30.10.08

Prémio de Design SEAT/Automagazine: vencedor



Marcelo Aguiar
, com o projecto SEAT W, foi o vencedor da quarta edição do Prémio de Design SEAT/Automagazine. O SEAT W - "W" de "Woman" - é um modelo compacto, mas espaçoso e com várias soluções de versatilidade, como os compartimentos de arrumação no interior, a abertura parcial da bagageira, a ampla abertura das portas e grande superfície vidrada, que se estende do tejadilho às portas. O acesso ao depósito de limpa-vidros, óleo e líquido de refrigeração é feito sem ter que abrir o capot e o pneu suplente stá alojado num compartimento próprio. "Simples, versátil, feminino", é assim que Marcelo Aguiar apresenta a sua proposta de um SEAT para a mulher moderna.

Marcelo Aguiar é arquitecto, tem 32 anos, estudou na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e, com esta, foi a terceira vez que participou no Prémio de Design SEAT/Automagazine, no qual obteve o 3º lugar na primeira edição, com o projecto SEAT Muxía. Um exemplo de persistência que deu os seus frutos com o primeiro lugar agora obtido.


Embora tenha salientado a elevada qualidade de muitos dos trabalhos apresentados, o júri deciciu este ano atribuir apenas o primeiro lugar, uma vez que considerou que, de todos os 64 trabalhos apresentados a concurso, apenas este respondia integralmente ao exigido: "Um SEAT para a mulher moderna". Luc Donckerwolke, presidente do júri, considera que um elemento essencial do Design é a capacidade de projectar um conceito global. Vários particpantes reveleram muito talento nos trabalhos apresentados, mas em todos os caso menos o vencedor, ficaram aquém um conceito global que se pretende no Prémio de Design SEAT/Automagazine.

Mais algumas imagens do trabalho vencedor, assim como uma selecção das melhores propostas não premiadas, poderão ser vistos na animação video acima. E as mesmas serão publicadas na próxima edição em papel da Automagazine, que estará nas bancas em meados do proximo mês. Uma seleção ainda mais alargada de alguns dos trabalhos a concurso pode também ser vista na área da Automagazine no Flickr. O slideshow pode ser visto aqui.

29.10.08

Nissan 370Z: primeiras imagens oficiais

Estas são as primeiras imagens oficiais do Nissan 370Z.
Parace-me que gostava mais do 350...



Se o Audi voasse...

Se algum Audi voasse, seria qualquer coisa deste género.

Obviamente, o Audi Calamaro não passa de um exercício de estilo, da autoria de Tibor Juhasz Pecoraio, para um concurso de design organizado pela Audi Hungria. Como o próprio diz, não ganhou o concurso, mas permitiu-lhe ter acesso a um estágio em Itália.



(via worldcarfans, jalopnik, automotto)

27.10.08

Um estudo interessante...

É interessante, este estudo da Capgemini sobre o comportamento dos consumidores de automóveis nos mercados maduros e emergentes. Eis algumas conclusões:

- Há diferenças muito grandes entre os consumidores dos mercados maduros e os dos mercados emergentes relativamente ao que esperam de um automóvel;

- A internet é cada vez mais importante na recolha de informação e muitos consumidores já gostariam de comprar carro online hoje em dia;

- Os meios "peer-to-peer" como os fóruns, os blogues, etc, são cada vez mais procurados como fonte de informação. E, neste aspecto, essa procura é muito maior nos mercados emergentes (Brasil, Índia, China, Rússia) do que nos mercados maduros (Alemanha, EUA, França, Reino Unido). Neste aspecto, eles estão claramente à frente...

Depois, ainda há algumas frases interessantes de consumidores ouvidos no estudo acerca do que eles esperam do automóvel dentro de 10 anos

"Dentro de 10 anos não haverá concessionários. Sentado ao computador, eu poderei encomendar um automóvel directamente do fabricante, fazendo alterações de design ao meu futuro carro. Que depois entrará na linha de montagem. Então eu terei um carro que é único. Talvez pareça engraçado... mas se nós hoje em dia já podemos fazer isso com o nosso mobiliário, porque não fazê-lo com os automóveis dentro de 10 anos?"

Consumidor russo

"Gostaria de comprar um carro que funciona a baterias recarregáveis (como um telemóvel) e que podem ser recarregadas com energia solar. Um carro assim pode custar mais de início mas sai mais económico a longo prazo"
Consumidor indiano

"Gostaria de conseguir fazer a configuração do meu novo carro online e depois enviar esta configuração para uma extensa rede de pontos de venda, que fariam as suas ofertas para corresponder a ela"
Consumidor alemão

Humm... interessante...

Lamborghini azul

Se estiver a conduzir em Itália e vir este carro azul no seu retrovisor, não acelere! A não ser que vá de Ferrari! E nesse caso não se esqueça de pelo menos convidar as pessoas para assistir à corrida!!!

A Lamborghini acaba de doar à polícia italiana um Gallardo LP-560, que substitui o anterior Gallardo ao serviço desde 2004. Trina agentes da polícia italiana foram treinados para poderem conduzir o novo automóvel da frota.


Renault Roadshow F1

Segundo a organização, mais de 115 mil pessoas estiveram presentes no Renaul Roadshow F1.

Estou curioso: como terá sido feita a contagem?

Através dos satlélites da NASA?
Com sensores em todas as esquinas?
Por inquérito de rua?

Como? Como?

24.10.08

Spada TS Codatronca



Spada TS Codatronca.

A origem é italiana, a mecânica é americana e o lema é em latim: "Fortia facta sempiterna et invicta sunt", que significa quelquer coisa como "o verdadeiro valor é sempre invencível".




Fundada por Ercole Spada, durante muitos anos director de estilo da Zagato e criador de carros tão emblemáticos como o Alfa Rome4o Giulietta SZ, o Lancia Fulvia Sport, o Alfa Romeo Junior Z, o Ford GT70 e o Fiat Tipo, a marca renasceu das cinzas no ano passado e este é o seu primeiro modelo: o TS Codatronca.




"TS" significa "Turismo Sportivo" e "Codatronca" traduz-se literalmente como "traseria curta". A série terá apenas 20 exemplares e os três primeiros já foram vendidos, a um preço de 320 mil euros.
Debaixo do capot está o V8 do Corvette Z06 que lhe fornece a plataforma, mas aqui com uma potência de 630 cv e um binário de 668 Nm ligados às trodas traseiras por uma caixa manual de seis velocidades também derivada do Corvette, mas com relações mais curtas.


Construído com couro e alcantara por dentro e alumínio e fibra de vidro por fora, o Codatronca atinje os 344 km/h de velocidade máxima e completa os primeiros 100 km em menos de 3,4 segundos. Uma versão especial para competição, com mais potência e menos peso, está também em preparação.


Não sei de presta para alguma coisa, mas lá que tem carisma, não há dúvida!

23.10.08

Bloodhound SSC vai bater recorde de velocidade terrestre



Apresentado hoje em Inglaterra, o Bloodhopund SSC (nas imagens) é o mais recente projecto destinado a bater o recorde de velocidade terrestre, que está na posse do Thrust SSC desde há 11 anos. Na altura, sob a supervisão técnica de Richard Noble e com Andy Green ao volante, o Thrust SSC registou uma velocudade máxima de 1.223 km/h. Agora, de novo com Noble no comando do projecto e outra vez com Andy Green no lugar do piloto, o Brooldhound SSC pretende chegar às 1000 milhas por hora, o que equivale a 1609 km/h!!!

Financiado, entre outros, pelo fabricante de aditivos STP, o Bloodhound pretende bater o recorde em três fases: em 2009 quer chegar às 800 mph (1287 km/h), em 2010 está previsto chegar às 900 milhas (1,448 km/h) e em 2011 devem ser batidas as mil milhas.

Com um comprimento de 12,8 metros e um peso de 6,5 toneladas (apesar dos materiais leves usados na sua construção), o Bloodhound SSC deverá atingir a sua velocidade máxima em menos de 40 segundos.

Este video descreve em imagens o fundamento da aventura Bloodhound SSC:

22.10.08

Motociclista preso por causa de video no YouTube

Segundo noticia o jornal Sol, um motorciclista britânico de 28 anos foi condenado a 12 semanas de prisão devido ao facto de ter colocado no YouTube um video, filmado por um amigo, em que aparecia a fazer diversas manobras arriscadas nas ruas de Banbury, em Oxfordshire.


(via Loucuras na estrada)

Nissan GT-R: o video



Para quem não viu, este documentário de 47 minutos do National Geographic Channel vale a pena ver. Para quem já viu, vale a pena rever. Cobre todo o processo de desenvolvimento do carro, desde os primórdios até à volta ao Nurburgring Nordshleife. Tem vários motivos de interesse, mas eu não consegui deixar de sorrir com as caretas de Carlos Ghosn ao minuto 23!

(via Worldcarfans, NAGTROC e GTRblog)

Ferrari NSX ou Honda 360 Modena?



Os tipos do Autoblog (graças ao Emanuel...) descobriram no eBay este objecto estranho à venda. Por fora parece claramente um Ferrari 360 Modena, mas por baixo é um Honda NSX.
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Porque é que alguém haveria que querer transformar um Honda NSX num Ferrari 360 Modena não é fácil de perceber (embora os ferraristas consigam imaginar mil e uma razões...). Mas, de facto, o inverso seria ainda mais estranho...
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Seja como for, este "Ferraronda" está à venda com uma licitação acual de 31.100 euros.

Toshiba anuncia baterias para automóvel

A Toshiba juntou-se à Sanyo e à Panasonic no anúncio de que vai iniciar a produção de baterias de iões de lítio para utilização em automóveis eléctricos. Com cada vez mais projectos deste tipo por parte dos vários fabricantes, o sector automóvel torna-se um mercado potencial interessante para as empresas há muitos anos habituadas a explorar as máximas capacidades das baterias utilizadas nos seus aparelhos electrónicos.

eRuf concept - primeiras impressões ao volante

Aparentemente, a revista norte-americana Road and Track teve o privilégio de ser a primeira a testar o automóvel desportivo eléctrico que a Ruf está a desenvolver na base do Porsche 997. Ao que parece a experiência de condução não foi muito aprofundada, mas deu para perceber que a aposta de Alois Ruf é compatibilizar a defesa do ambiente e o prazer de condução. O fundador da Ruf espera que a versão de produção do seu modelo eléctrico faça 0-100 em menos de sete segundos e atinja os 260 km/h.

21.10.08

Steve McQueen - King of Cool

No próximo dia 25 de Outubro, no Peterson Automotive Museum, em San Francsico, a Bonhams leva a efeito um leilão de vários objectos e documentos de Steve McQueen - o King of Cool - que estavam na posse na sua ex-mulher, Niele McQueen Toffel.





Há items dos mais variados, mas, tendo Steve McQueen sido um apaixonado por automóveis, existem também vários objectos alusivos (posters, livros, a carta de condução do actor, etc), assim como alguns veículos, nomeadamente a sua primeira Indian e um dos quatro Mustang da primeira série Bullit especialmente reservados para a família McQueen. Na mesma ocasião irão igualmente a hasta pública outros veiculos interessantes, como o Shelby GT-500 de Bruce Willis ou a moto Vincent Series B que em '49 bateu o recorde de velocidade. Aqui pode-se pesquisar a lista completa.
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Numa altura em que o sistema financeiro está em pré-colapso, uma "colecçãozinha" destas era capaz de ser boa ideia...

Lexus anuncia que vei ter concorrente para o Audi A3 e BMW Série 1

Tadashi Arashima, presidente da Toyota Europe, confirmou, em entrevista ao jornal alemão WirtschaftsWoche que a Lexus vai ter um modelo compacto, abaixo do IS, para concorrer com o Audi A3 e o BMW Série 1. O mesmo responsável da Toyota anunciou também que a marca vai continuar a apostar nos híbridos, cujas vendas espera duplicar até 2010.

Ruf "converte-se" aos eléctricos

A notícia não podia ser mais simbólica: a Ruf, preparador alemão conhecido pelos seus desportivos absolutamente radicais baseados em modelos da Porsche (com vários recordes de velocidade no palmarés), anunciou oficialmente que está a desenvolver o seu primeiro carro movido a energia eléctrica. Só faltava mesmo uma "casa" tão purista como a Ruf...

(press-release abaixo)




eRUF Concept Model A 2008
“ Emotion without Emission”


Ruf Automobile GmbH, internationally well known manufacturer for high performance
automobiles and the producer of the famous CTR-series is now introducing the first
electrically powered sports car from Germany.
The fundamental ideas that lead to the development of the eRUF concept vehicle came from
Alois Ruf. The car maker from the Bavarian town of Pfaffenhausen had a vision of a simple
energy transfer concept: his hydroelectric power plants, which feed 35 million kW hours of
electricity annually into the German electrical network, could also more or less directly power
modern autos. 35 million kWh is enough energy to power one of the prototypes eRUF as
described below for 3500 journeys around the globe – or 3500 of the cars one time around the
world each.
The idea seemed even more inspiring, as it would be possible for him to connect cars directly
to the emission-free power plants for charging and drive away on the water-generated power.
The eRUF Model A concept car is the first prototype to lead the technical development away
from the combustion engine.
Actually, for the first time an electric motor is being used which comes to fitting into the Ruf
model range.
The three-phase AC motor’s performance easily puts many conventional conbustion engines
to shame. It produces its maximum 650 Nm torque output from 0 rpm onwards. This power
rips into the drive shafts so impressively during acceleration, that one is immediately
reminded of the extremely powerful Ruf Rt 12
It is actually enough simply to put the car in 6th gear and press down the accelerator pedal (an
“amp pedal”, not a “gas pedal” in this car!), and drive off.
The eRUF Model A has such impressive acceleration that the project goal of 0-100 km/h in
under 7 seconds was achieved.
The maximum power output is around 204 hp if you translate it into combustion engine terms.
In direct connection to Volt and Ampere the maximum output level of 150 kW is a useful
figure.
A short discourse regarding efficiency might be helpful at this point: a highly-developed,
modern petrol engine uses around 75 percent of the energy in its tank to heat the engine
coolant and exhaust gas and only 25 to 30 per cent for actual propulsion. A diesel manages to
convert a respectable 35 to 40 percent of its fuel energy into motion. The permanent magnet
electric motor, on the other hand, is a model of high efficiency: it offers over 80 percent
efficiency over the majority of its power range, extending 90 per cent in the upper end of its
power range.
Ruf engaged CALMOTORS in Camarillo, California, specialized in the implementation of
hybrid electric and electric only power train designed to combine the latest generation of
lithium-ion batteries with its motor.
Since the 150 kW electric motor unit is very compact, there is a lot of room for batteries in the
Ruf’s bodywork.
The Axeon iron-phosphate, lithium-ion batteries currently in use weight 5.6 kg and deliver
160 Ah each. This means each one could theoretically deliver 160 amperes of electricity for
one hour under normal temperatures or 1 ampere for 160 hours.
The generation of batteries available from Axeon represents by no means the end of the
developmental curve. Current performance improvements in battery technology indicate that
end of this improvement spiral is nowhere near.
The driving current in the eRUF is regulated by an electric “drive-by-wire” accelerator pedal.
It is not the first electrical accelerator in a Ruf model. Other Ruf models also provided load
control via potentiometer-pedals, nicely dosed for their powerful engines.
The power and torque produced by the 3-phase motor can be used to recover just as much
power as it can put out. When coasting, the motor becomes a generator producing electricity
to charge the batteries. The torque and electrical amperage ratings below are therefore to be
understood as theoretical absolute maximums and minimums.
The 96-cell battery system is constantly monitored by an intelligent bus system from Axeon.
Each individual cell is coupled with a sensor that sends critical information on cell
temperature and voltage to the central control system. If irregularities appear during
operation, the system can react within milliseconds to bring the values back in line,
effectively preventing critical lithium-ion overheating behaviour during charging.

17.10.08

Honda... Prius? Ou Toyota... Insight?



É impressão minha ou o novo Toyota Prius (à esquerda) parece-se muito - talvez... demasiado! - com o Honda Insight (à direita) ?

Que por sua vez já se parecia muito com o Prius original (em baixo)...

Que grande confusão!!!

Chevrolet "oferece" GPL

Segundo o site Autobloggreen, citando o jornal online alemão Auto-News, a Chevrolet está a oferecer a instalação GPL aos compradores que o desejarem nos veículos vendidos na Alemanha. Esta promoção, que naturalmente torna os automóveis muito mais baratos, é extensível aos modelos Matiz, Aveo, Lacetti, Nubira, Epica e Captiva.

14.10.08

Automagazine nº198

A edição deste mês da Automagazine - já nas bancas - está cheia de motivos de interesse.

Começa, obviamente pelas principais novidades do salão de Paris, algumas delas com as primeiras impressões ao volante, como o novo VW Golf, o Volvo XC60, o Audi RS6 ou o BMW Série 7. Nas estrelas do salão destacamos naturalmente o Lamborghini Estoque - uma "estocada fatal" ao Porsche Panamera -, o Mercedes Concept Fascination, o Audi A1, o Mini Crossman, o BMW X1 e o Chevrolet Volt. O curioso GT by Citroën - mesmo apenas "virtual" - também tem o seu espaço.

Mas nesta edição há muitos outros motivos de interesse. O Francisco Mota foi a Madrid buscar um Ferrari 599 GTB Fiorano e conta toda a história de como é reviver o "espírito GT" dos anos 50. Aproveitanto a embalagem, revisitamos alguns dos circuitos citadinos da época - Boavista, Monsanto, Vila Real e Cascais - e assinalamos no mapa onde passavam os bólides de então. A não perder! O Francisco também foi o nosso enviado ao novo circuito do Algarve para testar os limites do Mitsubishi Lancer Evo X naquele que já é chamado o "Nurburgring português" Mais uma peça a não perder! E - parece que o Francisco esteve de serviço este mês! - são também dele as primeiras impressões "ao leme" do Formula 382 Fastech, um Powerboat P1 com dois motores V8 de 525 cv cada. Correndo o risco de me repetir, tenho que dizer que é algo... a não perder!

O Pedro Silva também se divertiu nos arredores de Madrid. Ele e um colega espanhol - o Miguel Garcia Puente - pegaram em dois Audi TT - o TTS quattro, que é o mais potente de sempre, e o TT 2.0 TDI, que é o primeiro a gasóleo - e foram para a estrada tentar descobrir qual era o mais "desportivo". Não lhe vou desvendar a resposta já, senão perde a piada, mas posso adiantar que há algumas conclusões inesperadas...

O "principezinho" Alfa Mito (esta conjugação de nomes...) tem o seu primeiro teste e o novo Lancia Delta é confrontado com o Audi A3 Sportback e o BMW 118d. E ganha!

Já disponível. Numa banca perto de si!

13.10.08

Tesourinhos deprimentos #8

Seguindo esta série de tesourinhos deprimentes que nos chegam de marcas com sede em Espanha, eis mais um interessante e-mail que me foi enviado por um responsável de imprensa espanhol que - bem intencionadamente - tenta exprimir-se em português:

"Assunto: Convidação Seminario Tecnico [da Marca] 11 e 12 de Novembro

Caro José

[A Marca] fazerá,
o próximo dia 12 de Novembro, um Seminario Técnico da nova gama de motores que montarão nossas viaturas no ano 2009. toda a informação que daremos terá fecha de embargo. Este embargo será levantado em dois fases. A primeira, o 15 de Dizembro de 2008 e a segunda será levantada em Detroit, a consecuencoia da roda de imprensa da marca.

nos gustamos muito de
ter a sua presença o a pessoa que vocé designe. E por issto que nos agradecemos que possas fazer uma reserva na sua agenda os dias 11 e 12 de Novembro

Proximamente falaremos para ofercerte mais detalhes do viagem e confirmar a sua assistençã

Um abraço e obrigado"