30.3.09

F1: Mundial de 61 em filme

É uma pena que a indústria cinematográfica europeia não saiba aproveitar a história de um continente carregado de histórias...

Tobey McGuire, conhecido como Homem-Aranha (!!!), vai fazer o papel de Phil Hill, o primeiro campeão do mundo de F1 norte-americano, e da sua rivalidade com Wolfgang Von Trips, o alemão, adversário e colega na Ferrari, que havia de perder a vida num aparatoso acidente em Monza.

O filme é baseado no livro "The Limit", da autoria de Michael Cannell, que deverá ser lançado neste Outono. Tobey McGuire será a estrela, mas também o produtor, em associação com a Sony. O filme, previsto para estrear em 2010, será um blockbuster, encenando não só as espectaculares corridas da época como a rivalidade entre os dois pilotos. O facto de esta ter sido a primeira conquista de um norte-americano não é alheia à escolha, naturalmente.

A história do campeonato desse ano está abundantemente descrita em várias fontes e Von Trips emerge dela como um herói. No YouTube há vários videos sobre a rivalidade deste com Phil Hill. Embora tenha locução em alemão (gostaria muito de entender, porque me parece conter testemunhos de época...), este é o video que melhor ilustra o fatal acidente que , além de Von Trips, levou consigo vários espectadores.



Uma história com drama mais que suficiente para dar um grande filme.
Não sei é se o homem-aranha estará à altura de o fazer...

Eu próprio estou a pensar comprar um BMW...



"We want to have a sucessful US auto industry, we think we can have it, but it has got to be realisticly designed to weather this storm and to arrive at the other end much more lean, mean and competitive than it currently is."

Barack Obama, a propósito da indústria automóvel norte-americana. Segundo as notícias, o presidente só aceita financiar os big three se houver uma mudança de rumo. Rick Wagoner, da GM, já se demitiu.

À porta... da Líbia

No passado sábado, enquanto passeava confortavelmente no centro comercial, recebi uma chamada de Renny Moniz, o português que tinha embarcado na aventura de ligar Lisboa ao Cairo num Mazda 818 de 1976. Estavam na fronteira da Líbia e tinham sido impedidos de entrar por não terem visto válido. Aparentemente a carta que levavam da embaixada da Líbia em Portugal não era considerada válida pelas próprias autoridades líbias...

Acabou assim, a apenas 2.000 km do objectivo, uma aventura que tinha corrido impecavelmente até então. A mecânica do Primefix 76 tinha estado à altura das exigências, a resistência e orientação dos piltos também; e só as burocracias alfandegárias impediram o cumprimento do objectivo. As pirâmides de Gizé continuarão sem conhecer o sabor doce do espumante da Bairrada.

Mas, voltando ao início, enquanto eu passeava confortavelmente no centro comercial, estes dois aventureiros partiam à descoberta de mundos para eles desconhecidos. Só por isso, obviamente, já merecem o nosso elogio. E certamente voltam com muitas histórias para contar. Missão cumprida!

29.3.09

Opel Insignia... coupé

"Ganda máquina! Que Opel é esse? É o novo Calibra?"

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A pergunta, de um transeunte anónimo, surgiu a propósito do Insignia e suscita-me 3 reflexões.
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1. É verdade que o Insignia "dá ares" de Calibra. Ou, melhor dito, dá ares de coupé. Foi isso que despoletou a observação. O que leva a perguntar: o que é feito do Calibra? É significativo que, tantos anos depois, o Calibra ainda seja um nome com tanto peso no imaginário das pessoas e esteja tão associado à Opel. O que torna ainda mais incompreensível que, neste momento, a Opel não tenha nenhum carro para rentabilizar esse legado. É um desperdício.
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2. A maior parte das pessoas admiram os carros bonitos, mas acabam por comprar os carros que cabem no seu orçamento. Ao que parece - suponho que este traseunte era um exemplo - raramente eles coincidem. E isso - não me venham com histórias - é uma falha da indústria. É óbvio que a maior parte das pessoas querem carros que respondam àquilo de que precisam e - além disso - sejam excitantes do ponto de vista estético. É impressionante que em muitos casos não o possam ter.
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3. Esta moda dos "coupés de quatro portas" está ao contrário. O segredo provavelmente não está em fazer berlinas que parecem coupés, como todas as marcas têm feito. O que as pessoas querem é carros bonitos e excitantes como os coupés que não tenham concessões práticas por o serem. A primeira coisa que querem, provavelmente, é um carro excitante. Ou seja, o certo provavelmente seria fazer um coupé emocionante... mas tão racional como uma berlina. E não o contrário. O resultado seria o mesmo? Talvez sim... ou talvez não. Saberemos quando alguma marca pegar num carro como o Calibra e decidir fazer ao contrário.

27.3.09

Bonito, muito bonito!

Vulca S



Este é o Vulca S, a mais recente criação do carroçador italiano Faralli & Mazzanti.




Apenas 10 serão construídos, ao longo de um período de 11 meses, durante o qual os futuros proprietários são convidados a permanecer na villa privada da empresa para acompanhar o processo.
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Baptizado em homenagem a um escultor etrusco muito anterior a Jesus Cristo, o Vulca S usa um motor V10 de 5,8 litros com 630 cv ou um V12 de 7,1 litros e 520cv. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de mais de 335 km/h.

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O carroçador em causa foi fundado no início dos anos 60 pelo ex-piloto Antonio Faralli, a quem mais tarde de juntou Rosello Mazzanti. A fundação da casa é também homenagem à Toscânica natal de Antonio Faralli.
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De momento ainda não há informações relativas ao preço, mas, como escreve a Wired (onde eu descobri a história), "quem perguntar é porque não o pode pagar..."

Honda Insight - Let it shine!

Jean-Jaques Rosseau iria gostar deste filme. Segundo a Honda, "People are fundamentally good."



O spot irá estrear a 28 de Março, na Bélgica e será exibido em 15 países europeus, incluindo Portugal.

Tesla Model S



Bem à americana, recebi um e-mail pessoal de Elon Musk, fundador e presidente da Tesla, com o anúncio do lançamento oficial do Model S, o anunciado sedan de quatro portas que se vem juntar ao Roadster de que já aqui falámos várias vezes (aqui e na revista).

O Model S deverá começar a ser comercializado em 2011 e poderá transportar até sete passageiros com uma autonomia que lhe permite fazer um máximo de 300 milhas (480 km). Haverá três alternativas de baterias, com autonomias de 160, 230 ou 300 milhas, que podem ser carregadas em tomadas de 120, 240 ou 480 volts, sendo que nestas última a bateria mais potente demora somente 45 minutos a receber uma carga completa. Para além disso, o pack de baterias pode facilmente ser trocado por outro sempre que necessário.



O Tesla Model S aproveita o facto de ter toda a mecânica sob o piso para oferecer um novo compartimento de bagagens sob o capot dianteiro, o que permite dar nova versatilidade à secção traseira, que tanto pode conter dois bancos rebatíveis para crianças como um amplo espaço de carga que chega para levar simultaneamente um televisor de 50 polegadas, um bicicleta e uma prancha de surf. O sonho de qualquer família americana...

Este automóvel eléctrico completa o 0 a 100 km/h em menos de seis segundos e tem a velocidade máxima electronicamente limitada nas 130 mph (209 km/h).

O Tesla Model S custará nos Estados Unidos 49.900 dólares (com um benefício fiscal de 7500 dólares). O carro pode ser encomendado online ou directamente nos pontos de venda da marca na Califórnia. Em breve a Tesla abrirá um novo ponto de venda em Chicago e até ao final do ano conta ter "lojas" em vários pontos do EUA, assim como em Londres e em Munique.

26.3.09

Lisboa-Cairo-Lisboa em 15 dias

E você? Acredita que este "chasso" vai fazer 12 mil quilómetros em 15 dias?


Pois bem, é melhor que acredite!

Renny Moniz e Hernâni Moreira, dois entusisatas de Anadia, na Bairrada, partiram anteontem do Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, com destino ao Cairo, capital do Egipto. Nos cerca de 12 mil quilómetros de ida e volta - que esperam fazer em 15 dias - passarão por Espanha, Argélia, Tunísia e Líbia. O Objectivo - dizem os próprios - é levar a bandeira e o espumante de Anadia às pirâmides de Gizé. Algo nunca visto, portanto. E que as pirâmides certamente agradecem...

O "chasso"? Bom, esse é nem mais nem menos que um Mazda 818 com 33 anos de idade chamado Primefix 76. E se acha que o veículo não está à altura do desafio fique sabendo que este foi o automóvel que fez a viagem de ida e volta a Dakar em 2008. Depois disso, quando perguntei qual a preparação que tinha tido para embarcar nesta nova aventura, a resposta foi: "mudámos o óleo e o filtro".

Ou seja, estes são dois aventureiros à moda antiga. Partem numa aventura motorizada sem rede e com muito poucos check-points agendados no caminho. Excepção feita a dois ou três escalas programadas previamente irão parar onde e quando as circunstâncias obrigarem. Se for necessário resolver algum problema no carro, não terão outra alternativa senão meter mão à obra e fazê-lo. Gostava de ver o Peterhansel fazer o mesmo...
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Quando sairam já tinham vistos para todos os países que irão atravessar, excepto a Líbia, que só os emite no local e no momento. Mas já levam uma carta escrita em líbio a explicar ao que vão. No último contacto de tive com Renny Moniz estavam no barco a atravessar para a Argélia.

A última refeição deste aventureiros em Portugal, antes da partida, foi uma sandes de leitão junto ao padrão dos descobrimentos. Podia ser melhor???

Cuidado com este carro!

Se vir este carro em pista, saia da frente!



A Automagazine já tem um carro a competir com as suas cores no BATracer, cortesia do Luis Pardelha. Vai arrasar a concorrência! Quem quiser escolher esta decoração pode fazê-lo aqui. Os resultados do campeonato podem ser consultados online.

Vrooom! Vrooom!

24.3.09

Novidades Mercedes



O Rui Reis e o Pedro Silva trouxeram de Madrid algumas informações importantes sobre o futuro próximo da Mercedes:

  • Vai mesmo haver uma versão Shooting Break, uma carrinha de duas portas
  • O E berlina é apresentado dia 26 de Março
  • O E Coupé chega em Maio
  • Em Setembro a gama Classe E vai ser enriquecida com as versões E 63 AMG de 525 cv
    E 200 CDI com 136 cv por 47 900 euros
  • E 200 CGI com 184 cv e sistema start/stop por 45 900 euros com caixa manual
  • No final de Outubro chegam as versões E Station e Cabrio
  • Em 2010, o sistema Start and Stop vai ser alargado às versões com caixa automática
  • Também em 2010 chega o E250 CDI Híbrido com um motor eléctrico de 20 cv (160 Nm de binário), pelo que a potência totaliza 224 cv

23.3.09

Lamborghini Estoque afinal não está cancelado...

... não está... nem deixa de estar!

Para responder à propagação exponencial da informação anterior de que o Estoque não ia ser produzido, a Lamborghini emitiu um comunicado em que afirma que a decisão de produzir ou não o Estoque... ainda não foi tomada. Ou seja, regressamos à estaca zero. O meu conselho é este: digam que sim de uma vez por todas e não falamos mais nisso!

Eis o comunicado na íntegra:


LAMBORGHINI ESTOQUE

In reference to recent press coverage commenting on cancellation of its Estoque project, Lamborghini has not taken any decision to produce its Estoque concept car, the four door performance saloon concept shown at Paris motor show in 2008.

As stated when the car was shown, Lamborghini believes that if a third model line should ever be added to its product line up, a four door luxury performance saloon could be a logical product strategy. No decision has been made to produce the Estoque.

A IKEA vai entrar nos automóveis



Um automóvel IKEA ?!

Não passa de especulação e provavelmente trata-se apenas de um bem pensado teaser para assinalar o arranque da parceria entre a marca sueca de mobiliário e o WWF França.(curiosamente marcada para 1 de Abril...)

Mas a ideia de um automóvel com o "espírito IKEA" seria bem interessante. Chama-se LEKO (de "l'ecologie") e está em contagem decrescente no site www.roulez-leko.com.

Esperemos sete dias...

Lamborghini Estoque e BMW Z4 M cancelados

A tão falada CRISE tem estes efeitos. A Autocar e a iMotor estão a citar fontes de desenvolvimento de produto da Lamborghini e da BMW que afirmam que o Lamborghini Estoque não será produzido (pelo menos para já) e que o novo Z4 não terá versão M.

Maurizio Reggiani, director de desenvolvimento das marca italiana, terá dito à Autocar que "o timing e as condições de mercado não são as adequadas para o lançamento de uma nova linha de produto". O Lamborghini Estoque, um coupé de quatro portas e quatro lugares com motor V10 (para competir com o Porsche Panamera) foi desvendado no último salão de Paris, em Setembro, e devia ser lançado no mercado em 2011.

O clima económico adverso e a falta de procura foram também as razões apontadas à iMotor por um responsável da marca alemã para anunciar que a nova geração do roadster Z4 não terá versão M: "no actual cenário de crise econnómica não existem condições para lançar uma versão M do Z4". No entanto o mesmo responsável adiantou que existirá um pacote M decorativo semelhante àquele que é proposto para o 135i. As versões M do X5 e do X6, que dentro em breve serão mostradas à imprensa, foram projectadas antes de a crise ter estes efeitos.

Duas notícias tristes num só dia.
Sniff... sniff...

Damon Hill enjoa jornalista em test drive

Damon Hill, Campeão do Mundo de Fórmula 1 levou um jornalista para um Test Drive a um Mercedes SL55 AMG que estava avaliado, na altura da filmagem, em quase 96.000€.

Damon Hill chega a assustar tanto o jornalista que este fica enjoado e diz-lhe mesmo "you're a very bad man".

A dada altura, o Mercedes levanta voo até aterrar com tal estrondo que a porta da mala se abriu. mas o melhor mesmo é ver as expressões do coitado do "passageiro".



20.3.09

Kia Borrego



Kia Borrego, sem dúvida um dos nomes mais curiosos dos últimos anos.

Felizmente para ele, parece que não virá para a Europa.

Parado no trânsito

Este spot da Antena 1, que está a passar na RTP para promover a estação, está a levantar polémica. Já suscitou uma posição pública da CGTP e levou o PSD a pedir a demissão do Director da Antena 1.

Basicamente põe a locutora Eduarda Maio a falar com um automobilista parado no trânsito devido a uma manifestação "contra si".



A minha pergunta é: quantas pessoas concordam com este filme?

Um tipo americano entra num carro europeu…

Assim como quem não quer a coisa, na recente apresentação do Insignia, perguntei ao director de produto da GM, o que é que faz um tipo americano a desenvolver um carro europeu. Suponho que entre questões sobre porcas de ¾ de polegada e o sempre actual tópico “prefere sobrealimentação em paralelo ou em série?”, ele não estava propriamente à espera desta. Riu-se, e disse que eu devia colocar essa questão ao Bob Lutz, mas, está agradecido pelos quatro anos e meio de vida “frankfurtesca”, que têm sido uma óptima experiência, e, de certa forma, um abrir de olhos ao mundo dos Diesel. Mas, eis que surge o volte-face: “…but, would I buy one back in the US? Well… no.

Calma, isto tem explicação. Ao que parece, lá pelas terras do tio Sam o gasóleo custa, em média, um dólar a mais que a gasolina. E porquê, perguntam vocês: afinal, é dos EUA e sus muchachos, que surge uma boa maquia de petróleo. Fiquei intrigado, claro, e depois de um google-it “why is diesel more expensive in us”, vejo a minha questão respondida em poucos segundos: o Diesel não é caro. A gasolina, essa, é que é barata.

Confuso? Nem por isso. Até há poucos anos, falo de dois ou três, no máximo, o Diesel era mais barato que a gasolina nos EUA. Acontece que, ao aumento do preço da gasolina que vimos acontecer há coisa de um ano e meio atrás, os americanos responderam da forma mais lógica: deixaram de usar o carro (obviamente com motor a gasolina, what else!) com tanta frequência. Incidentalmente, a procura por este bem cada vez mais precioso veio a diminuir, contrastando com a parca, mas constante, procura pelo Diesel. Ora ditam as regras do mercado que o preço de um bem varia de acordo com a oferta e a procura. O resultado? Bem, é fácil: nos EUA o Diesel continuou a aumentar, e a gasolina desceu.

E qual foi a resposta do director de produto da GM, afinal? “I think i’ll go for a mild hybrid.”. Um tipo sensato, este Jim.
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Pedro Mosca, AutoHoje

19.3.09

Peugeot 206... renascido.

...ou devo dizer "ressuscitado"?




O lançamento do Peugeot 206+ é curioso sob muitos pontos de vista. Acabo de vir da respectiva apresentação à imprensa, onde naturalmente a maiora das questões pertinentes foram suscitadas.
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1. Será este o carro low-cost da Peugeot? Sim e não. Os responsáveis negam que o 206+ esteja para a Peugeot como os Dacia estão para a Renault. Porque - dizem - este carro não é feito fora da Europa. É feito em Moulhouse como muitos outros Peugeot. Isso é verdade, mas não é menos verdade é que um Dacia não é low-cost só porque é feito na Roménia; é-o também porque usa a plataforma, os componentes e as mecânicas dos antigos Clio ou Mégane. Tudo o isso está pago do ponto de vista do desenvolvimento e é muito mais barato do ponto de vista da fabricação. Isso vale também para o 206+, que, apesar da cosmética, não deixa de ser um carro projectado há mais de 11 anos. Por isso é que pode ser barato.
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O 206+ é uma manobra táctica de resposta à crise? Os responsáveis da marca dizem que não; que este projecto já estava pensado há muito tempo. Mas admitem que chega na altura ideal para enfrentar a quebra de vendas do sector. Mas na verdade não precisam de o negar: mesmo que fosse/seja uma manobra táctica, é uma manobra inteligente.
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3. Não irá o 206 "canibalizar" o 107 e sobretudo o 207? Os responsáveis da Peugeot acham que isso pode acontecer, mas esperam que a soma das vendas dos três modelos seja superior ao que era antes. Mas admitiram que não é fácil vender 3 carros no mesmo segmento de mercado. Porque de facto é disso que se trata: 107, 206+, 207. No nosso mercado, apenas a Citroën tem uma oferta semelhante. E quando questionados sobre se essa canibalização podia afectar mais o 107 ou o 207, não quiseram ou souberam responder. Eu responto: o 206+ está muito mais próximo do 207 do que do 107, sob todos os pontos de vista. Mais: entre os 12 mil euros que custa o 206+ com motor 1.1 a gasolina(60cv) e os 18 mil do 207 1.4 HDI vai uma grande diferença. O primeiro pode ser o maior concorrente do segundo, sobretudo no quadro de inversão da tendência de dieselização (em Fevereiro essa tendência já se inverteu neste segmento). Apesar de não ter motores abaixo de 1.4, o 207 continua a ser um dos mais vendidos em Portugal.
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4. Os clientes vão aceitar um carro "velho" como o 206? A isto os responsáveis da Peugeot responderam com um estudo que dizem que fizeram indicando que o 206 é um carro com forte carisma no mercado. E falaram nos vários clubes 206 que existem por aí. Acontece que, embora muito popular no seu tempo. o 206 perdurou na mente dos consumidores por causa das suas versões desportivas e de um chassis que ficou famoso por aguentar quase tudo. Daí os clubes. Acontece que esses "saudosistas" do 206 a última coisa de que querem ouvir falar é de um 206 1.1 de 60 cv. Isso é quase ofensivo para o carisma que o carro de facto tem (e que já vinha do 205 e que em parte passou para o 106).
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Ou seja, a aposta da Peugeot com o 206+ é interessante e merece ser acompanhada no futuro. Mas não é isenta de dúvidas e de alguns riscos. A ver vamos...

Haverá salão de Lisboa em 2010?

O Salão de Londres (British International Motorshow), um dos mais importantes no calendário europeus (depois de Genebra e Frankfurt/Paris) acaba de ser cancelado. Embora estivesse previsto no calendário da OICA para 2010, a organização optou por tomar esta decisão depois de consultar os representantes da indústria automóvel no Reino Unido.

Depois das ameaças que têm pairado sobre Barcelona, este é mais um sinal da grave crise que assola o sector automóvel na Europa. Significativamene, o calendário da OICA ainda não refere quaisquer datas para 2010. E esse é o ano em que se devia realizar mais um salão de Lisboa. Portanto, a pergunta que se impõe é a seguinte: haverá salão de Lisboa em 2010?

18.3.09

The Flying Scotsman

Nos próximos dias 27 a 29 de Março decorre em Inglaterra um rali de carros clássicos muito curioso. Chama-se The Flying Scotsman e liga Londres a Edimburgo, fazendo precisamente o trajecto que o famoso comboio do mesmo nome - the flying scotsman - fazia e contra o qual os automobilistas da época faziam apostas de que poderiam ser mais rápidos.

Rezam as lendas que, por isso, o Flying Scotsman se tornou numa espécie de bitola para os carros desportivos da época e para os seus condutores. Conseguir bater o comboio expresso da época nos mais de 660 km que ligam as duas cidades era certamente um feito, que os participantes nesta recriação de 2009 poderão reviver.

A lista de inscritos inlcui vários carros interessantes, incluindo um Star Gordon Bennet de 1905 e um Rolls-Royce Silver Ghost de 1920. E, para apimentar ainda mais o evento, a partida será dada em Brooklands, o berço da competição automóvel inglesa. O Museu da Mercedes, que actualmente gere o local, patrocina a iniciativa.

17.3.09

Alô, Ronaldo...

Vocês conseguem imaginar o POWER desta chuteira?


Mercedes SLS AMG

Normalmente as marcas de automóveis começam por divulgar as linhas exteriores dos seus novos modelos (às vezes apenas um detalhe...), depois o interior e só no final a informação técnica. Às vezes chega a ser irritante, como no caso do Panamera...

Pois bem, desta vez a Mercedes decidiu fazer ao contrário e já divulgou oficialmente quase todos os detalhes técnicos do seu futuro SLS AMG, o primeiro AMG desenvolvido integralmente "in-house" e previsto para chegar ao mercado na Primavera de 2010.




O novo "gullwing" da Mercedes, com portas de abertura vertical fixadas ao tecto, usa uma spaceframe de alumínio e um motor V8 6.3 de 517 cv, com colocação central à frente, que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h e atingir uma velocidade máxima de 315 km/h. É servido por uma caixa de dupla embraiagem com sete velocidades colocada atrás (transaxle) e por suspensões de alumínio com duplos triângulos sobrepostos. A distribuição de pesos é de 48% à frente e 52% atrás.


O Lamborghini mais veloz de sempre



Não sou eu que o digo; é a própria marca: o Murciélago LP670-4 Super Veloce é o Lamborghini mais veloz de sempre. E recupera uma sigla histórica: SV.

O carismático motor V12 central de 6,5 litros subiu a potência máxima para os 670 cv, ao mesmo tempo que a carroçaria e a estrutura foram alvo de uma cura de emagrecimento, com aplicação de vários componentes em fibra de carbono, que lhe reduziram o peso total em 100 Kg. A relação peso/potência desce assim para os 2,3 Kg/cv, o que permite acelerar dos 0 aos 100 Km/h em apenas 3,2 segundos e chegar aos 342 Km/h de velocidade máxima. A travagem é assegurada por discos em composto cerâmico/carbono e a transmissão às quatro rodas conta com a caixa manual robotizada, com patilhas fixas atrás do volante, a e-Gear.

O SV é uma edição limitada a 350 unidades.

Este video oficial dá uma imagem do que é o Lamborghini Murciélago SV.

16.3.09

Automagazine nº203

Como não podia deixar de ser, o Salão de Genebra é o tema forte da edição deste mês. É um dos pontos altos do ano em termos de novidades e como tal não podia deixar de ter destaque na revista deste mês. O Francisco Mota esteve em Genebra e, em vez de cobrir todos os carros que estavam presentes, optámos por aprofundar aqueles que nos pareceram os mais interessantes e/ou importantes. A reportagem abre com o BMW GT, como é natural, e inclui, entre outros, o Mercedes Classe E Coupé, o VW Polo, o Rolls-Royce 200 EX, o Peugeot 3008, o Opel Ampera e o Audi A4 Allroad. Ao todo, são 17 páginas de novos modelos.

Depois de na última edição termos publicado as primeiras impressões ao volante do Porsche Cayenne Diesel, desta vez o Pedro Silva foi a Espanha tirar do "carro do momento" tudo o que ele tem para dar. Com os instrumentos de medições montados e na pista de testes do INTA, nos arredores de Madrid, todas as prestações e desempenhos do Cayenne Diesel foram analisados ao detalhe. Conclusões? Bem, o Pedro Silva escolheu como título "O motor CERTO!", começa o texto com um aviso - "eu queria não gostar deste carro" - e termina desta forma: "Enfim, não imagino melhor veículo do que este Cayenne Diesel para puxar um reboque com um 911 GT3 RS a caminho de um track-day no Autódromo Internacional do Algarve." Ou seja: para um track-day não há melhor que o 911 GT3, mas para puxar o respectivo atrelado, a escolha certa é provavelmente o Cayenne... Diesel.

O Bruno Silva também foi a Espanha andar no Audi R8 V10, o Pedro Grilo conduziu os novos Jaguar XFR e XKR e o Francisco diz o que achou do Maserati Quattroporte GTS. O comparativo deste mês é mais jovial do que é habitual, com muitas bolinhas coloridas e três carros práticos a preço acessível: o Citroën C3 Picasso, o Kia Soul e o Renault Grand Modus. Nos testes temos o Volvo S80 e Seat Exeo. Para culminar, o Flávio Serra esteve nos arredores de Estugarda para redescobrir o circuito de Solitude e seguir as "pisadas" de Jim Clark, ao volante de um... Lotus 2-Eleven. Vale a pena ler!

10.3.09

Ford Mustang Bullit

















A Ford lançou o Ford Mustang Bullitt. Tem motor V8 de 4.6 Litros com 315 CV de potência.



Este novo Bullit beneficie de um chassis modificado e uma suspensão melhorada que trabalham em conjunto para o melhor e mais equilibrado Mustang de sempre.

Este Ford Mustang Bullit tem a pintura original do filme – Dark Highland Green – e um som de escape a condizer.

É uma edição limitada a 7.700 unidades e o preço desta “peça de Holywood” é de 31.075 USD.

5.3.09

Citroen GT recebe luz verde

Ao que parece, o arrojado Citroën GT vai mesmo avançar para produção.

A revista inglesa Autocar cita o director de produto da Citroën, Vincent Besson, que terá afirmado no Salão de Genebra a intenção da marca francesa de lançar uma série limitada - possivelmente 20 unidades - deste supercarro originalmente criado para o jogo Gran Turismo 5.

Segundo as mesmas infomações, a versão de série do GT não será eléctrica, como o concept, mas sim locomovida por um motor V8 possivelmente fornecido pela GM ou Ford.

Resta-nos esperar para ver resultados mais palpáveis, mas duas coisas parecem certas: o GT é suficientemete excitante para deixar os amantes de automóveis em sentido; e um lançamento como este encaixa como uma luva na nova estratégia da marca francesa. Tudo boas notícias, portanto.

2.3.09

General Lee à europeia




Foi numa pequena vila alpina que encontrei a variante europeia do General Lee dos Três Duques: pintado de cor-de-laranja e com a inscrição “01 General Lee” em ambas as portas, este carro de bolso italiano é uma paródia ao balofo Dodge Charger, aquele com que os irmãos Duke protagonizavam extensas derrapagens à frente do infeliz Xerife Rosco P. Coltrane. Mas o melhor é ver que, enquanto muitos dos Abarth 500 ficam encafuados em garagens e só saem para a estrada meia dúzia de dias por ano, o bem-humorado proprietário deste exemplar não se inibe de o guiar em condições tão adversas como o gelado Inverno dos Dolomites. O carro está estimado, mas sem aquele nível de conservação dos carros de colecção, e é devidamente conduzido. E posso dizê-lo com toda a convicção, porque o condutor proporcionou-me um dos melhores momentos de condução que já tive a oportunidade de assistir: umas centenas de metros mais abaixo, enquanto desço a colina, ouço o esforçado “dois cilindros” a ser espremido e, assim que olho para trás, vejo o “laranjinha” prestes a entrar numa esquerda revestida com uma fina placa de gelo. A mestria com que o atira para a curva, segura o “slide” numa belíssima demonstração de patinagem artística e continua sem “levantar pé” faz-me crer que o Abarth 500 faz parte do seu quotidiano… Teria eu acabado de presenciar mais uma das fugas dos irmãos Duchini? E qual seria o carro do Carabinieri Coltranini?