26.2.08

Indubitavelmente alemão

Muito interessante este video de lançamento do Citroën C5 feito pela agência EuroRSCG. Gira à volta do lema "unmistakably german" e é uma espécie de bem humorada provocação às marcas alemãs:


(via Carscoop)

Que eu saiba, ainda não há reacções alemãs a este spot, que vai para o ar em Abril (na Inglaterra). Mas suspeito que vai haver algum tipo de reacção...

22.2.08

Manif !!!

Um grupo de cidadãos está a organizar uma manifestação para o próximo dia 12 de Abril a favor da regulamentação do tuning.

Ao contrário do que seria de supor, a manifestação será a pé (!!) e vai da Praça Marquês de Pombal à Assembleia da República, em Lisboa, e arranca às 14h30.

As reinvindicações dos organizadores passam pela exigência de um regulamento técnico (prometido mas nunca concretizado) que separe o trigo do joio e definitivamente especifique o que é e não é permitido em Portugal.

Hot Wheels faz 40 anos



A Hot Wheels faz 40 anos e, para comemorar, resolveu convidar os designers das marcas a desenharem um modelo comemorativo com a sua marca respectiva e o carácter desportivo e radical que as miniaturas da Hot Wheels sempre tiveram. Um punhado de marcas de automóveis - Chevrolet, Ford, Dodge, Honda e Mitsubishi - aceitaram o desafio e o resultado é espectacular:



Pela ordem das imagens no início deste post, as propostas são o Chevroletor, o Ford Gangster Grin, 0 Dodge XP-07, 0 Honda Racer e o Mitsubishi Double Shotz.
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Amaury Diaz-Serrano, o designer da Chevrolet, inspirou-se no Corvette SS de 57 para desenhar o Chevroletor, um dos modelos comemorativos. Como ele diz neste video aqui abaixo: "Eu estava a desenhar o novo Camaro e eles pediram-me para parar e desenhar um Hot Wheels. Eu pensei: morri e fui para o céu..."

Mazda inicia testes reais do ASV-4 em Hiroshima

A Mazda anunciou em comunicado que vai iniciar em Março testes reais do seu protótipo ASV-4, um carro equipado com as mais recentes tecnologias de comunicação carro-a-carro, capaz de evitar vários tipos de acidentes em ambiente urbano.


Os testes decorrem sob a égide de um programa desenvolvido pelo ministério japonês dos transportes e vai pela primeira vez combinar as potencialidades da comunicação carro-a-carro com as da transmissão de dados estrada-a-carro, uma infraestrura experimental que já está montada naquela cidade.

O sistema alerta os condutores sobre o perigo resultante da aproximação de outros veículos em cruzamentos sem visibilidade ou em curvas apertadas e nalguns casos pode mesmo controlar o veículo em caso de distracção ou "avaria" do condutor.

A Nissan também está envolvida neste programa supervisionado pelo Estado japonês com o seu próprio ASV-4, baseado na berlina Nissan Fuga.

O envolvimento activo do estado japonês na estimulação deste tipo de testes é um bom exemplo de como o voluntarismo público pode ajudar a indústria a dar os passos decisivos para o desenvolvimento das tecnologias com que vamos conviver no futuro. E esta é por demais evidente. Ainda está a dar os primeiros passos, mas (como os novos Passat CC e Volvo XC60 provam), está no limiar de chegar ao automobilista comum.

21.2.08

Volvo XC60


Este era um dos modelos mais aguardados para a edição deste ano do salão de Genebra: a versão definitiva do Volvo XC60. Claramente é um carro no qual a marca sueca integrada no grupo Ford aposta forte, pesando de um lado a imagem premium que sabe que tem em muitos mercados europeus (e também nos EUA) e a apetência desse público pelos modelos SUV. É portanto mais um concorrente para o "grupinho" do BMW X3, VW Tiguan e Audi Q5.

O Volvo XC 60 será mostrado publicamente em Genebra no próximo dia 4 de Março e estará à venda na Europa no Outono deste ano. Uma das novidades técnicas é o City Safety, um sistema que permite evitar as pequenas colisões citadinas. No caso de distracção do condutor, o carro trava sozinho para evitar uma colisão.

A Volvo espera vender tantos XC60 na Europa como no Estados Unidos. A gama compõe-se de três motores: o T6 a gasolina, com turbocompressor e 285 cv de potência; e duas variantes do Diesel D5, com 163 e 185 cv. A tracção é integral permanente.

20.2.08

Automagazine nº 190

Já está nas bancas a edição nº190 da Automagazine. O tema de abertura deste mês são as novidades Mercedes para os próximos anos, com destaque para o Mercedes CLK (que estreia - e "testa" - a nova frente do Classe E) e o Classe S inspirado no concept F700. Em ambos o design previsto deixa antever polémica. Mas a verdade é que a marca pode estar a precisar disso, como forma de juntar dinamismo e vitalidade à qualidade técnica que se lhe reconhece. Veja-se o exemplo da BMW...

Noutro registo bem diferente, o segundo tema-forte da edição é o Tiguan. Quando o SUV da VW chegou ao parque de imprensa, pensámos no que havíamos de fazer com ele. É suficientemente importante para merecer um tratamento especial, mas não nos pareceu que o clássico comparativo alargado - cheio de tebelas e pontuações - fosse o mais adequado. Vai daí, decicimos juntar-lhe sete dos SUV mais representantivos da classe e partir à aventura para ver até onde podíamos ir com estes carros simulando o clássico passeio de fim de semana. O que fizémos foi ligeiro para qualquer jipe "à séria", mas, provavelmente, já foi mais do que qualquer destes carros fará ao longo da sua vida. E a verdade é que todos os eles nos surpreenderam com o que podem fazer fora de estrada.

O Francisco Mota foi a Inglaterra conduzir o Lotus Elise Supercharched e trouxe sensações fortes e o Pedro Grilo disseca o novo Audi A4 no ensaio principal da revista. O Renault Laguna Break, a carrinha Clio e o BMW M3 de quatro portas são outros pontos de interesse. O habitual artigo de técnica olha em pormenor para o Nissan GT-R, o único automóvel do mundo com dois veios de transmissão longitudinais.

Destaque também para o artigo que publicamos sobre os peões, o parente-pobre da segurança rodoviária (continua a ser escandaloso que quase todos os carro já tenham 5 estrelas em colisão e poucos passem das 2 em teste de peões...), e para a olhadela ao que será o futuro Autódromo Internacional do Algarve. Será que a F1 vai passar por aqui...?

19.2.08

«Creek, creek, creek... VRRRROOOOOAAARRR»

O Corvette nasceu há quase sessenta anos. Faça-se a vénia. Está naturalmente muito diferente do que era quando foi inventado, em 1953, mas esta modernização não lhe roubou a aura de american rebel, embora hoje o rebelde esteja mais civilizado: rendido à electrónica, já sabe as boas-maneiras e só perde a compostura quando o provocamos.



Vê-lo passar na rua é um misto de emoções: a silhueta impressiona desde que o avistamos no horizonte e não desilude quando nos passa pertinho dos tornozelos, mas com este C6 de 437 cv vem também uma certa... desilusão. Quando se esperava por um ruído rouco, abafado, um metralhar de artilharia pesada como seria expectável de um V8 americano, eis que o ruído é parecido ao de um Jimmy Paige numa grande e distrocida malha de um solo de guitarra.

O mais incrível é que o Corvette torce muito mais do que se podia esperar, faz ruídos estranhos como se estivesse a ranger (desconfio que está mesmo) e parece sempre muito mais «macio» do que se podia imaginar para um superdesportivo.

Quando se começa a apanhar o jeito, começa a ser realmente divertido. Desfrutem do vídeo, e por favor perdoem o rapaz que não soube escrever «Corvette» como deve ser...

Irmãos de sangue... mas desliguem o «pisca»

Em apresentações distintas, em duas diferentes cidades francesas, estive a representar a AUTOMAGAZINE nos lançamentos do Opel Ágila e do Suzuki Splash.









Foram projectados ao mesmo tempo, desenhados por uma equipa multidisciplinar no Japão e adaptado na Alemanha, posteriormente, no caso do Opel. São iguais, como se pode perceber pelas imagens, porque o que muda é, simplesmente, a «cara»: a Opel escolheu umas nervuras diferentes no capot, uma grelha mais expressiva com o símbolo ao centro, a Suzuki preferiu linhas um bocadinho de nada mais suaves. O resultado final, em ambos, é francamente bom.

Apresentados como iguais, tentámos ir à procura das diferenças. Mas em vão: Markus Lott, engenheiro germânico que foi o «diplomata de ligação» entre Opel e Suzuki neste trabalho conjunto, esclareceu-me que as diferenças que existem são, meramente, de estilo, e mesmo essas são muito suaves. Tudo o resto, chassis, suspensão, motores, caixa, está tudo feito de forma igual e, segundo ele, não fazia sentido mudar nada.

Isto significa que Ágila e Splash são irmãos de sangue e partilham todas as interessantes características que descobrimos neste primeiro contacto. Até as mais irritantes: o «pisca» faz um irritante «blip-blop-blip-blop» como se fosse um jogo de computador dos antigos Atari (mas um dos maus). Não se pode desligar. Nem mudar. «Como é tudo electrónico e os 'piscas', actualmente, já não têm relais, tivemos que inventar um ruído para que se percebesse que estavam a funcionar. Tivemos um 'designer de som' para criar o ruído que achámos que seria perfeito, mas depois o próprio altifalante que usámos é o mesmo para o avisador de falta de cinto de segurança, e ele não pode reproduzir qualquer som. De maneira que foi a melhor solução que encontrámos», explicou Lott. Simpático, o engenheiro da Opel não confirmou que também ele acha o ruído irritante, mas aceita que sejamos dessa opinião.

16.2.08

A melhor estrada do mundo!

Na edição nº 188 da Automagazine publicámos um trabalho sobre as melhores estradas do mundo para conduzir, mas os nossos "colegas" da revista inglesa Top Gear foram ainda mais longe e escolheram três super-desportivos para ir procurar estas mesmas estradas. É claro que, como apaixonado por automóveis que sou, não poderia deixar de ficar um pouco invejoso com estas imagens, até porque não conheço as estradas escolhidas por eles nem tenho acesso fácil (ou de todo, mesmo) a este tipo de automóveis. Ainda assim, para ser perfeito, neste teste eu substituiria o Aston Martin pelo Ferrari F430 Scuderia... em vermelho! Ou então, se quiserem manter o Aston, contem comigo para guiar o Ferrari pela fantástica Stelvio Pass...







7.2.08

Tesourinhos deprimentes #5

A Mazda ganhou o Grand Prix du Design do Festival Automóvel de Paris (não confundir com o salão de Paris...) para premiar o trabalho recente do departamento dirigido por Laurens van der Acker.



Sim, ok. Mas o que é aquilo? Um abacaxi???

6.2.08

VW Routan: à grande e à... americana!



O VW Routan será mostrado no próximo salão de Chicago, de 8 a 17 de Fevereiro. Foi desenvolvido em parceria com a Chrysler (com base no Voyager), será fabricado em Ontário, no Canadá e - descansem os mais apoquentados... - destina-se em exclusivo ao mercado norte-americano.

Terá motores a condizer com as tradições estado-unidenses - a começar por um 3.8 V6 de 200 cv e 310 Nm - alberga sete ocupantes nos seus 5,14 metros de comprimento e tem nada mais nada menos que 13 suportes para copos! Treze!!!

Se considerarmos que o condutor precisa de pelo menos uma mão para segurar no volante, dá dois copos por cada ocupante - um para a coca-cola, outro para a cerveja. Tem lógica...

Novo Lancia Delta



Este é um daqueles carros cujo arrojo estético recomenda que reservemos opiniões até o vermos ao vivo no próximo salão de Genebra, mas uma coisa pode ser dita já: revela coragem! É verdade que a Lancia pouco tem a perder e isso torna tudo mais fácil. Mas, ainda assim, o novo Lancia já está a facturar em curiosidade.
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Foi desenhado pelo centro de estilo da marca italiana e tem 4,5 metros de comprimento, por 1,8 de largura e 1,5 de altura, com 2,7 m de distância entre eixos. Terá motores turbo a gasolina e gasóleo com potências entre os 120 e os 200 cv e caixas de velocidades manuais e robotizadas.
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Estará naturalmente nas páginas da próxima edição da Automagazine.

Renault Kangoo: à prova de Simpsons?



A 20th Century Fox e a Renault chegaram a acordo para a utilização dos personagens de "Os Simpsons" na mais recente campanha de publicidade do Renault Kangoo.

O tema está excelenete - se o Kangoo consegue resistir aos Simpsons, consegue resistir a qualquer família - e o slogan reflecte isso: "New Kangoo. Family Proof."

A campanha estará presente em 29 países no mundo inteiro, começando por França no próximo dia 9 de Fevereiro.

Vote no mais bonito!



A revista inglesa Autocar tem online um interessante concurso, ao estilo de eliminatórias, em que cada visitante pode escolher o Carro mais Bonito de Sempre. Jogue aqui. No meu caso, a vitória foi para o Aston Martin V8, 3º da geral.