26.11.08

Ferrari Scuderia Spider 16M: sente-se ao volante!

E você, já alguma vez se sentou ao volante de um Ferrari?



(clique aqui para iniciar)

Bentley... on ice!


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Depois do Disney on Ice, chega o... Bentley on ice!

A Bentley vai realizar em Fevereiro e Março do próximo ano um evento especial destinado a proprietários de automóveis da marca que consiste numa sessão de testes de condução no gelo, algures no centro da Finlândia. Num lago gelado por temperaturas de perto de 30 graus negativos, os participantes terão oportunidade de explorar os 560 cv do Bentley Continental em condições absolutamente únicas.

O "Power on Ice", assim se chama o evento, terá participação de Juha Kankkunen como "monitor" e terá a duração de três dias para cada grupo. Os participantes ficam instalados num empreendimento turístico especialmente preparado para o evento e poderão desfrutar de outros desportos "radicais" na neve, como o snowmobile ou os passeios com cães de neve.

Só falta a dolorosa: pensado para proprietários Bentley, mas aberto a todos os participantes, cada entrada custa entre 5600 e 25 mil euros....


25.11.08

Calendário Pirelli 2009

Há calendários de automóveis, calendários de tuning, calendários de motas, calendários de óleos, calendários de pneus, etc, etc...

E depois há o calendário Pirelli...



Aston Martin One-77: episódio 2


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A "saga" Aston Martin One-77 - um superdesportivo fabricado numa limitadíssima série de 77 exemplares que já se encontram encomendados, com um motor V12 de 7,0 litros - continua, agora com o episódio 2, em que Ulrich Bez e o director de design Marek Reichman.
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Quem não viu o primeiro episódio, pode recuperá-lo aqui. Estão prometidas mais novidades para Janeiro de 2009.


24.11.08

Finalmente... o Panamera!

A Porsche acaba de divulgar as primeiras fotos oficiais do novo Porsche Panamera.

Nunca saberemos se a marca alemã acelerou ou não a fase final de lançamento do Panamera por causa da pressão da Lamborghini, mas o que é certo é que ele aí está: vários anos depois (!!!), com desenhos, nomes, anúncios oficiais e partes da frente pelo meio, eis o Panamera inteiro. Finalmente.

A proposta da Porsche para o segmento dos desportivos de quatro portas e quatro lugares (com "amplo compartimento de bagagens e o conceito funcional de rebatimento dos lugares traseiros", reza o comunicado oficial...), tem quase cinco metros de comprimento por 1,93 de largura e 1,42 de altura. Teré motores de seis e oito cilindros em V (sem Diesel para já...), com potências entre os 300 e os 500 cv, com caixas manuais de seis ou PDK de sete. Na Primavera haverá um Panamera híbrido.

O Panamera será produzido em Leipzig a uma cadência de 20 mil unidfades ano. Os motores vêm de Zuffenhausen e as carroçarias chegam já pintadas da fábrica da Volkswagen em Hannover.

O slideshow e o video revelam
as primeiras imagens do carro (ainda estou a formar opinião...) e o press release integral a seguir transmite todas as informações disponíveis.











Lançamento no Verão de 2009

A Porsche apresenta as Primeiras Fotografias do seu Panamera Gran Turismo

Estugarda. A Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, apresenta as primeiras fotografias oficiais do Panamera na sua versão final. No seu design, perfil e silhueta, o novo modelo de quatro lugares distingue-se claramente por ter todo o ADN da família de Estugarda. Concebido e desenhado como um turismo de quatro portas desportivo, o Panamera combina todas as suas virtudes no estilo típicoda Porsche: dinâmica de condução desportiva, um interior generoso e funcional e o impressionante conforto de um Gran Turismo. Depois dos desportivos 911, Boxster e Cayman e do SUV Cayenne, a Porsche apresenta o Panamera, a sua quarta gama de modelos.

Os designers do Panamera conseguiram posicionar este automóvel único como algo completamente novo e diferenciador mas ao mesmo tempo capturaram a essência da aparência Porsche. Pelas suas dimensões, o Panamera destaca-se no seu segmento: de largura tem 1931mm, e com 1418 mm é mais baixo que todos os seus concorrentes.A inconfundível silhueta GT tem a sua base nos 4970 mm de comprimento, com frente e traseira marcadamente desportivas. No seu estilo e elementos visuais, o Panamera segue a filosofia de desenho refinada ao longo de décadas no 911 e implementada com reconhecido êxito no Boxster, Cayman e Cayenne.

Pelo seu design, o Panamera vai estabelecer um novo patamar neste segmento. A simbiose dos princípios de um coupé, a interpretação única de uma carroçaria GT e os benefícios do conceito funcional do espaço interior, determinam ao novo Porsche a sua aparência tão exclusiva. Como exemplo, o Panamera apresenta entradas de ar com contornos muito característicos em vez de uma convencional grelha. Jantes com arcos denunciados e o longo capot na frente recriam o aspecto típico 911 que o cliente Porsche aprecia há mais de 45 anos. O formato V ao longo do compartimento do motor e no vidro traseiro até à cauda, dão lhe todo o carácter desportivo e
exclusivo. Os imponentes e musculados ombros sobre as rodas traseiras, a dinâmica linha do tecto bem como os estilizados tubos de escape conferem a este novo modelo todo ADN de um puro sangue Porsche.

O elegante arco do tecto extende-se sobre o generoso interior, quase convidando a entrar. Como
todos os Porsches, o Panamera é orientado para as necessidades e desejos do seu condutor. Mas agora, graças ao novo conceito de espaço e arquitectura interior, os ocupantes do habitáculo são também convidados a experimentar a sensação típica de “pilotar” o veículo. Todos os passageiros podem usufruir do supremo conforto ergonómico tanto à frente como atrás. O amplo compartimento de bagagens e o conceito funcional de rebatimento dos lugares traseiros oferecem ao condutor a possibilidade de ajustar o espaço de acordo com as suas necessidades pessoais.E finalmente, a porta na traseira desportiva deste coupé combina com grande elegância, a utilização cómoda e funcional para o uso diário.

A Porsche desenvolveu potentes motores de vanguarda para o Panamera, reflectindo uma vez mais as qualidades típicas da marca – os motores em V com seis e oito cilindros e potências dos 300 aos 500 cvs. Alguns dos motores utilizam tecnologia turbocompressor, Injecção Directa de Combustível tornando os ao mesmo tempo potentes e eficientes. A entrega de potência aos eixos é feita através de uma caixa manual de seis velocidades ou pela PDK, a caixa de dupla embraiagem Porsche de sete velocidades. Para além da desportiva tracção traseira, a versão de topo do Panamera apresentará uma sofisticada tracção total que estará também disponível opcionalmente. Também como opção, a Porsche está a preparar uma versão particularmente eficiente em termos de consumo com a introdução de um Panamera híbrido. Mais pormenores sobre os motores, transmissões, performances, preços e equipamento serão divulgados na Primavera.

O Porsche Panamera vai ser construído na fábrica da Porsche em Leipzig, onde a nave de produção medindo mais de 22.000 m2 e centro de logística estão actualmente a ser construídos . Enquanto os motores que equipam o Panamera vão ser construídos na fábrica da Porsche em Zuffenhausen, as carroçarias já pintadas vão ser fornecidas pela fábrica da Volkswagen em Hannover. A fábrica de Leipzig vai fazer a assemblagem do Panamera para entrega final com um objectivo anual de cerca de 20.000 unidades. A Porsche está uma vez mais apostada no seus forncedores nacionais na produção do Panamera, com cerca de 70% de todo o valor do modelo a ser gerado neste país. Assim, o Panamera é claramente um automóvel “Made in Germany”.

O
Panamera vai fazer a sua primeira aparição na Primavera de 2009 e os primeiros modelos estarão nos Centros Porsche de todo o mundo no final do Verão.

21.11.08

Clac, clac, clac, clac, clac, clac, clac, clac, clac, clac, clac, clac, clac, clac, clac !!!



Agora é oficial: em Fevereiro do próximo ano estará no mercado o primeiro Porsche com motor a gasóleo. Será um Cayenne e terá sob o capot um 3.0 V6 de 240 cv fornecido pela Audi. O Porsche Cayenne Diesel terá um consumo médio de 9,3 litros aos 100 e emite 244 gramas de CO2 por quilómetro. A marca é omissa quanto a prestações, mas adianta um preço de venda ao público: 78,297 euros. Entretanto continua o desenvolvimento de uma variante híbrida do Cayenne, que deverá ter um consumo médio inferior a nove litros.

Como a questão é polémica, a justificação da marca para o lançamento de um Porsche Diesel, pode ser conferida no press release integral, disponível aqui.

Como acontecia dantes nos clubes de futebol, já deve haver gente a pensar rasgar os títulos de registo de propriedade...

20.11.08

Já não há mais...

Quem se atrasou, perdeu a sua oportunidade...

A Lamborghini entregou em Inglaterra o último dos 20 Reventón que foram produzidos. Um concessionário de Birmingham acompanhou o comprador, que pagou um milhão de euros mais impostos, até Sant'Agata, onde o carro foi entregue "em mão" pelo próprio Stephan Winkelmann, presidente da Lamborghini. Este é o único Reventón "inglês" e, embora o proprietário queira permanecer anónimo, já anunciou que deverá comparecer a alguns eventos socias e automobilisticos da Lamborghini.

O Reventón passou assim a ser, oficialmente, um objecto de colecção.

14.11.08

Automagazine nº 199: nunca viu nada assim!

Há dias da nossa vida que deviam ser marcados num calendário como se de um feriado se tratasse. Reunir seis superdesportivos na mesma pista, num total de 3566 cavalos, apenas para medir a... velocidade (!), não é algo que aconteça todos os dias! Os resultados obtidos espelham, tão simplesmente, o fascínio que representa ter nas mãos um desportivo de semelhante calibre: velocidade, no limite dos limites, no extremo do conta-rotações - no limite do que é fisicamente possível! A não perder!

Esta é, por si só, uma edição de ocasiões especiais. O Sandro Mêda ficou encarregue de nos explicar por que razão o Ferrari California, que não é o mais barato nem o mais potente dos cavallinos, tem uma mística tão grande... mesmo tendo poucos meses de mercado. E explica na perfeição o que é um «espírito Ferrari» que se pode conduzir no dia-a-dia. Pelas mãos do André Mendes já passaram cinco gerações de Volkswagen Golf e ele era, por isso, a escolha certa para um desafio diferente: passar 24 Horas com o primeiro exemplar da sexta geração e fazer como se fosse dele. Dos rituais matutinos às compras do final do dia, da saída com os colegas para almoçar ao entardecer decorado pelo pôr-do-sol. E assim ficámos a saber o que vale, na realidade, o novo Golf.

Marcelo Aguiar é o vencedor do Prémio de Design Automagazine/Seat e é, portanto, o escolhido para ir estagiar para Martorell, sob a orientação de Luc Donckerwolke. O seu Seat W emergiu de um grupo de bons trabalhos que pode ser visto nas páginas da revista - certamente já se terá cruzado com alguns deles aqui mesmo, neste blogue.

O Pedro Silva e o Flávio Serra não se entendem: um quer escolher o desportivo mais «responsável» para um pai de família, o outro procura a vertente mais «egocêntrica» que um automóvel de elevadas performances deve ter. Resultou num diálogo interessante, numa saudável discussão que se tornou tão «sumarenta» que resolvemos reproduzi-la praticamente na íntegra nas páginas desta revista. E resultou, outra vez, num dia diferente, que não se repete com facilidade.

Lewis Hamilton é o namorado da menina das Pussycat Dolls, a cara preferida das revistas ingleas, uma estrela de televisão, o rosto de algumas campanhas publicitárias, o orgulho dos afro-descendentes espalhados pelo mundo e o novo ícone pop do Reino Unido. Ah!, e é também o novo campeão do mundo de Fórmula 1! Sabe quem ele é - realmente? Pois nós dizemos-lhe quem é o homem por detrás do piloto.

Em suma, mais uma edição para coleccionador. Daquelas que se guarda na estante - junto de todas as Automagazine que já lá estão e das quais nunca se vai desfazer. Boa leitura!

5.11.08

Caterham: designed by you!

O próximo modelo da Caterham será desenhado por aquele tipo que a revista Time pôs na capa aqui há uns tempos: YOU!

A marca britânica associou-se ao site splitwheel.com para iniciar um projecto em Janeiro de 2009 no qual todos os participantes do mundo inteiro, especialistas ou não, podem colaborar na definição do conceito, estética e mecânica do novo modelo. O site vai aceitar contributos, debatê-los e votá-los online. No final, a Caterham vai construir o automóvel que o maior número de pessoas escolherem

Este video explica como tudo vai funcionar: