24.9.09

Ferrari 458 Italia

AVISO: "O filme que vão ver foi realizado sem qualquer aceleração da imagem ou efeitos especiais..."



(via MotorMachines, via Worldcarfans)

Como se constrói um Ferrari...

Como se constrói um Ferrari...



(via Quatro rodas e um volante)

23.9.09

A segurança... 50 anos depois

Fala-se muito da evolução dos padrões de segurança dos automóveis, mas não há nada como "vê-la" na prática.

O Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) dos Estados Unidos levou a cabo um original crash-test entre um Chevrolet Malibu de 2009 e um Chevrolet Bel Air de 1959. O resultado é impressionante!




(via RTP)

Ford... Figo

A mais recente aposta da Ford para o mercado indiano chama-se... Figo e... joga com o número 10!
Para o ano deve ser lançado o Ford Ronaldo (Ronalda no caso da carrinha).


(via Autoblog)

Mas... o que que é isto?!




Mas... o que é isto!? Respostas aqui!

22.9.09

Uma chave... para a "mulher moderna"

João Costa, ex-participante no Prémio de Design SEAT/Automagazine, fez-nos chegar esta inetressante chave desenhada a pensar na "mulher moderna", o tema do concurso deste ano.

Como se pode ver, a chave tem a volumetria típica de uma chave do grupo VW, pode ter acabamentos em várias cores e integra um elegante relógio analógico como complemento funcional.

Um projecto inteiramente original de João Costa, designer de equipamento, divulgado no blogue oficial do Prémio de Design. A provar, mais uma vez, que ao design português só lhe falta mesmo... a indústria!

Audi A1

Quando a BMW decidiu desfazer-se da Rover e Land Rover mantendo os direitos de utilização do nome Mini e construindo uma nova fábrica em Cowley, em 2001, a Mini era uma coisa pequena, muito pequena, ao pé da Rover ou até da Land Rover.

Agora, apenas alguns anos depois, chegou a hora de tirar o chapéu a essa decisão que à época pareceu um pouco estranha: a Mini tornou-se num case study, não só de como recuperar uma marca com sólidas raízes históricas (ao contrário do que é habitual, até os coleccionadores Mini gostam do novo Mini…), mas sobretudo de como a posicionar no mercado para ser altamente rentável. A engenharia e o marketing da BMW são os responsáveis por esse “milagre”. Aliás, são os próprios ingleses a dizê-lo e, de resto, basta olhar para o que são hoje a Rover e a Land Rover para perceber as diferenças...

Claro que é muito curioso verificar – até por razões históricas que transcendem o automóvel - como o “milagre” Mini resultou da combinação entre os atributos de uma marca genuinamente britânica e os de uma empresa que não podia ser mais alemã. Provavelmente os dois países com maior peso na indústria automóvel europeia.


Por isso, torna-se pertinente perguntar: será que a tradição histórica em que o Mini já era rico antes da BMW teve algum peso relevante no caso de sucesso em que depois ele se tornou? Esta é uma pergunta que certamente os responsáveis da Audi já se colocaram internamente. Porque, num momento em estão a desenvolver um modelo para competir com o Mini e disputar o seu sucesso – o Audi A1 – isto é provavelmente a única coisa que lhes falta.

Que o sucesso da BMW no segmento dos minis premium atraiu a atenção dos competidores, isso parece óbvio; mas que não basta fazer um automóvel compacto para aí vingar também parece igualmente óbvio. A Audi acha que tem condições para ser bem sucedida e por isso aposta forte no seu Audi A1. Resta saber se o pedigree faz ou não parte da receita para o sucesso…


É por isso que nós acompanhamos o A1 com tanto interesse aqui na Automagazine.

(imagem: Schulte Design)

17.9.09

Bugatti 16 C Galibier


Este é certamente um dos carros mais impressionantes do salão de Frankfurt... que não foi mostrado em Frankfurt. Apenas um grupo de restrito de potenciais clientes o viram ao vivo uns dias antes do salão. A imprensa presente no certame alemão teve acesso apenas às respectivas fotos.


Trata-se, segundo a Bugatti, da berlina mais potente do mundo. O seu capot alongado, abre as duas metades em forma de V para permitir ver a peça de joalharia que está por baixo, um 16 cilindros 8.0 com turbocompressor que tanto pode funcionar a gasolina como a etanol. A transmissão é integral e os travões são em cerâmica. A velocidade máxima anunciada é de 420 km/h.

O nome evoca o lendário Bugatti Type 57

15.9.09

Automagazine nº209

Já está nas bancas a edição de Outubro da Automagazine.

Este mês damos destaque de capa ao Audi A1. A versão de três portas está pronta a desvendar e o cabrio está a um passo de se tornar realidade. Esta será naturalmente uma gama muito interessante, por corporizar a primeira resposta séria de uma marca alemã ao sucesso do Mini da BMW. Aquilo que já se conhece do A1 permite antecipar que este será um modelo capaz de dar luta ao Mini, tanto do ponto de vista do desenho, como do ponto de vista do marketing e da engenharia. É certamente um dos carros que vamos acompanhar com muita atenção, aqui e na revista.

No momento em que a imprensa portuguesa estiver a guiar o novo Porsche Panamera, em Madrid, na próxima semana, os leitores da Automagazine já terão nas mãos o ensaio completo, realizado pelos nossos colegas alemães. O Panamera estará à altura dos pergaminhos Porsche? Esta é a grande questão, a que o teste procura responder. E a resposta é complexa. Por um lado porque o Panamera não deixa de ser uma berlina de luxo pesada e volumosa; e, por outro, porque, apesar disso, é tão dinâmica - e "Porsche" - quanto pode ser uma berlina pesada e volumosa. Este é sem dúvida um ensaio a não perder.

Depois, damos também relevo na edição às novidades do Salão de Frankfurt que eram conhecidas à data de fecho da edição, com destaque para o BMW Vision EfficientDynamics, O Mini Coupé, o Audi R8 Spyder e e-tron, o Bentley Mulsanne, o Rolls-Royce Ghost, o Peugeot RCZ, o Maserati GranCabrio, o Porsche 911 GT3 RS e o Citroën DS3. O certame está a decorrer neste momento e na próxima edição, os carros mais importantes revelados no IAA (é Internationale Automobil-Ausstellung, já agora...) serão aprofundados na próxima Automagazine.

O Flávio Serra foi um dos primeiros portugueses a conduzir - em Portugal - o BMW Série 5 GT e escreve sobre as primeiras impressões de condução a bordo de um dos carros mais aguardados do ano. O Ruben Pedro foi conhecer a linha do Douro, e a arqueologia industrial luso-germânica que lhe está subjacente, a bordo de um Mini Cooper Cabrio. E o João Matos compara o BMW 120d Coupé com o VW Scirocco 2.0 TDI.

Nesta edição voltamos também a nossa atenção para o Prémio de Design SEAT/Automagazine. Olhamos para os quatro premiados que já passaram pelo Centro de Design da Seat e concluímos que o estágio é um poderoso acelerador da carreira profissional de um designer. A edição deste ano ainda está a decorrer e os trabalhos a concurso devem ser enviados até 15 de Novembro. Para ver quem será o próximo designer português a iniciar uma carreira internacional com a Automagazine. Os prazos e informações sobre o concurso podem ser acompanhado no blogues respectivo, em premiodesign.automagazine.pt.

3.9.09

Porsche 911 Sport Classic

Este carro é muito, muito interessante... A forma elegante como os detalhes estéticos remetem para o passado do 911, tornam-no uma delícia, que, em face da série muito limitada, facilmente o vai converter em objecto de culto.

O Porsche 911 Sport Classic é uma série especial de 250 unidades feitas com base no Carrera S. Tem carroçaria mais larga e a típica asa bico de pato característica dos Carrera RS dos anos 70.
O motor 3.8 de injecção directa tem alterações na admissão para apresentar uma potência de 408 cv. O interior ostenta tudo o que se espera de um Porsche moderno, mas com um visual mais clássico.



Mais fotos no site do Autohoje.

2.9.09

Imposto Automóvel em discussão pública

Devemos eliminar o IA na compra de carros novos, como incentivo?

O site www.euparticipo.org destina-se a debater todas as questões políticas no âmbitos das eleições legislativas de daqui a menos de um mês. Entre os temas em debate está este, que diz directamente respeito ao sector: uma proposta para incentivar a venda de veículos novos através de uma redução do imposto automóvel. Qualquer pessoa pode participar na discussão e dizer se concorda ou discorda.

1.9.09