29.5.09

GTI Project: Motor Machines volta à liderança



Provando ter "fibra competitiva", o Motor Machines não se ficou e voltou à liderança da Liga Automagazine no GTI Project, com um tempo de 13:44. Volta assim a ocupar a posição sete da tabela internacional, sendo o único representante da "nossa" liga no Top 10.

Ou seja, a bola está agora claramente do lado do K304 (juro que não sei quem é...), para ver se conseguimos voltar a pôr dois "lusos" no Top 10 e - eventualmente - alcançar os 5 primeiros, algo que ainda não foi conseguido. O desafio está relançado...

De registar também a chegada de um novo membro - Zuga - que se fixou na 4ª posição da Liga AM, logo a seguir ao NMoura e à frente do Marrokino.

28.5.09

Ariel Atom V8



são conhecidos os primeiros detalhes do Ariel Atom V8.

São 500 cv para um carro com 500 kg de peso, tornando-o um dos carros de produção em série com a mais baixa relação peso-potência.

Usando um motor V8 turbo internamente desenvolvido por Russel Savory, com 2,4 litros, acoplado a uma caixa sequencial de seis velocidades, o Ariel Atom V8 debita mais de 500 cv às 10.000 rpm e promete uma aceleração dos 0 aos 96 km/h em menos de 2,5 segundos. A caixa tem patilhas de comando no volante, assim como controlo de arranque e de tracção.

Expressão máxima da performance na estrada, o Ariel Atom V8 será produzido, numa série muito limitada de 25 exemplares, na fábrica de Somerset, a partir de meados de 2010. Ainda não há certezas sobre o preço, mas limitado será também certamente o grupo de pessoas que poderão dar os 100 a 135 mil libras (115 a 155 mil euros) que se estima venha a custar.

ADENDA: Estava incorrecta a informação acerca do motor: afinal não se trata de um V8 turbo (como indicava o primeiro press release disponível no site da marca, que me induziu em erro), mas sim um V8 normalmente aspirado, informação dada pelo fundador à revista Car e que a Evo confirma. Obrigado ao blogue Motor Machines pelo alerta. É bom saber que há por aí gente muito bem informada!

In My Prius



"In my Prius", pelos Casual Mafia.

Futebol e automóveis não combinam...

"Luisão abre na direita, Maxi passa por um adversário e leva até à linha, simula e deixa para DíMaria que cruza para área na direcção de Nuno Gomes. O avançado do Benfica procura posição de remate e... CATRAPUM!!"


O desastre é certo!

Segundo um estudo da Universidade de Leicester para a seguradora Esure, ouvir relatos de futebol enquanto se conduz aumenta significativamente o risco de acidente, em particular durante os lances mais emocionantes do jogo. O estudo, feito em simuladores, conclui que muitos condutores aceleram ou desaceleram bruscamente, ultrapassam ou aproximam-se excessivamente dos outros veículos, em função das incidências do jogo. Os investigadores estimam que cerca de dois milhões de automobilistas já tenham tido ou tenham estado perto de ter um acidente por causa dos relatos de futebol.

(via LeBlogAuto e Zercustoms)

27.5.09

Rinspeed Art

A Rinspeed não faz só automóveis estranhos a vanguardistas.

Também faz quadros que, segundo a marca suíça, cruzam a cultura automóvel com o design e com as artes gráficas. É um cruzamento interessante.

Existe uma galeria para cada um dos modelos da marca, com criações de alguns dos melhores artistas gráficos italianos. Os quadros podem ser vistos no site www.rinspeedart.com e podem ser comprados pela mesma via.

Abaixo está uma selecção dos melhores trabalhos (na nossa área do Flickr) e ao lado está o senhor Frank M. Rinderknecht himself ao lado de um deles.

Há criações muito interessantes.

26.5.09

Volvo - the game

A Volvo lançou oficialmente um jogo de computador desenvolvido pela SinBin. O jogo inclui todos os carros da história da participação da Volvo na competição - e respectivos pilotos - assim como o novo S60 Concept. Pode ser descarregados gratuitamente no endereço www.volvocars.com/intl

25.5.09

BMW Série 5 GT - primeiras imagens dinâmicas

A palavra que me vem à ideia é "bulky"... e isso não é bom!
(aceitam-se traduções...)



Os faróis da frente parecem-me demasiado pequenos e os de trás demasiado grandes. Com uma tampa da mala demasiado volumosa.

Nunca foi fácil tornar as coisas grandes elegantes (o X6 anda lá perto...), mas este GT não me convence...

Reservo melhor opinião até poder vê-lo de perto.



P.S. Aquilo não é a Arrábida? Andámos distraídos...

21.5.09

GTI Project: liga Automagazine com um novo lider



A liga Automagazine no GTI Project tem um novo líder. Não sei quem é, mas o "amigo" K304 (é alguém cá de dentro???) conseguiu fazer 13:55, destronando o MotorMachines do primeiro lugar. Passam agora a ser dois os "nossos" concorrentes no Top 10 internacional.

Na Liga Automagazine registe-se também a entrada do NMoura (quem é, quem é...) para o terceiro lugar do pódio.

Se houver alterações da tabela, eu darei conta delas aqui. A coisa está animada....


P.S. Onde é que anda o Pedro????

Automagazine no Twitter




E pronto! Depois do Facebook, a Automagazine também está no Twitter!

Sigam-nos e receberão um twit por cada post no blogue (as novidades, as novidades...), assim como informações e fotos dos bastidores dos lançamentos dos novos modelos e dos ensaios de estrada e pista.

Ligue-se a nós em twitter.com/AutoMagazine

Para quem gosta de automóveis!

Automagazine no Facebook

A Automagazine já está no Facebook!

Acabámos de abrir uma página na rede, onde todos os amigos e fãs da Automagazine podem interagir connosco. Vamos publicar por ali várias informações sobre nós, há fotos para ver e em tempo haverá também videos. Quem já tiver conta no Facebook pode tornar-se fã e começar a receber as nossas informações, quem ainda não está inscrito... bom, é melhor fazê-lo!

Depois, o primeiro desafio é que nos ajudem a perceber de que capa é que gostaram mais no último ano e pouco de Automagazine. O "inquérito" está aqui.

VW Golf GTI “Wörthersee 09”

A VW leva este concept GTI até à reunião de GTI's em Wörthersee. Em termos mecânicos nada muda em relação ao recém-lançado GTI, mas a estética foi pensada para seduzir. Eis as fotos:






18.5.09

Próximo Lewis Hamilton... nos Ralis

Na Indonésia não há apenas muçulmanos aos magotes, senhores da guerra que querem anexar territórios que não são deles e ilhas paradisíacas para passar férias. Na Indonésia também há Ralis. E nesses ralis inscrevem-se carros interessantes, como o Subaru Impeza N14 da Prodrive.

Num desses carros costuma andar o Sean Galael, que até tem um nome perfeitamente «normal» e até podia nem ser motivo para se escrever uma prosa sobre ele ou para ser notícia nos jornais, não tivesse ele... 13 anos! Não consigo ter a certeza se é inédito ou não nem tenho forma de o confirmar no imediato. Mas alguém lhe concedeu uma licença desportiva e ele participa em todos os Ralis que pode, enquanto continua, calmamente, com a sua carreira de... estudante.

Actualmente é co-piloto do homem que anda a ganhar os Ralis na Indonésia e, segundo sabemos, no ano passado - tinha apenas 12 anos - Sean Galael já andava a ganhar provas com o Cody Crocker, que por acaso é tão-somente o campeão de Ralis da Austrália. E também andou no banco do «pendura» do Dave Maslen, antigo campeão de ralis na região Ásia/Pacífico.

Por algum motivo, os pilotos mais experientes confiam no jovem Sean Galael, que vai dar que falar nos próximos tempos.

Dizem que é o próximo Lewis Hamilton, mas nos Ralis e olhando para a cara dele percebe-se o motivo da comparação. E há quem diga, também, que ele é um verdadeiro caso sério se estiver sentado ao volante. Mas, como tem 13 anos, «oficialmente» ainda não pode...

E o povo? Quer dinheiro p'ra comprar um carro novo!



Nós, o povo!

16.5.09

Motormachines no Top 10

Ora aí está! É só pedir...

Já temos um português (e "amigo" da Automagazine) no Top 10 internacional do GTI Project. O MotorMachines, do blogue com o mesmo nome, fez o melhor tempo da liga Automagazine, com 13:61 está em sétimo da classificação geral internacional. Fantástico!



Agora, a pergunta que se coloca é: haverá mais alguém capaz de igualar o feito? (alô Marrokino, Goodwood, Ruka, Maria Vitória...)

Espero que este desafio dure pelo menos até 2ªfeira...

15.5.09

Quem é o mARrOKiNo?

E pronto, já está!

Agora a pergunta que se impõe é: afinal quem é o Marrokino?



Próximo desafio: colocar um participante da liga automagazine no Top Ten!!!!

Automagazine nº205

Nesta edição fazemos 17 anos. E em vez que receber prendas, oferecemo-las! Na página 64 desta edição - e neste endereço - pode ver como ganhar 200 prémios relacionados com o automóvel.

Quanto ao "sumo", nesta edição damos destaque aos projectos que a Audi, a BMW e a Mercedes estão a preparar para poderem oferecer carros mais compactos - e baratos - sem prejudicar a sua imagem de marcas premium. Por enquanto estamos a falar apenas de projectos, mas o facto de eles estarem a ser desenvolvidos prova que algo vai ficar diferente no mundo dos automóveis depois de passada a crise. Esse é também o tema principal do editorial.

O Bruno Silva foi o único jornalista português presente da pista de Burgos, em Espanha, para conduzir o KTM X-Bow, um automóvel de que já falámos várias vezes, mas ao qual nunca tínhamos "deitado as mãos". Pois bem, depois de espremido e espremido, o KTM X-Bow revela-se "precioso", como díriam nuestros hermanos, sobretudo para quem gostar de conduzir... Leitura "obrigatória" na Automagazine 205. O André Mendes também andou a "divertir-se" no circuito de Braga com o Renault Clio RS e o Rui Reis foi conhecer de perto o Mercedes Classse E Coupé.

A secção de testes começa com o BMW Z4, passa pelos Jaguar XFR e XKR e inclui os novos VW Golf GTI e Peugeot 308 CC. Pelo meio, um comparativo que se impõe: o Porsche Cayenne Diesel - uma heresia mecânica - enfrenta o BMW X6 - de certa forma uma heresia conceptual. Têm muitas diferenças, mas têm pelo menos essa semelhança: são ambos.... estranhos. Por fim o Flávio Serra embarca numa viagem de Lotus Europa que o leva a passar à porta - literalmente! - da Mercedes, da Porsche, da Audi e da BMW. Um artigo dentro do melhor espírito "on the road".

Tudo isto... numa banca perto de si!

Espero que goste.

GTI Project: a liga Automagazine

Ah, pois é! A Automagazine já tem uma liga própria no GTI Project, aquele pequeno jogo que a VW criou a propósito do lançamento do Golf GTI e a que nós já tínhamos feito referência aqui.

Alguns de nós já inscreveram lá o seu melhor resultado e a tabela actualmente está assim. Todos com "nicks, claro, que é para ninguém ficar envergonhado...

Agora os leitores e visitantes do blogue também podem participar e provar que são melhores do que nós! O desafio está lançado. Mas - atenção - melhorar os 15:37 do Maria Victória2 não vai ser nada fácil! (Não, não digo quem é!)

Divirtam-se!

13.5.09

BAT Racer: dois novos carros

aqui falámos do BAT Racer, um jogo online que permite competir com carros especialmetne decorados. Já tínhamos um carro a competir, mas agora temos mais dois , ambos para a categoria Le Mans Series. Ambos decorados com as cores da Automagazine pelo Luis Pardelha. Bons para os restantes concorrentes verem... de trás!

GTI Project

O novo VW Golf GTI será um dos testes da próxima Automagazine (final da semana....). O Pedro Silva já conduziu "the real thing", mas, para quem ainda não teve oportunidade de o fazer, aconselho umas voltinhas nestes GTI slot. É realmente divertido e o mais difícil é fazer bons tempos sem sair da pista! Eu já dei umas voltas, mas recuso-me a revelar o resultado...

Novo Opel Astra



O novo Opel Astra parece-me bem melhor aqui do que nas primeiras fotos que nós publicámos há dois meses, nas quais me parecia muito "insosso". O perfil é particularmente interessante, a traseira também não está mal e só a frente me causa alguma estranheza. Mas estou ainda a "descobri-lo".

Mas o que realmente não compreendo é o espaço de tempo entre a divulgação das fotos oficiais e o lançamento comercial. As fotos que nós publicámos há dois meses - embora restritas - já eram oficiais. Agora, surge este video, juntamente com mais fotos e informações. E a divulgação pública é anunciada só para Setembro, no salão de Frankfurt. Depois ainda temos que esperar pela comercialização.

Será que a Opel não quer vender Astras este ano?

12.5.09

Carnivora: a arte negra dos automóveis

"Carnivora - the dark art of automobiles" começou por ser um livro de arte que congrega os trabalhos de um grupo de 92 artistas de várias nacionalidades que têm em comum o facto de explorarem o lado mais negro dos automóveis.

O livro deu origem a uma exposição itinerante que já passou por Nova Iorque e Detroit e que recentemente inaugurou em Los Angeles. O site do fotógrafo Isaac Hernandez tem algumas imagens da exposição e a área Carnivora no MySpace tem mais umas quantas.

Algumas são impressionantes, outras são apenas interessantes. Mas esta é certamente uma perspectiva bastante curiosa de olhar o automóvel, "a criação mais importante do século XX", segundo o editor, Les Barany.

Vale uma visita!