Novembro, que sai no final de Outubro.

Ferrari California



Ora aqui está algo que eu nunca pensei ver um Ferrari a fazer...

28.5.08

O 16º BMW Art Car

Todos os anteriores foram, no mínimo, originais. Inspirados, alguns deles. O último, de Jenny Holzer, não foi particularmente feliz, mas pelo menos era um automóvel. Um carro de corridas. Um BMW de corridas. Desde 1975 que se conhecem os BMW Art Cars e já foram criados 15 diferentes, por artistas mais ou menos famosos.

Até Andy Warhol participou neste festim próprio da BMW. O último Art Car, o 16º, foi mostrado ontem em Munique, pelo seu criador: o dinamarquês Olafur Eliasson. O resultado é, para dizer o mínimo, estranho. E ele é o primeiro a dizer: «acho estranho que chamem a 'isto' um carro».

Debaixo da carcaça de gelo está um BMW H2R. Palavra de honra que está. Eu vi.

26.5.08

Automagazine nº193

Já está nas bancas a edição nº 193 da Automagazine. O nosso colega Fernando Gómez Blanco foi um dos poucos jornalistas que esteve em Miami para guiar o Audi R8 V12 TDI e nós aproveitámos para o chamar à capa com grande destaque. Não apenas porque seja um grande desportivo - que de facto é - mas porque é a gasóleo. Mais precisamente porque é um superdesportivo a gasóleo. O primeiro! Ainda não se sabe como vai ser a versão de produção deste protótipo, mas só por isso, já fez história!

Nesta edição completam-se 16 anos que a Automagazine começou a ser publicada. Para o comemorar fomos folhear uma a uma todas as 192 edições que já publicámos e fizémos um levantamento dos carros que tiveram mais destaque nas nossas páginas. Depois submetemos essa lista à votação dos nossos jornalistas para elegermos os 3 automóveis mais importante lançados em cada ano, de 1992 a 2007, e os 25 mais determinantes dos últimos 16 anos. Não lhe dizemos qual é o mais importante de todos para não estragar o suspense...

Nesta edição publicamos igualmente as primeiras impressões ao volante do BMW X6 e conduzimos o Nissan GT-R no autódromo do Estoril para espremer tudo o que ele tem para dar. Nos ensaios, destacamos o Ford Kuga 2.o TDCi, o confronto entre o Audi A3 Cabrio e o BMW Série 1 Cabrio e um curioso mano-a-mano entre o Mercedes SLR e o Mercedes SLK. Para terminar levámos o Iveco Daily 4x4 (não sabe o que é? Não faz mal, nós também não sabíamos entes de o vermos...) numa volta pelo campo e pela cidade. Ficámos impressionados, mas não tanto como aqueles que se cruzaram connosco...

20.5.08

Será desta?

A Subaru tem um novo Impreza. Acredita-se que o desenvolvimento desse novo Impreza teve um capítulo, muito cuidadoso, dedicado à formatação original do modelo para se poder converter num bom carro de Ralis.


Pois bem, aqui está o Impreza WRC que Petter Solberg e Chris Atkinson vão estrear no próximo Rali da Grécia, mesmo no final do mês de Maio. É uma antecipação à ideia inicial de o pôr a correr só no Rali da Finlândia. Resta saber se é pelo motivo que diz David Richards - que a Prodrive trabalha tão bem que o carro está pronto antes do tempo - se é porque a Subaru está desesperada e plenamente convicta que, com o actual Impreza WRC, não vai mesmo a lado nenhum.

Se a hipótese for a segunda, resta esperar que não seja um grande tiro no pé. O Mundial de Ralis merece um terceiro candidato às vitórias e a Subaru merece recuperar o estatuto que já teve.

15.5.08

As estrelas e os seus carros

Descobri que este livro tinha sido publicado na última edição da revista Autofocus. É editado pela Schwazkopf & Schwazkopf e junta muitas imagens de grandes estrelas do cinema, da música, das artes e do desporto com os seus carros. A avaliar pelas imagens a seguir, deve ser bem interessante. Se alguém conhecer uma edição que não seja em alemão...

Capa

Sammy Davies Jr. e o DeLorean DMC

Audrey Hepburn e o Ferrari 250 Cabriolet

Clark Gable e o Packard Twin Six

James Garner e o Mini Cooper S '69

Dean Martin e o Facel Vega '61

Marlene Dietrich o o Rolls-Royce Phantom '29

Elvis Presley e o Rolls-Royce Silver Cloud

Jimmy Dean e o seu Porsche Speedster

Jane Mansfield e o Lincoln Cabriolet

John Lennon e o seu Rolls-Royce "psicadélico"

Pelé e o Mercedes

Sammy Davies Jr. e o Rolls-Royce

Sophia Loren e o Mercedes SL

Steve McQueen e o Jaguar XKSS

Marilyn Monroe num carro

Mr. Spock e o Buick Riviera de '69

Steve McQueen e o Lola de competição

Tom Jones e o Rolls-Royce Phantom
Sugar Ray Robinson e o Cadillac Cabriolet de '51

Tesourinhos deprimentos #6

Recebi isto por e-mail:

"Press-Release DIA DO CLIENTE [MARCA A] [CONCESSIONÁRIO B]

Exmos. Senhores,

Junto envio Press Release sobre mais uma iniciativa que, tenho a certeza irá merecer a V/ melhor atenção.

Agradeço desde já a V/ atenção e disponibilidade.

Atentamente,"



De certeza...?!

Acidentes na estrada estão escritos nas estrelas?

Uma seguradora inglesa analisou mais de 700.000 sinistros ocorridos num período de cinco anos e chegou à conclusão que existe uma forte ligação entre o signo dos condutores e a probabilidade de se envolverem num acidente de viação.
Posto isto, o estudo conclui que os melhores condutores são, ex-aequo, as pessoas nascidas sob os signos de Sagitário e Escorpião, facto que os investigadores explicam pela determinação e alegria que caracterizam estes signos. Em terceiro surgem os nativos de Balança, com a sua tendência para o equilíbrio e a diplomacia a culminarem numa condução segura.
Os nascidos sobre o signo de Carneiro são os piores condutores, contribuindo para quase nove por cento dos acidentes rodoviários. Gémeos e Touro classificaram-se logo a seguir como os signos mais perigosos ao volante.
E vocês, de que signo são? :)

(Notícia tirada daqui)

13.5.08

Nissan GT-R faz 7m29s em Nurburgring

A Nissan anunciou oficialmente que o Nissan GT-R fez uma volta completa ao circuito de Nurburgring no tempo de 7:29 minutos o que o coloca quase no top10 dos tempos mais rápidos. O teste teve lugar nos passados dias 16 e 17 de Abril e ao volante esteve o piloto de testes da Nissan, o japonês Tochio Suzuki.

A seguir estão os tempos de Nürburgring e logo a seguir o comunicado na íntegra.

6:55
Radical SR8
360 cv/650 kg
Michael Vergers
28-09-2005


7:12
Radical SR3 Turbo
320 cv/500 kg
Phil Bennett

7:14
Donkervoort D8 RS
398 cv/760 kg
Michael Düchting

7:15
Edo Porsche GT2 RS
612 cv/1284 kg
04-08-2005


7:18
Donkervoort D8 RS
370 cv/670 kg
Michael Düchting

7:22
Loaded BMW M3 CSL
~600 cv/1427 kg
Richard Göransson
05-11-2007

7:24
Lexus LF-A Concept
~552 cv~1360 kg
28-12-2007


7:25
Nissan GT-R V-Spec
~551 cv/~1590 kg
08-04-2008


7:27.82
Pagani Zonda F Clubsport
650 cv/1230 kg
2007-09


7:28
Porsche Carrera GT
612 cv/1380 kg
Walter Röhrl
2004

7:29
Nissan GT-R
480 cv/1740 kg
Toshio Suzuki
16-04-2008

7:32.02
Porsche 997 GT2 2008
530 cv/1440 kg
Walter Röhrl
2007

7:34
Koenigsegg CCR
817 cv/1180 kg
Horst von Saurma
17-10-2005


7:38
Mercedes-Benz SLR 722 GT
680 cv/1390 kg
Horst von Saurma
2008-04


7:40
Chevrolet Corvette C6 ZR1
620 cv/1497 kg

7:40
Mercedes-Benz SLR McLaren
626 PS /1768 kg
Klaus Ludwig

7:40
Bugatti Veyron 16/4
1001 cv/1888 kg


Press Release

GT-R ATINGE TEMPO INFERIOR A 7 MIN. E 30 SEG. EM NURBURGRING
GT-R encontra-se entre os automóveis de produção mais rápidos de sempre

A Nissan anunciou que o seu superdesportivo GT-R conseguiu efectuar uma volta na exigente pista de Nurburgring, na Alemanha, em sete minutos e 29 segundos. Registado a 16 e 17 de Abril, o GT-R utilizado foi um automóvel com especificações base e com pneus do mercado japonês padrão instalados. Conduzido pelo piloto de teste principal do GT-R, Tochio Suzuki, o tempo da sua última volta bate em nove segundos o tempo mais rápido anterior conseguido pelo GT-R.
O melhor tempo anterior conseguido pelo GT-R foi de 7 minutos e 38 segundos, também efectuado por Suzuki e foi uma das voltas mais rápidas atingidas por um carro de produção, apesar das condições ligeiramente húmidas em duas das curvas.
"Nos ensaios do ano passado, os nossos planos foram frustrados pelas condições em Nurburgring, acreditámos sempre que o GT-R podia fazer um tempo inferior a sete minutos e 30 segundos", afirmou Kazutoshi Mizuno, Engenheiro-chefe do GT-R. "Atingindo um tempo inferior aos sete minutos e 30 segundos, o GT-R prova que se encontra entre os automóveis de produção em massa mais rápidos do mundo. Nós propusemos a nós próprios a construção de um superdesportivo de multi-desempenho acessível a todos, a qualquer altura e em qualquer lugar – Acredito que o GT-R cumpre os nossos objectivos".
As entregas do totalmente novo GT-R tiveram início no Japão em Dezembro de 2007. As vendas nos Estados Unidos e no Canadá começarão em Julho e estender-se-ão à Europa e outros mercados nos 12 meses seguintes.

Novo Ferrari California



Afinal não é Dino nem F149: o novo "pequeno" Ferrari, um descapotável com capota rígida, chama-se Califórnia e faz uma "pequena" revolução ao surgir com motor V8 colocado à frente.

Trata-se do terceiro Ferrari lançado no mercado desde o 612 Scaglietti em 2004 e F430 mais recentemente. O desenho, da Pininfarina, vai bucar referências aos dois modelos.



O motor é um 4.3-litros V8 com uma potência de 460 cv às 7.500 rpm, capaz de uma aceleração dos 0 aos 100 em 4 segundos. Pelo primeira vez na história da marca italiana, o motor surge em posição central dianteira. A transmissão está a cargo de uma caixa de dupla embraiagem com sete relações. O chassis e a carroçaria são de alumínio e integram dispositivos electrónicos de ajuda como o controlo de tracção F1-Trac e os travões de cerâmica, de série, fornecidos pela Brembo.



O novo Ferrari Califórnia será exibido no próximo salão de Paris, no Outono deste ano, e quando chegar ao meracdo deverá custar (lá fora...!) cerca de 165 mil euros.

Quem quiser saber mais sobre este novo Ferrari pode ir ao site dedicado ferraricalifornia.com, onde - vale a pena visitar - antes de o ver somos convidados a ouvi-lo....

Vai dar que falar....

2.5.08

Tabelas de preços da Automagazine em versão telemóvel

A tabela de preços de todos os carros novos à venda em Portugal já está disponível via telemóvel (ou online) com a chancela da Automagazine.

Para consultar o preço do automóvel que lhe interessa ou tirar dúvidas sobre os modelos à venda no nosso país, basta apontar o seu telefone ao endereço m.automagazine.pt. A consulta é gratuita (gasta apenas o tráfego web, como é óbvio) e pode ser feita também a partir do terminal do computador.

Uma dica: o serviço funciona com todos os browsers mas obtém os melhores resultados se usar o Opera para telemóvel, que pode descarregar gratuitamente em http://www.operamini.com/.

Corvette ZR1 a mais de 330 km/h - video

A GM afirma que o seu novo Corvette ZR1 é capaz de pulverizar todos os recordes de velocidade. E para o provar pôs a circular um video oficial deste desportivo a ser levado até aos 330 km/h (205 mph). Aqui está: