21.10.09

O que é isto? #5



O que é isto?

Esta estranha imagem foi feita pelo André Mendes. Que se recusou a dizer-me o que era. E ainda bem, porque assim também eu posso participar finalmente! Já não era sem tempo...

Quem descobrir o que é isto e der a resposta mais completa na caixa de comentários desta mensagem, é quem ganha!

Eu vou dar o meu palpite.... agora!

P.S. Claro que desta vez o André está impedido participar, uma vez que vai ser ele o juiz.

Blogue de fotografia da Motorpress



Eis um blogue que vale a pena seguir com atenção: o blogue do departamento de fotografia da Motorpress Lisboa. Algumas das melhores imagens de automóveis feitas em Portugal passam por aqui e - modéstia à parte - grande parte delas têm a "marca" da Automagazine!

BMW Série 5 GT e... Renault Vel Satis



O Daniel Seijo, do Motorpásion, também se lembrou do Renault Vel Satis quando olhou para o BMW Série 5 GT. No meu teste na última edição da Automagazine refiro também o Mercedes Classe R e o Opel Signum:
"A terceira “leitura” do Série 5 GT é de longe a mais importante. A marca apresenta o GT como estando algures entre um quatro portas, uma carrinha e um SUV, sendo que todas estas variantes já existem na gama BMW: o Série 5 carro, o Série 5 carrinha e o SUV X6. A pergunta que se coloca então é – e estamos perante aquela que é a “one million dollar question” – afinal “para que serve o BMW Série 5 GT?” Ou, dito de outra forma, “quem é que o vai querer comprar?” Durante o teste, três automóveis vieram-nos à ideia como conceitos semelhantes: o Mercedes Classe R, o Renault Vel Satis e o Opel Signum. Como é sabido nenhum dos três foi propriamente um sucesso… Mas a resposta a isso será dada pelo mercado."
O Série 5 GT permanece portanto uma incógnita a que teremos que dar a maior atenção nos próximos tempos. Claro que a BMW tem o crédito de "raramente se enganar e nunca ter dúvidas". Mas desta vez...

Veritas RS III vai ser produzido!



A Vermot anunciou que irá fabricar 30 unidades do Veritas RS III Roadster, estando as primeiras entregas agendadas para Janeiro de 2010. O construtor já recebeu oito encomendas do superdesportivo, provenientes de sítios como a Austrália, Mónaco e Reino Unido.

O motor que o equipa, de origem BMW, é um 5.0 V10 de 507 cv de potência e um binário máximo de 520 Nm às 6100 rpm. Associado a uma caixa automática de sete velocidades (também está disponível uma manual de seis), acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 347 km/h.

O Veritas RS III Roadster é proposto por 345.000 euros.

O Veritas RS III é um automóvel inspirado nos desportivos da BMW da década de 40 e fará renascer um nome que há mais de 60 anos andava afastado do firmamento automóvel.


20.10.09

O que é isto #4



O que é isto?

O quizz mais desafiante da informação automóvel em Portugal está de volta com um pequeno pedaço de uma foto que os nossos fotógrafos nos apresentaram.

O que é isto aqui na imagem?

Como sempre, respostas na caixa de comentários desta mensagem. Ganha quem responder certo e da forma mais completa (Que marca? Que modelo? Que detalhe? Como chegou à resposta?).

Mãos à obra!

19.10.09

Os 10 carros mais "à frente" do seu tempo



Eis um artigo interessante da revista Wired sobre os 10 carros que ao longo da história estiveram mais "à frente" do seu tempo. Provavelmente, alguns deles (todos?) demasiado precursores para poderem ter tido sucesso no seu tempo. Há aqui lições interessantes a tirar. Eis a a lista completa:

  • Lohner Porsche de 1898
  • Citroën Traction Avant de 1934
  • Tucker de 1948
  • NSU Ro80 de 1967
  • Volvo 240 de 1975
  • AMC Eagle de 1980
  • Porsche 959 de 1986
  • Infiniti Q45a de 1991
  • GM EV-1 de 1996
  • Honda Insight de 1999
Claro que o approach é um pouco "americanizado" mas a ideia é bastante interessante. Há muitos que ficaram de fora e, para ver alguns deles, também vale a penavisitar as sugestões dos leitores, no fundo da página.

Rolls-Royce sofre tiros e explosões

Depois dos crash-tests, eis os fire-tests e blowup-tests, neste vídeo da empresa de blindagem Mutec. O que um aristocrático Rolls-Royce tem que sofrer...



(via Carscoop)

Porsche Panamera junto da "família"



Este spot promocional do Porsche Panamera, apresenta o mais recente automóvel da marca junto de 50 dos seus antecessores numa longa linhagem de desportivos. O video está excelente e brilha pelo facto de juntar tantos carros emblemáticos da história dos desportivo em apenas um minuto.

Duas notas, no entanto: 1. Em nenhuma das imagens aparece um Cayenne... (o que é "ingrato"...); e, 2. a determinado ponto a locução diz "Panamera, the true sports car for four", o que quer dizer que o Cayenne - outra vez - não era/é um "true sports car", segundo a Porsche.

O Making of, aqui em baixo, explica como o video foi feito e quais os meios utilizados. Curiosamente, o Cayenne aqui já aparece, a acartar com o material...



(via GermanCarBlog)

E se James Dean não tivesse morrido?

E se James Dean não tivesse morrido? Como seria a sua vida depois disso?

Este é o ponto de partida de um anúncio da firma da investimentos sul-africana Allan Gray, que vai buscar um duplo do actor e algumas imagens do passado (lá está o "little bastard" e o a carrinha Ford de Donald Turnspeed) para nos dar um cheirinho que que seria a lenda James Dean se tivesse continuado vivo. Um outro olhar sobre o mito.




(fonte: LeBlogAuto)

16.10.09

Música com Carros #1: Queen - "I'm in love with my car"

(Hoje em dia todos os carros trazem música lá dentro, na forma de rádios, CD, DVD, etc. Mas também há músicas com "carros" lá dentro. Esta série de posts trata disso: o automóvel na cultura popular, visto através da música!)



"I'm in love with may car". Dificilmente a paixão que muita gente tem pelos automóveis pode ir mais longe do que esta frase, que serve de título a uma música dos Queen: "Estou apaixonado pelo meu carro". O que faz os automóveis estarem tão presentes na cultura automóvel é esta relação emocional que as pessoas estabelecem com eles. Há quem pinte carros, há quem escreva sobre eles e há quem componha músicas onde eles estão presentes, como é a presente. Por isso mesmo, é a música ideal para inaugurar esta série de posts.

"I'm in love with may car" é uma canção composta por Roger Taylor, o baterista dos Queen (apesar de Freddie Mercury ser a"personalidade dominante", todos compunham...) e foi publicada no álbum "A Night at de Opera", lançado em 1975, ao lado de canções tão famosas como "Death on two legs", "Bohemian Rhapsody"ou a versão tão peculiar dos Queen para "God Save the Queen", o hino inglês. Até consta que Taylor fez pressão para que esta canção fosse o labo B de "Bohemian Rhapsody", o primeiro single do álbum e um dos mais bem sucedidos discos de sempre da história da música.

A letra fala de pistões, de volantes e de carburadores, mas é afinal uma canção de amor! Uma canção de amor pelo automóvel!

I'm In Love With My Car

(Roger Taylor; Dedicated to Jonathan Harris, boy racer to the end)


The machine of a dream
Such a clean machine
With the pistons a pumping
And the hub caps all gleam

When I'm holding your wheel
All I hear is your gear
When my hand's on your grease gun
Oh it's like a disease son

I'm in love with my car
Gotta feel for my automobile
Get a grip on my boy racer rollbar
Such a thrill when your radials squeal

Told my girl I'll have to forget her
Rather buy me a new carburetor
So she made tracks saying
This is the end now
Cars don't talk back
They're just four wheeled friends now

When I'm holding your wheel
All I hear is your gear
When I'm cruising in overdrive
Don't have to listen to no run of the mill talk jive

I'm in love with my car
Gotta feel for my automobile
I'm in love with my car
String back gloves in my automolove



Não consta que os membros dos Queen fossem todos grandes fanáticos de automóveis, mas Roger Taylor era. O baterista louro dos Queen inspirou-se num groupie/técnico de som que costumava acompanhar a banda na época - Johnathan Harris - verdadeiramente apaixonado pelo seu Triumph TR4. O verdadeiro "boy racer" a quem a canção é dedicada. Mas Brian May insinua que por detrás desta composição está o "amor" do próprio Roger Taylor pelo seu Alfa Romeo da época. Roger Taylor conta a história na primeira pessoa neste video da BBC:



De certa maneira, era de esperar que o primeiro desta série de posts (há muitos mais num caderninho preto que trago comigo...) fosse passado em Inglaterra: nenhum povo tem uma relação tão apaixonada pelos automóveis como os ingleses e em nenhum país (excepto talvez nos EUA), o automóvel está mais impregnado na cultura popular. Mas imagino que haja por aí muitas canções com "carros lá dentro", uma famosas outras completamente desconhecidas. Se tiverem nomes ou links, enviem-me...

15.10.09

A Fórmula 1 bateu no fundo?

A condenação de Flavio Briatore e da Renault pelo acidente de Nelson Piquet Jr. no Grande Prémio de Singapura do ano passado deixou o mundo perplexo.


Que alguém possa ter dado – ou aceitado – uma ordem para ter voluntariamente um acidente de forma a favorecer um companheiro de equipa é algo que qualquer pessoa bem formada se recusa a aceitar. Não só pelas imprevisíveis consequências que isso pode ter, mas também pelo facto de esse “risco” ter sido usado para deturpar a verdade desportiva.


Mas, curiosamente, a reacção parece ter sido mais violenta fora da F1 do que dentro dela. E isso é o mais grave! As pessoas que conhecem e acompanham a F1, os seu actores, adeptos e comentadores, pronunciam-se muitas vezes com um “sim, mas…”. Para as pessoas de fora da competição, que só a acompanham à distância, o “mas” não tem cabimento. E percebe-se porquê: quem conhece a F1 sabe que este não foi o primeiro - nem será o ultimo – golpe na verdade desportiva em nome dos enormes interesses económicos em jogo. Mas, para quem está de fora, atingiu-se um ponto de não retorno.


Muitas vezes, a expressão “bateu no fundo” é apenas a maneira mais rápida de descobrir que o “poço” afinal não tem “fundo”. Mas – pergunta-se – será possível descer mais baixo? O que é “descer mais baixo”?


As respostas a essas perguntas demonstram que a F1 precisa urgentemente de se reformar e de reinventar a sua relação com os interesses económicos em jogo. Sob pena de o desporto passar a viver como se estivesse num mundo à parte. E isso é o princípio do seu definhamento.

Automagazine nº210

Já está nas bancas a edição de Novembro da Automagazine.

O novo BMW Série 5 faz destaque de capa, com imagens geradas em computador que reproduzem o que será o carro a desvendar já no próximo mês. A comercialização arranca no início de 2010 e a carrinha (que também antecipamos) deverá chegar ao mercado alguns meses depois.

A seguir damos destaque a algumas das mais importantes novidades do salão de Frankfurt, a começar pelo Mercedes SLS AMG, que junta a tecnologia moderna ao design evocativo da história, mas passando pelo VW L1, pelo Mini Roadster ou pelo Citroën Revolte. Não estiveram fisicamente em Frankfurt, mas naturalmente também damos a devida importância a dosi carros tão excitante como o McLaren MP4-12C, sucessor "espiritual" do McLaren F1, o Bugatti 16C Galibier.

As primeiras impressões ao volante do BMW X1 e do Opel Astra juntam-se ao ensaio do BMW 530d Gran Turismo e aos testes do Mercedes-Benz Classe S híbrido, do Toyota Prius e do Kia Sorento.

No desporto, privilegiamos a Fórmula 1 e - apesar dos escândalos - olhamos a dança das cadeiras para o plantel de 2010.

8.10.09

Toyota FT-86 Concept




"A Toyota vai marcar presença no 41º Salão de Tóquio com três concepts e

um monolugar que compete no Mundial de Formula 1. A abertura ao

público está agendada para o próximo dia 24 de Outubro até dia 4 de

Novembro, na Makuari Mess.

Como oportunidade para enaltecer as novas e avançadas possibilidades

do mundo automóvel, ao longo de vários anos, o Salão de Tóquio tem sido

o local escolhido para revelar uma variedade de veículos concept e

tecnologias inovadoras.

Este ano a Toyota apresenta-se sob o mesmo tema da edição anterior:

“Condução Harmoniosa – O novo amanhã para pessoas e planeta”. Este

mote expressa o empenhamento da Toyota Motor Corporation (TMC) em

tornar os veículos num factor individual mas em harmonia com a

sociedade.

A exposição Toyota vai incluir entre outros um desportivo compacto de

tracção traseira que simboliza o prazer de conduzir e o sentimento de

pertença – factor fundamental para o apelo aos veículos motorizados. A

mostra também inclui vários concept’s amigos do ambiente, como o

veículo híbrido Plug-in (PHV), o tipo de automóvel mais apropriado para

uma utilização diversificada, indo de encontro às baixas emissões de CO2 e

à diversificação energética. Outro exemplar para a mobilidade sustentada

é o veículo eléctrico (FT-EVI II), próprio para as deslocações de curta

distância.

O FT-86 (“86” pronuncia-se como “hachi roku”), um veículo compacto

desportivo de tracção traseira, proporciona prazer de condução e

entusiasmo.

. Design compacto dá ao condutor elevado controlo; a carroçaria leve e o baixo

centro de gravidade permitem uma dinâmica semelhante a veículos de

competição.

. Potência e performance ambiental disponibilizados pelo bloco boxer de 2

litros e pela carroçaria leve.

. Exterior em vermelho “flash” com apontamentos a azul; interior expressa um

moderno visual evocando entusiasmo na condução."

(Texto:Toyota)

Ferrari 599 GTB Fiorano China Limited Edition





Ora aqui está algo realmente estranho: a Ferrari criou uma edição especial do 599 GTB Fiorano especificamente destinada - e inspirada - pela China. Através de uma colaboração com o artista chinês Lu Hao, uma série muito limitada de unidades deste modelo irão ter decorações especiais alusivas à China. O "exemplar" aqui mostrado usa uma pintura que evoca uma conhecia porcelana chinesa. Como se andar com um Ferrari 599 não fosse já show-off suficiente...

Eis o press-release:

Nota de prensa

Ferrari anuncia una versión exclusiva única

del 599 GTB Fiorano China Limited Edition

Ferrari anuncia la creación de un único ejemplar exclusivo del 599 GTB Fiorano China Limited Edition, firmado por el artista chino Lu Hao, que se subastará el 3 de noviembre en una gala de subasta especial ofrecida por Ferrari en Beijing. Este coche exclusivo sigue al anuncio, en septiembre, de una reducida serie de modelos 599 GTB Fiorano China Limited Edition diseñados específicamente, que fue muy aplaudido.

El ejemplar exclusivo incorpora varias de las funciones de los coches de la edición China Limited Edition, una serie muy limitada de menos de doce coches con acabados en dos tonos de Rosso Fuococon techo plateado y caracterizado por elementos únicos de diseño chino.

Este ejemplar exclusivo es una versión aún más original, gracias a un acabado exterior especial inspirado en la porcelana del alfar de Ge de la dinastía Song. Lu Hao ha combinado elementos de diseño tradicional con el estilo innovador de Ferrari para crear un vehículo verdaderamente único utilizando un diseño de cristal “resquebrajado” elegantemente pintado, con las grietas claramente definidas grabadas con distintas intensidades.

Actualmente, se conservan apenas cien piezas de porcelana del alfar de Ge y todas ellas son tesoros de valor incalculable. El diseño de cristal “resquebrajado” tiene el brillo del jade y suele utilizarse como símbolo de las cualidades de un verdadero caballero. La porcelana es una de las artes antiguas más características de China y se llevó a occidente a través de la Ruta de la seda hace miles de años. El uso de la porcelana del alfar de Ge como inspiración para la versión exclusiva es un complemento perfecto para el modelo China Limited Edition de Ferrari.

Como uno de los artistas contemporáneos con más éxito e influencia de China, Lu Hao ha expuesto su trabajo en los principales museos y galerías de todo el mundo. Para este proyecto se inspiró en la rica herencia cultural de China y, como propietario de un Ferrari, tiene una conexión especialmente íntima con la marca.

“El modelo 599 China Limited Edition es una verdadera obra maestra, que combina la rica herencia artística china con el diseño italiano de una forma enormemente espectacular”, afirma Marco Mattiacci, director ejecutivo de Ferrari para la región Asia-Pacífico.

Parte de los fondos recaudados en la venta de este vehículo se utilizarán en un programa de patrocinio educativo destinado a ayudar a jóvenes estudiantes chinos del campo de la ingeniería de automoción. Durante la subasta se harán públicos los detalles del programa.

Este es el último ejemplo de eventos benéficos organizados por Ferrari en China desde que Ferrari Maserati Cars International Trading -Shanghai Co. Ltd se creó en 2004. Ferrari ha donado en otros eventos de recaudación de fondos más de 500.000€ a organizaciones benéficas locales.

7.10.09

O "outro lado" do Salão de Frankfurt

A página do nosso fotógrafo Manuel Portugal no Flickr tem um excelente set de fotos sobre o "outro lado" do Salão de Frankfurt. Aqui ficam:



P.S. Aquele carro vermelho que se vê em pequenino ao fundo de uma das fotos será o grande destaque da próxima edição da Automagazine...

4.10.09

O configurador da Audi

Este configurador da Audi estava em exposição no salão de Frankfurt. Um dia todos os configuradores serão assim...

Audi Car Configurator on Surface @ IAA 2009 from Neue Digitale / Razorfish on Vimeo.

(via Ken Burbary)

1.10.09

VW Golf VII ... "circula" na internet!

Ainda está por apurar se se trata de um (muito bem montado) golpe publicitário ou de um estúpido acidente, mas a verdade é que, a determinado ponto do video sobre o design do concept VW L1, revelado em Frankfurt, aparece em fundo aquilo que não pode deixar de ser a próxima geração do VW Golf, prevista para 2012.

Em comparação com o Golf actual, o novo terá o pára-brisas mais inclinado, os faróis mais finos (estilo Scirocco) e os pilares C mais largos.

O video, claro, já anda a circular na internet. O futuro Golf "entra em cena" ao minuto 4:38.