Margot Laffite: filha de campeão
Num artigo recente que fizemos sobre mulheres na competição automóvel, escapou-nos esta:

A capa de Julho da revista Car tem o título "Beauty is back", a propósito do BMW Concpet CS (aliás, num excelente artigo de 11 páginas). Claro que a o título é arrojado (ainda para mais com o "gorgueous" que lhe serve de subtítulo) e, como Tim Pollard descreve no blogue da revista, a decisão de avançar com ele foi tudo menos pacífica.
Mas, goste-se ou não do design do Concept CS, parece certo que estas são as linhas com que se vai desenhar o futuro da BMW, começando pelo futuro Série 8, um coupé de quatro portas, mas continuando na bem mais importante próxima geração do Série 3.
O que é interessante notar, no entanto, é que, embora com linhas arrojadas e radicais, que mesmo assim geram opiniões bastante vincadas (há quem goste, há quem deteste), são muito mais os elogios do que as críticas. E isso, mais uma vez, também se deve à coragem da BMW e de Chris Bangle em ter rompido com o passado há oito anos atrás. Hoje, aquilo a que dantes se chamava os "devaneios" ou os "delírios" de Bangle já é olhado com outro respeito... e com outros adjectivos.
O Seat Elemento, de Duarte Castelo Branco, foi o vencedor da terceira edição do Prémio de Design Seat/Automagazine. Estudante da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Duarte Castelo Branco desenhou um SUV desportivo compacto para responder ao lema "um automóvel para os quatro elementos". O prémio é seis meses de estágio no Centro de Design da Seat, em Barcelona, sob a supervisão de Luc Donkerwolke (sim, sim, o tal que desenhou o Gallardo...), e uma bolsa de 2500 euros.
Na edição deste mês da Automagazine, o jornalista mais invejado da redacção é... o Pedro Silva. Não só explora ao limite as potencialidades do Porsche GT3 RS como o compara com o Lamborghini Gallardo Superleggera que tinha conduzido no mês passado. Ele há vidas... Mas não é tudo! Como se isso não bastasse, ainda teve o "trabalho" de discernir todas as diferenças e semelhanças entre o Porsche 911 Turbo e o BMW M5, uma rivalidade que se prolonga desde 1977. Se a inveja matasse...
Pelo Francisco Mota também nutrimos os mesmos "sentimentos": foi a Crewe andar no Bentley Continental GT (o novo carro de Cristiano Ronaldo que, by the way, custa menos de um terço do que ele ganha por mês) e no Azure, falou com Raul Pires, o designer, e ainda teve tempo para visitar uma fábrica onde a tradição ainda é o que era.
Mas o tema principal da edição é o futuro BMW Série 5, um carro cujo design bem mais consensual que o de outros BMW recentes suscita a questão óbvia: será que a BMW recuou no caminho que Chis Bangle vinha trilhando; ou será que tudo não passava de uma estratégia de longo prazo de que agora verdadeiramente se começam a ver os frutos. Eu inclino-me para esta segunda hipótese. E isso, meus caros, - nunca pensei vir a escrevê-lo - é uma chapelada a Chris Bangle.
Estes e outros temas na Automagazine nº182, já à venda numa banca perto de si.
O Salão de Barcelona abre as portas ao público, oficialmente, a partir desta sexta-feira, 8 de Junho. Não há muitas estreias, novidades verdadeiras são muito poucas e a estreia mais relevante é, naturalmente, da casa: a Seat trouxe de Martorell o Altea Freetrack para mostrar ao mundo como se pode, de forma inteligente, aproveitar um recurso existente (um Altea XL) e criar o primeiro crossover da história do construtor espanhol.O Freetrack tem um aspecto aventureiro, uma altura ao solo 40 mm mais folgada e conta com tracção integral por meio de um sistema Haldex, que distribui, quando necessário, metade da potência disponível para o eixo posterior. No momento do lançamento, chega com duas opções para motores de dois litros, um a gasolina com 200 cavalos e um a gasóleo com 170 cavalos. Mas, segundo explicou Erich Schmidt, presidente da Seat, «com o Freetrack queremos chegar a todo o tipo de clientes, daí que, dentro de pouco tempo, também passaremos a contar com uma versão apenas com tracção dianteira e com motor Diesel de 140 cv».
Na data prevista, a Renault divulgou mais imagens, informações e um video do novo Laguna. Será estreado no salão de Frankfurt, em Setembro e começa à venda em Outubro.
As vantagens e desvantagens de ter um nome giro:
Lexus Cash, uma actriz porno norte-americana, foi processada pela Lexus por alegadamente ter infringido as regras de protecção dos nomes comerciais ao usar a expressão Lexus no seu nome "artistico" e no website respectivo.
Mais uma para o lote das "notícias bizarras".
(notícia Detroit Free Press, com comentários no Carscoop e no Jalopnik)
Este é o blogue colectivo da revista Automagazine. É escrito pelos jornalistas e colaboradores da revista e expressa as suas opiniões, comentários, análises sobre tudo o que tenha que ver directa ou indirectamente com o mundo dos automóveis. As novidades, as curiosidades, as sugestões, os links para coisas interessantes, enfim, tudo o que move quem realmente gosta de automóveis.
Aqui não aparecerão os artigos da edição em papel. Mas aparecerão muitas vezes complementos aos mesmos, informações dos "bastidores" e outras notícias, análises, comentários ou opiniões que sejam interessantes. Uma revista mensal e um blogue diário são dois meios de comunicação muito diferentes, mas complementares!
Este é também, naturalmente, um espaço aberto à participação dos leitores. Diga de sua justiça nos comentários aos posts ou envie-nos um e-mail. Critique, comente, opine, e, sobretudo, mostre-nos todas aquelas coisas interessantes que gostaria de partilhar connosco e com os restantes leitores.